RELATÓRIO VULCÂNICO
Vulcão Grimsvotn (Iceland)
15 Sep 2021

O Escritório Meteorológico da Islândia (IMO) relatou que o j kulhlaup das partes leste e oeste da caldeira vulcânica que começou em 1 de setembro diminuiu durante 8-10 de setembro. A IMO alertou sobre as condições de inundação contínuas nas partes a jusante do rio Skaft. Fonte: Escritório Meteorológico da Islândia (IMO)


Relatórios Anteriores
08 Sep 2021

Em 1 de setembro, o Escritório Meteorológico da Islândia (IMO) declarou que o nível de água do rio Skaft em Sveinstindur (a estação de medição mais próxima a 28 km a jusante da margem de gelo) subiu, sugerindo o início de um Skaft rhlaup ou inundação glacial. (também chamado de aj kulhlaup), originado da caldeira Skaft ocidental de Gr msv tn. Um odor de enxofre também foi observado nas proximidades de Skaft e Hverfisflj t. A IMO alertou que o sulfeto de hidrogênio liberado da água da enchente ao ser drenado do lago da caldeira foi particularmente potente na saída do rio da margem de gelo, onde as concentrações podem atingir níveis tóxicos. A vazão no Skaft atingiu um pico de 520 metros cúbicos por segundo a jusante perto da ponte em Eldvatn em 2 de setembro e depois diminuiu para 412 metros cúbicos por segundo na tarde de 3 de setembro. Como resultado, a plataforma de gelo começou a diminuir por volta das 23h do dia 4 de setembro, caindo 1 m até as 11h45 da manhã seguinte, com base nos dados do GPS. Em 6 de setembro, a taxa de descarga aumentou rapidamente e atingiu um pico de 610 metros cúbicos por segundo em 1400, então diminuiu mais tarde naquele dia. Os dados sugeriram que o pico da vazão em 6 de setembro foi devido a uma segunda liberação de água da parte leste do lago da caldeira. Em 7 de setembro, a vazão aumentou para 520 metros cúbicos por segundo. Com base em um sobrevoo, a IMO concluiu que a inundação glacial de ambas as partes E e O do lago foi menor em volume e taxas de fluxo em comparação com um evento semelhante em 2018. Fonte: Escritório Meteorológico da Islândia (IMO)30 Sep 2020

O Escritório Meteorológico da Islândia elevou o Código de Cores da Aviação para Gr msv tn para Amarelo em 30 de setembro, observando que a atividade tinha aumentado com o tempo e estava acima dos níveis de fundo.

O relatório afirmou que a sismicidade aumentou no último mês, os caldeirões se aprofundaram em vários lugares ao redor da caldeira, significando um aumento da atividade geotérmica, a deformação da superfície ultrapassou o nível anterior à erupção de 2011 e gases magmáticos estavam presentes nas emissões durante o verão.

Além disso, os níveis de água no lago subglacial eram comparáveis aos níveis anteriores às enchentes em 2004 e 2010.

Fonte: Escritório Meteorológico da Islândia (IMO)

Localização do vulcão Grimsvotn
Os relatórios vulcânicos são atualizados semanalmente.

Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021