Siga-nos
RELATÓRIO VULCÂNICO
Vulcão Masaya (Nicaragua)
01 May 2024

Em 18 de Abril, o INETER informou que continuava a não haver sinais de actividade de lago de lava no fundo da cratera Santiago de Masaya, depois de material de um deslizamento de terra ter coberto o lago em 2 de Março. Pequenos deslizamentos de terra continuaram a ocorrer periodicamente, e um deles foi mostrado numa foto de webcam de 17 de abril. Emissões contínuas e difusas de gases surgiram de uma abertura no fundo da cratera e de uma nova abertura localizada na parede interna SW. Fonte: Instituto Nicarague ense de Estudos Territoriais (INETER)


Relatórios Anteriores
20 Mar 2024

De acordo com a Embaixada dos EUA na Nicarágua, o Parque Nacional Volc n Masaya continuou fechado em 12 de março devido ao aumento do potencial de atividade explosiva devido ao bloqueio do lago de lava por depósitos de deslizamentos de terra na Cratera de Santiago. Uma imagem de satélite de 13 de março mostrou uma anomalia térmica ligeiramente maior no fundo da cratera NE em comparação com uma imagem de 8 de março. De acordo com uma notícia de 13 de março, o INETER informou que os deslizamentos de terra nas paredes internas da cratera SW e NW continuavam. Numa notícia de 14 de Março, um residente que vivia perto do vulcão observou que as emissões típicas de gases observadas antes do deslizamento de terra de 2 de Março já não eram observadas. Fontes: 100% Noticias,Copernicus,Onda Local,EUA Embaixada na Nicarágua23 Oct 2019

Segundo informações da imprensa, as cinzas foram emitidas a partir de Masaya em 15 de outubro, causando uma queda de cinzas muito menor em Colonia 4 de Mayo, a 6 km a noroeste.

Fonte: La Jornada31 Jul 2019

O INETER informou que em 1655, em 21 de julho, uma pequena explosão na Cratera de Santiago de Masaya produziu uma pluma de gás e cinza que flutuou NW e W.

Uma fina camada de cinzas foi depositada perto do vulcão e nas comunidades vizinhas , incluindo San Ignacio, Panam e Arenal.

Durante as visitas de campo de 21 a 22 de julho, os vulcanologistas do INETER confirmaram que as emissões tinham se originado de uma abertura no fundo da cratera.

Fonte: Instituto Nicaragista de Estudos Territoriais (INETER)

Localização do vulcão Masaya
Os relatórios vulcânicos são atualizados semanalmente.

Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024