O Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED) informou que a atividade eruptiva continuou em Popocat petl durante 10 a 16 de julho. A atividade diária consistia em 5 a 22 eventos de longo período (LP) acompanhados por emissões de gás, vapor e pequenas quantidades de cinzas. Além disso, foram registados sismos vulcano-tectónicos (VT) nos dias 11, 12 e 16 de julho. O terremoto VT mais significativo foi um M1.9 que ocorreu às 09h05 do dia 16 de julho. Foram observadas emissões contínuas de gases e vapor em algumas manhãs, com plumas dispersas em direção a WSW e WNW. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível intermediário em uma escala de três cores) e o público foi avisado para ficar a pelo menos 12 km de distância da cratera.Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED )
CENAPRED informou que a atividade eruptiva continuou em Popocat petl entre 25 de junho e 2 de julho. A rede sísmica registou 10-51 eventos de longa duração por dia que foram acompanhados por emissões de vapor e gás, as emissões por vezes continham pequenas quantidades de cinzas. Nuvens meteorológicas às vezes impediam observações visuais. A rede sísmica também registrou períodos diários de tremores de 14 minutos a cinco horas e meia. O terremoto vulcano-tectônico de 1,5 da manhã foi registrado entre 28 e 29 de junho. De acordo com o Washington VAAC, as plumas de cinzas visíveis em imagens de webcam e de satélite subiram para 5,8-6,4 km (19.000-21.000 pés) de altitude (ou até 1 km acima da borda da cratera) e flutuaram para NW e SW durante 29- 30 de junho. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível intermediário em uma escala de três cores) e o público foi avisado para ficar a 12 km de distância da cratera.Fontes: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED), Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas de Washington (VAAC)
CENAPRED informou que a atividade eruptiva continuou em Popocat petl durante 14 a 21 de maio. A rede sísmica registou eventos de longo período, totalizando 30-85 por dia, que foram por vezes acompanhados por emissões de vapor e gás. Emissões de vapor, gás e cinzas foram visíveis durante 18-19 de Maio. A rede sísmica também registrou de 98 minutos a mais de 8,5 horas de tremores por dia e alguns terremotos vulcano-tectônicos. De acordo com o Washington VAAC, as plumas diárias de cinzas visíveis em imagens de webcam e satélite subiram para 5,5-6,1 km (18.000-20.000 pés) de altitude (ou até 700 m acima da borda da cratera) e flutuaram SW, SW e WSW. Anomalias térmicas na cratera foram detectadas entre 16 e 17 de maio. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível intermediário em uma escala de três cores) e o público foi avisado para ficar a 12 km de distância da cratera.Fontes: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED), Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas de Washington (VAAC)
CENAPRED informou que a atividade eruptiva continuou em Popocat petl durante 14 a 21 de maio. A rede sísmica registou eventos de longo período, totalizando 30-85 por dia, que foram por vezes acompanhados por emissões de vapor e gás. Emissões de vapor, gás e cinzas foram visíveis durante 18-19 de Maio. A rede sísmica também registrou de 98 minutos a mais de 8,5 horas de tremores por dia e alguns terremotos vulcano-tectônicos. De acordo com o Washington VAAC, as plumas diárias de cinzas visíveis em imagens de webcam e de satélite subiram para 5,5-6,1 km (18.000-20.000 pés) de altitude (ou até 700 m acima da borda da cratera) e flutuaram SW, SW e WSW. Anomalias térmicas na cratera foram detectadas entre 16 e 17 de maio. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível intermediário em uma escala de três cores) e o público foi avisado para ficar a 12 km de distância da cratera.Fontes: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED), Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas de Washington (VAAC)
CENAPRED informou que a atividade eruptiva continuou em Popocat petl durante 16 a 23 de abril. A rede sísmica registou eventos de longo período, totalizando 43-171 por dia, que foram por vezes acompanhados por emissões de vapor e gás. A rede sísmica também registou 5-14 minutos de tremores por dia durante 16-19 de Abril e alguns terramotos vulcano-tectónicos. De acordo com o Washington VAAC, as plumas de cinzas visíveis na webcam e às vezes também em imagens de satélite subiram para 5,5-6,7 km (18.000-22.000 pés) de altitude e flutuaram para N, E e SE. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível intermediário em uma escala de três cores) e o público foi avisado para ficar a 12 km de distância da cratera.Fontes: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED), Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas de Washington (VAAC)
O Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED) informou que a atividade eruptiva continuou em Popocat petl durante 20 a 26 de março. A atividade diária consistiu em 14 a 69 eventos de longo período (LP) que foram acompanhados por emissões de gás, vapor e pequenas quantidades de cinzas. Além disso, foram registrados episódios de tremor de alta frequência e amplitude variável, a duração dos episódios variou de aproximadamente 2,9 a 17,6 horas por dia. Foram observadas emissões contínuas de gases, vapor e, por vezes, cinzas durante as manhãs, plumas dispersas em direcção a NE e ENE. O Centro Nacional de Comunicações e Operação de Proteção Civil (CENACOM) relatou quedas de cinzas leves em vários municípios do estado de Puebla durante 20 a 26 de março, e no estado de Tlaxcala durante 25 a 26 de março.Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
CENAPRED informou que a atividade eruptiva continuou em Popocat petl durante 21 a 27 de fevereiro. A rede sísmica registou períodos diários de tremores de alta frequência e baixa amplitude que duraram cerca de 90 minutos a quase 22 horas. O VAAC de Washington informou que as plumas diárias de cinzas visíveis em imagens de webcam e de satélite geralmente subiam para 5,2-6,7 km (17.000-22.000 pés) de altitude e flutuavam predominantemente para E, SE, S e SW. As emissões de cinzas foram contínuas durante períodos de tempo, com as cinzas remanescentes continuando a ser visíveis em imagens de satélite subsequentes, flutuando entre 75 e 140 km antes de se dissiparem. Às 11h51 do dia 24 de fevereiro, uma densa pluma de cinzas subiu para 7,6 km (25.000 pés) de altitude e derivou para ENE, a pluma era visível em imagens de satélite no dia seguinte, flutuando quase 225 km SE. Várias emissões de cinzas com duração de 1 a 2 horas cada foram visíveis em imagens de webcam e de satélite durante 26 a 27 de fevereiro. Com base em informações do El Centro Nacional de Comunicaci ny Operaci n de Protecci n Civil (CENACOM), o CENAPRED observou que pequenas quedas de cinzas foram relatadas em Hueyapan (17 km SSW), Tetela del Volc n (20 km SW) e Jiutepec ( 59 km SW) no estado de Morelos em 21 de fevereiro e nos municípios de Jiutepec (60 km WSW), Atlatlahuc n (30 km WSW), Cuautla (43 km SW), Tlaltizapan (65 km SW) e Ciudad Ayala em Morelos, e em Huaquechula (30 km SE) e Tlapanal (39 km SE), Puebla, no dia 22 de fevereiro. Pequenas cinzas foram relatadas nos municípios de Hueyapan, Yecapixtla (30 km SW) e Tetela del Volc n, Morelos, em Ixtacuixtla, Panotla, Tepetitla (36 km NE), Nativitas (40 km NE), Zacatelco (45 km NE). ), Santa Apolonia Teacalco (40 km NE), San Dami n Tex loc (45 km NE), Tetlahuaca (40 km NE), Zacatelco (45 km NE), Xicohtzingo (40 km ENE), Papalotla (62 km NNW), Tenancingo (47 km ENE), Santa Catarina Ayometla (47 km ENE), Magdalena Tlaltelulco (53 km NE), San Francisco Tetlanohcan (55 km NE) e Teolocholco (51 km ENE), Tlaxcala, em Iztacalco (62 km NW), Iztapalapa (59 km NW) e Coyoac n (65 km WNW), Cidade do México e, finalmente, em Atlautla (16 km W), Ayapango (21 km NW), Ecatzingo (15 km SW), Chalco (44 km NW), Tenango del Aire (29 km NW), Temamatla (32 km NW), Ozumba (18 km W), Tepetlixpa (20 km W), Tlalmanalco (30 km NW) e Amecameca (20 km NW), Estado do México em 27 Fevereiro. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível intermediário em uma escala de três cores) e o público foi avisado para ficar a 12 km de distância da cratera.Fontes: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED), Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas de Washington (VAAC)
CENAPRED informou que a atividade eruptiva continuou em Popocat petl durante 9 a 16 de janeiro. Eventos de longo período, totalizando 6-64 por dia, foram acompanhados por plumas de vapor e gás que ocasionalmente continham pequenas quantidades de cinzas. As plumas derivaram principalmente para ENE e NE. A rede sísmica registou entre 14,5 e 23 horas diárias de tremores, incluindo eventos de baixa e alta frequência. Pequenas quantidades de cinzas caíram em Nealtican (21 km E) entre 11 e 12 de janeiro. A queda de cinzas também foi relatada em Nativitas (40 km NE), Tetlatlahuaca (42 km NE), Zacatelco (45 km NE), Xicohtinco (45 km NE), Ayometla (46 km ENE), Papalotla (62 km NNW), Tenancingo , San Pablo del Monte (49 km E), Mazatecochco (50 km ENE), Tlaxcala (50 km NW) e Tepeyanco (47 km NW) no estado de Tlaxcala em 15 de janeiro e em Nealtican, Juan C. Bonilla (32 km ENE) e Tlaltenango no estado de Puebla em 16 de janeiro. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível intermediário em uma escala de três cores) e o público foi avisado para ficar a 12 km de distância da cratera.Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
CENAPRED informou que a atividade eruptiva continuou em Popocat petl durante 8 a 14 de novembro. Eventos de longo período, totalizando 9-156 por dia, foram acompanhados por plumas de vapor e gás, e às vezes cinzas, que flutuaram para NNE ou NNW. Foram registrados períodos de tremor vulcânico de baixa amplitude e alta frequência, entre 284-1.323 minutos diários. De acordo com o VAAC de Washington, as plumas de cinzas subiram até 6,4 km (21.000 pés) de altitude, cerca de 1 km acima do cume, e flutuaram para N, W, NW e NNW durante 8 a 9 de novembro. Durante 10 a 13 de novembro, o VAAC relatou plumas de cinzas que subiram até 6,7 km (22.000 pés) de altitude e flutuaram para N, NNW, NE, NW e NNW. Em 13 de novembro, um terremoto vulcano-tectônico (VT) M 1.5 foi detectado às 0339, e uma leve queda de cinzas foi relatada em Amecameca (19 km NW), Cocotitl n (34 km NW) e Tenango del Aire (101 km W), Estado do México, e Ocuituco (22 km a sudoeste), Estado de Morelos. Em 14 de novembro, as plumas de cinzas subiram até 6 km (20.000 pés) de altitude e flutuaram para N, NE e SE, e uma leve queda de cinzas foi relatada em Cuernavaca, Morelos (64 km W). O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o segundo nível em uma escala de três cores) e o público foi avisado para ficar a 12 km de distância da cratera.Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
CENAPRED informou que a atividade eruptiva continuou em Popocat petl durante 10 a 17 de outubro. Eventos de longo período, totalizando 87-402 por dia, foram acompanhados por plumas de vapor e gás que às vezes continham pequenas quantidades de cinzas. Algumas das plumas flutuaram para noroeste e oeste, embora as condições climáticas nubladas às vezes impedissem observações visuais. Períodos de tremor vulcânico de baixa amplitude e alta frequência foram registrados diariamente, cada um com duração de 23 a 462 minutos. De acordo com o VAAC de Washington, uma grande e discreta pluma de cinzas foi identificada em uma imagem de satélite em 1026 em 12 de outubro, subindo para 6,7 km (22.000 pés) de altitude e derivando para NE. Uma anomalia térmica também foi visível. Uma pequena explosão foi registrada às 04h05 do dia 13 de outubro pela rede sísmica, o VAAC informou que uma nuvem de cinzas foi vista em imagens de satélite e webcam às 04h21 à deriva quase 30 km N a uma altitude de 6,1 km (20.000 pés) de altitude * *Uma imagem de satélite de 0101 em 14 de outubro mostrou cinzas se espalhando para NW a 6,7 km de altitude e uma imagem de 0701 mostrou uma pluma de cinzas emitida continuamente flutuando para WNW e NW na mesma altitude, o VAAC observou que a webcam não estava operacional. CENAPRED afirmou que uma explosão moderada foi registrada às 14h19 do dia 14 de outubro. Vídeo feito por observadores e postado nas redes sociais mostrou uma nuvem de cinzas escuras subindo do vulcão. Às 18h31 do dia 14 de outubro, as emissões de cinzas eram contínuas e visíveis em imagens de webcam e de satélite à deriva WNW e NW de acordo com o VAAC. Às 06h26 do dia 15 de outubro, uma nuvem de cinzas era visível em imagens de satélite e webcam vagando lentamente para W a uma altitude de 6,4 km (21.000 pés) de altitude O nível de alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o segundo nível em um nível de três escala de cores) e o público foi avisado para ficar a 12 km de distância da cratera. Fontes: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED),El Informante
CENAPRED informou que a atividade eruptiva continuou em Popocat petl durante 3 a 10 de outubro. Eventos de longo período, totalizando 54-590 por dia, foram acompanhados por plumas de vapor e gás que às vezes continham pequenas quantidades de cinzas. Algumas das plumas flutuaram para NW e W, as condições climáticas nubladas impediram observações visuais em vários dias. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível intermediário em uma escala de três cores) e o público foi avisado para ficar a 12 km de distância da cratera.Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
CENAPRED informou que a atividade eruptiva continuou em Popocat petl durante 19 a 26 de setembro. Eventos de longo período, totalizando 151-640 por dia, foram acompanhados por plumas de vapor e gás que às vezes continham pequenas quantidades de cinzas. Períodos de tremor vulcânico foram registrados quase diariamente, frequentemente caracterizados como de baixa amplitude e alta frequência, e cada um durou de 37 a 297 minutos. Um a dois terremotos vulcano-tectônicos por dia foram registrados entre 19 e 22 de setembro e tiveram magnitudes de 1,4 a 2,5. Uma explosão moderada foi registrada às 13h05 do dia 21 de setembro e uma menor foi registrada mais tarde naquele dia às 17h04. Uma pequena explosão ocorreu às 09h07 do dia 22 de setembro. Durante a manhã de 24 de setembro, plumas de cinzas flutuaram sobre os municípios de Yautepec (50 km WSW), Cuautla (43 km SW), Ayala (45 km SW) e Yecapixtla (31 km SW), e possivelmente Tlaltizap n e Tlaquiltenango no estado de Morelos. Pequenas cinzas foram relatadas nos municípios de Tetela del Volcán (20 km a sudoeste) e Tepalcingo durante a manhã de 25 de setembro e em Villa de Ayala mais tarde naquele dia, os municípios estavam no estado de Morelos. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível intermediário em uma escala de três cores) e o público foi avisado para ficar a 12 km de distância da cratera.Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
CENAPRED informou que a atividade eruptiva continuou em Popocat petl durante 29 de agosto a 4 de setembro. Eventos de longo período, totalizando 30-99 por dia, foram acompanhados por plumas de vapor e gás que às vezes continham pequenas quantidades de cinzas. Períodos de tremor vulcânico (20-389 minutos) foram registrados diariamente, tremor de baixa a média amplitude e alta frequência durante 31 de agosto a 2 de setembro foi acompanhado por emissões contínuas de gás e vapor que continham pequenas quantidades de cinzas, subiu 1-2 km acima da borda da cratera e derivou para WSW. Alguns terremotos vulcano-tectônicos foram registrados entre 30 de agosto e 1º de setembro. Explosões menores e moderadas foram registradas em 1848 em 30 de agosto, em 0032, 1614 e 1702 em 31 de agosto, em 1524 e 1755 em 1 de setembro, em 0442, 0720, 2221 em 3 de setembro, em 1745 em 4 de setembro, e às 0758, 0859 e 1000 em 5 de setembro. A queda de cinzas foi relatada em Ozumba (18 km W), Atlautla (16 km W), Tepetlixpa (21 km W) e Ecatzingo (15 km SW) no Estado do México e em Cuernavaca (65 km WSW), Temixco (67 km WSW), Huitzilac (67 km W), Tepoztl n (49 km W) e Jiutepec (59 km SW) no estado de Morelos nos dias 1 e 5 de setembro. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível intermediário em uma escala de três cores) e o público foi avisado para ficar a 12 km de distância da cratera.Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que a atividade eruptiva continuou em Popocat petl entre 8 e 15 de agosto. Eventos de longo período totalizando 19-185 por dia foram acompanhados por plumas de vapor e gás que às vezes continham pequenas quantidades de cinzas. A atividade sísmica também incluiu tremores vulcânicos (3-15 minutos diários), algumas pequenas explosões e dois terremotos vulcano-tectônicos em 9 e 15 de agosto. Uma pequena explosão às 03h05 de 11 de agosto foi acompanhada pela incandescência da cratera. Outra explosão em 0618 em 13 de agosto produziu uma nuvem de cinzas, vapor e gás que se elevou acima do cume, e às 0736 uma explosão produziu uma nuvem de cinzas, vapor e gás. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível médio em uma escala de três cores) e o público foi alertado para ficar a 12 km de distância da cratera.Fonte: Centro Nacional de Prevencion de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que a atividade eruptiva continuou em Popocat petl entre 12 e 18 de julho. Eventos de longo período totalizando 25-108 por dia foram acompanhados por plumas de vapor e gás que às vezes continham pequenas quantidades de cinzas. A atividade sísmica também incluiu tremores vulcânicos de amplitude variável (16 horas e 20 minutos), tremores harmônicos (10 minutos), explosões e terremotos vulcano-tectônicos (magnitude máxima 2,1 em 0044 em 13 de julho). Plumas de cinzas identificadas em imagens de webcam e satélite foram descritas em avisos diários de aviação emitidos pelo Washington VAAC, algumas plumas subiram até 1,6 km acima do cume e derivaram SW, W ou NW. Pequenas explosões ocorreram em 1739 em 11 de julho. Explosões moderadas foram registradas em 2154 e 2345 em 11 de julho e em 0316 e 0343 em 12 de julho. Durante 11 e 12 de julho foram relatadas cinzas nos municípios de Atlautla (10 km W), Tepetlixpa (23 km W), Calimaya (108 km W), Ayapango (24 km WNW), Tenango del Aire (29 km WNW) , Juchitepec (30 km WNW), Chapultepec (100 km WNW), Amecameca (15 km NW), Temamatla (33 km NW), Cocotitl n (34 km NW), Valle de Chalco (44 km NW), La Paz (51 km NW), Nezahualc yotl (60 km NW), Ixtapaluca (60 km NNW) no estado do México. Na Cidade do México, foram relatadas cinzas em Milpa Alta (46 km WNW), Tlalpan (67 km WNW), Tl huac (49 km NW), Iztapalapa (59 km NW). Durante 12 e 13 de julho foram registradas cinzas no Valle de Chalco, Ixtapaluca, La Paz, Nezahualc yotl, Amecameca, Atlautla, Ayapango, Cocotitl n, Temamatla, Tepetlixpa, Tenango del Aire, Juchitepec, Chapultepec e Calimaya, bem como em os municípios de Milpa Alta, Tl huac, Iztapalapa e Tlalpan da Cidade do México. Durante 13-14 foram relatadas cinzas no Valle de Chalco, Amecameca, Ayapango, Atlautla e Tenango del Aire. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível médio em uma escala de três cores) e o público foi alertado para ficar a 12 km de distância da cratera.Fontes: Centro Nacional de Prevencion de Desastres (CENAPRED), Secretário de Gesti n Integral de Riesgos y Protecci n Civil (SGIRPC),Washington Volcanic Ash Advisory Center (VAAC)
O CENAPRED informou que a atividade eruptiva continuou em Popocat petl entre 5 e 11 de julho. Eventos de longo período totalizando 25-123 por dia foram acompanhados por plumas de vapor e gás que às vezes continham pequenas quantidades de cinzas. A atividade sísmica também incluiu tremores vulcânicos de amplitude variável (total de 35 horas), tremor harmônico (9,5 horas), explosões e terremotos vulcano-tectônicos (magnitude máxima 1,6 em 0441 em 9 de julho). Plumas de cinzas identificadas em imagens de webcam e satélite foram descritas em avisos diários de aviação emitidos pelo Washington VAAC, algumas plumas subiram até 2,2 km acima do cume e flutuaram NE, SW, W ou NW. Explosões menores ocorreram às 2336 em 4 de julho, às 1955 em 6 de julho, às 0911 e 1937 em 7 de julho, às 1016 em 8 de julho e às 0209 e 0335 em 11 de julho. Explosões moderadas foram registradas em 0007 em 9 de julho e em 0816 em 11 de julho. Às 08h43 de 10 de julho, o VAAC relatou uma nuvem de cinzas que subiu 1 km acima do cume e se deslocou até 28 km a noroeste. Às 9h30 do dia 10 de julho, foram registradas cinzas nos municípios de Ayapango (24 km WNW), Tenango del Aire (29 km WNW), Amecameca (19 km NW) e Temamatla (33 km NW), todos dentro do Estado de México. O VAAC informou que a pluma se deslocou até 185 km NW ao meio-dia, e a Secretar a de Gesti n Integral de Riesgos y Protecci n Civil (SGIRPC) da cidade do México relatou uma queda de cinzas em Milpa Alta (46 km WNW ), Xochimilco (56 km WNW), Coyoac n (65 km WNW), Tlalpan (67 km WNW), La Magdalena Contreras (70 km WNW), lvaro Obreg n (72 km WNW), Cuajimalpa (80 km WNW), Tl huac (49 km a noroeste) e Iztapalapa (59 km a noroeste). Na manhã de 11 de julho, foi registrada a queda de cinzas nos municípios de Ozumba (18 km W) e Juchitepec (30 km WNW) no estado do México. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível médio em uma escala de três cores) e o público foi avisado para ficar a 12 km de distância da cratera.Fontes: Centro Nacional de Prevencion de Desastres (CENAPRED), Secretário de Gesti n Integral de Riesgos y Protecci n Civil (SGIRPC),Washington Volcanic Ash Advisory Center (VAAC)
O CENAPRED informou que a atividade em andamento em Popocat petl durante 27 de junho a 4 de julho incluiu 29-72 emissões diárias de vapor e gás, às vezes contendo pequenas quantidades de cinzas. A atividade sísmica foi caracterizada como períodos diários de eventos de alta frequência e tremores de amplitude variável, tremores harmônicos e explosões menores e moderadas. Durante 27-28 de junho, houve três grandes e duas pequenas explosões, juntamente com emissões de vapor, gás e cinzas que subiram 1 km acima da cratera e derivaram para WNW e NW, pequenas cinzas foram relatadas durante esse tempo em Ixtapaluca (42 km a noroeste), Valle de Chalco (44 km a noroeste) e Nezahualc yotl (54 km a noroeste) no estado do México. Duas explosões moderadas foram registradas entre 28 e 29 de junho, nuvens de vapor, gás e cinzas subiram até 1,6 km acima da cratera e se deslocaram para W, WNW e NW, causando uma pequena queda de cinzas em Amecameca de Ju rez ( 18 km NW), Ozumba (18 km W), Temamatla (32 km NW) e queda de cinzas moderada em Tenango del Aire (29 km NW) no Estado do México. Durante 30 de junho e 1º de julho, as emissões de vapor, gás e cinzas subiram 1 km acima da cratera e se deslocaram para o noroeste, e queda de cinzas foi relatada em Atlautla (16 km a oeste), Chalco e Tlalmanalco (27 km a noroeste) e moderada em Amecameca e Cocotitlan (34 km a noroeste) no estado do México. Duas explosões moderadas foram novamente registradas entre 1 e 2 de julho, e as emissões de vapor, gás e cinzas subiram até 1,6 km e se desviaram para SSW, SW, WSW e NW. Pequena queda de cinzas foi relatada em Atlautla, Ecatzingo (15 km SW), Yecapixtla (30 km SW), Ocuituco (23 km SW), Tetela del Volc n (18 km SSW), Hueyapan (17 km SW), Cuautla (43 km km a sudoeste) e Ayala (48 km a sudoeste), no estado de Morelos. Durante 2-3 de julho, as emissões de vapor, gás e cinzas subiram 1,3 km acima da cratera e se deslocaram para o SW e W. O nível de alerta permaneceu em amarelo, fase dois (o nível médio em uma escala de três cores ) e o público foi avisado para ficar a 12 km de distância da cratera. Fontes: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED),Washington Volcanic Ash Advisory Center (VAAC)
O CENAPRED informou que a atividade em andamento em Popocat petl durante 20-27 de junho incluiu 14-66 emissões diárias de vapor e gás, às vezes contendo pequenas quantidades de cinzas. A atividade sísmica foi caracterizada como períodos diários de eventos de alta frequência e tremores de amplitude variável, terremotos vulcão-tectônicos (2235 e 2329 em 21 de junho, 1520 e 2134 em 26 de junho), 15 minutos de tremor harmônico de baixa amplitude durante 21- 22 de junho e explosões menores e moderadas. Pequenas explosões de ejeção incandescente da cratera foram observadas durante a noite de 20 de junho. Uma pequena queda de cinzas foi relatada em Cuernavaca (66 km W), estado de Morelos, entre 20 e 21 de junho. Às 03h12 de 22 de junho, uma explosão moderada ejetou material balístico incandescente até 1,5 km da cratera e gerou uma nuvem de cinzas que subiu 2 km acima da cratera. Pequenas quedas em Hueyapan (16 km SSW), estado de Morelos, de 21 a 22 de junho. Pequenas explosões em 0405 e 0745 em 23 de junho produziram nuvens de cinzas que subiram 500 m, a primeira explosão ejetou material incandescente a curtas distâncias da cratera. A queda de cinzas foi relatada nos municípios de Ozumba (19 km W), Tepetlixpa (21 km W), Juchitepec (29 km WNW) e Amecameca (19 km NW), todos dentro do Estado do México. Uma pequena explosão foi registrada às 08h09 do dia 27 de junho. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível médio em uma escala de três cores) e o público foi alertado para ficar a 12 km de distância da cratera.Fonte: Centro Nacional de Prevencion de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que a atividade em andamento em Popocat petl entre 14 e 20 de junho incluiu 39-180 emissões diárias de vapor e gás, às vezes contendo pequenas quantidades de cinzas. De acordo com o Washington VAAC, as plumas diárias de cinzas subiram para altitudes máximas de 5,8-6,7 km (19.000-22.000 pés) de altitude, ou até 1,3 km acima do cume, e derivaram geralmente à deriva S, SW e W, causando queda de cinzas nas comunidades locais. Às 03h37 do dia 17 de junho, o CENAPRED notou uma explosão moderada que ejetou material balístico a até 2,5 km da cratera. Uma pequena queda de cinzas foi relatada em Hueyapan (16 km SSW), Tetela del Volc n (18 km SW), Yecapixtla (29 km SW) e Ayala (47 km SW) em Morelos, bem como Amecameca (18 km NW) e Atlautla (16 km W) no Estado do México de 14 a 15 de junho. Uma pequena queda de cinzas durante 15-16 de junho foi relatada em Amecameca, Ayapango (21 km a noroeste), Chalco (37 km a noroeste), Ecatzingo (15 km a sudoeste), Temamatla (30 km a noroeste), Tepetlixpa (20 km a oeste), Tlalmanalco (26 km NW) e Tenango del Aire (28 km NW) no Estado do México. Relatos de pequenas cinzas vieram de Ixtapaluca (42 km NW), Valle de Chalco (44 km NW), La Paz (50 km NW), Nezahualc yotl (56 km NW), Amecameca, Atlautla, Ayapango, Cocotitlan (34 km NW), Chalco, Ecatzingo, Temamatla, Tenango del Aire, Tepetlixpa e Tlalmanalco no Estado do México de 16 a 17 de junho. Uma pequena queda de cinzas durante 18-19 de junho foi novamente relatada em Tepoztlan (49 km W), Cuernavaca (63 km WSW), Ocuituco (24 km SW), Cuautla (43 km SW), Atlatlahucan (30 km SW), Jiutepec ( 59 km a sudoeste) e Emiliano Zapata (62 km a sudoeste), Morelos, Ixtapaluca, La Paz, Valle de Chalco, Nezahualc yotl (54 km a noroeste), Chicoloapan (48 km a noroeste), Atlautla, Ecatzingo, Tonatico no estado do México. A sismicidade incluiu períodos de amplitude baixa a moderada, tremor de alta frequência por 274-567 minutos por dia, três terremotos vulcano-tectônicos de M 1,2-1,5 foram registrados entre 15 e 16 de junho e 19 minutos de baixa amplitude , tremor harmônico de 16 a 17 de junho. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível médio em uma escala de três cores) e o público foi alertado para ficar a 12 km de distância da cratera. Fontes: Centro Nacional de Prevencion de Desastres (CENAPRED), Washington Volcanic Ash Advisory Center (VAAC)
O CENAPRED informou que houve 35-101 emissões diárias de vapor e gás, às vezes contendo pequenas quantidades de cinzas, subindo do petróleo de Popocat entre 6 e 13 de junho. Explosões pequenas ou moderadas diárias foram registradas entre 6 e 11 de junho. Períodos de amplitude baixa a moderada, tremor de alta frequência com duração de 34 minutos a pouco mais de seis horas foram registrados a cada dia. Alguns terremotos vulcano-tectônicos com magnitudes de 1,2-2 foram registrados durante 6, 8 e 11-12 de junho. De acordo com o Washington VAAC, as plumas diárias de cinzas subiram 5,8-7 km (19.000-23.000 pés) de altitude, ou cerca de 1,6 km acima do cume, e flutuaram geralmente à deriva SE, SSE, S e SW. Uma pequena queda de cinzas foi relatada em Hueyapan (16 km SSW), Zacualpan de Amilpas (30 SSW), Temoac (32 SSW), Jonacatepec de Leandro Valle (43 SSW) e Tetela del Volc n (18 SW), todos dentro do Estado mexicano de Morelos de 11 a 12 de junho, e em Hueyapan, Yecapixtla (30 km a sudoeste), Ayala (45 km a sudoeste) e Jantetelco de 12 a 13 de junho. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível médio em uma escala de três cores) e o público foi alertado para ficar a 12 km de distância da cratera.Fonte: Centro Nacional de Prevencion de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que durante o período de 30 de maio a 6 de junho, a atividade no Popocat petl consistiu em tremores sísmicos, algumas explosões, emissões de vapor e gás, com ocasionais cinzas, e ejeções de material incandescente. Houve 67-315 emissões diárias de vapor e gás, às vezes contendo pequenas quantidades de cinzas, com o maior número registrado entre 30 e 31 de maio. A atividade geral diminuiu durante a semana. Explosões em 1423 e 1708 em 30 de maio produziram plumas de cinzas cinzentas. Durante 30-31 de maio, material incandescente foi ejetado do respiradouro a curtas distâncias no flanco. O tremor de alta frequência foi registrado pela rede sísmica por cerca de oito horas e meia e foi associado a emissões quase contínuas de vapor, gás e cinzas. A queda de cinzas foi relatada em Ayapeango (22 km a noroeste) e Acatzingo (100 km a oeste), no estado do México. Um terremoto tectônico vulcânico (VT) M1.6 foi registrado às 09:52 do dia 31 de maio. O Washington VAAC afirmou que, embora as emissões de cinzas continuassem a ser visíveis nas imagens de satélite e webcam à deriva SSE, a intensidade das emissões havia diminuído. O CENAPRED informou em 1º de junho que os sinais de tremor diminuíram significativamente nos dias anteriores e em 2 de junho que a atividade geral também diminuiu. Períodos de tremor de alta frequência e baixa amplitude continuaram a ser detectados durante o resto da semana. Um período de tremor registrado durante 1635-1850 em 3 de junho foi associado a emissões difusas de cinzas que derivaram SE. De acordo com o Washington VAAC, as plumas de cinzas de 1 a 3 de junho subiram 5,5 a 6,7 km (18.000 a 22.000 pés) de altitude, ou até 1,3 km acima do cume, e flutuaram para SW, SSW e SE. Uma pequena explosão ocorreu às 0739 em 4 de junho. Uma pequena explosão ocorreu em 1211 em 5 de junho e um terremoto M1.2 VT foi registrado em 1818. Em 6 de junho o Nível de Alerta foi reduzido para Amarelo, Fase Dois (o nível médio em uma escala de três cores). Fontes: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED),Washington Volcanic Ash Advisory Center (VAAC)
O CENAPRED informou que, de 23 a 30 de maio, a atividade em Popocat petl consistiu em tremores sísmicos, pouquíssimas explosões pequenas e moderadas, emissões quase constantes de vapor, gás e, às vezes, cinzas e ejeções de material incandescente. A atividade geral diminuiu ligeiramente durante a semana. Um total de aproximadamente 140 horas de tremores de alta frequência de duração e intensidade variáveis foram registrados. O terremoto vulcânico-tectônico AM 1.2 foi registrado às 0340 em 24 de maio. Menos de duas horas depois, às 05:03, uma pequena explosão gerou uma nuvem de cinzas que subiu 1 km acima do cume e ejetou material incandescente nos flancos. Uma explosão moderada ocorreu em 1343. O Washington VAAC relatou emissões contínuas de cinzas que subiram 8,5-10,7 km (28.000-35.000 pés) de altitude e derivaram SE. Ashfall foi relatado em Nealtican (21 km E), San Pedro Cholula (34 km E), San Andr s Cholula (36 km E), Tzicatlacoyan (65 km E), Tianguismanalco (22 km SE), Atlixco (25 km SE), Huaquechula (30 km SE), Ocoyucan (33 km SE), San Diego La Mesa Tochimiltzingo (39 km SE), San Juan Atzompa (71 km SE), Tehuitzingo (85 km SE), Tepexi de Rodr guez (88 km SE), Atzitzihuac n (23 km S) e Tilapa (48 km S). As emissões às vezes eram contínuas durante a noite de 24 de maio até o início da manhã de 25 de maio, as plumas flutuavam SE e eram ocasionalmente visíveis em imagens de webcam. De acordo com o VAAC, as emissões de cinzas subiram 7,6-8,5 km (25.000-28.000 pés) de altitude e derivaram S, SSE e SE. Ashfall foi relatado às 0045 em Atlixco, San Pedro Cholula e na capital de Puebla. Uma pequena queda de cinzas foi relatada às 06:00 no município de Tetela del Volcan do Estado de Morelos. Material incandescente foi ejetado nos flancos perto da cratera em 25 de maio. A Secretaria da Marinha (SEMAR) realizou um voo de drone durante a manhã do dia 25 de maio para coletar informações sobre a atividade da cratera para o Comit Cient fico Asesor (CCA). Durante uma reunião em 26 de maio que incluiu o CCA, CENAPRED, CNPC e outras agências, foi compartilhado que as imagens do drone da cratera não mostravam nenhum novo domo de lava e que cinzas e material incandescente haviam preenchido significativamente o interior da cratera. Períodos de emissões contínuas ou quase contínuas de cinzas foram registrados entre 26 e 30 de maio e, às vezes, material incandescente foi ejetado a curtas distâncias da borda da cratera. Às 17h26 de 26 de maio, uma pequena explosão gerou vapor, gás e nuvem de cinzas e ejetou material incandescente. Em 1926, em 29 de maio, uma pequena explosão foi registrada. Durante 26-30 de maio, as emissões de cinzas, vapor e gás aumentaram 5,2-7,9 km (17.000-26.000 pés) de altitude e derivaram SE, E e ESE de acordo com o VAAC. Ashfall foi relatado em Nopalucan (87 km NE), San Pedro Cholula (34 km E), Cuautlancingo (38 km E), Puebla Capital, Amozoc (61 km E), Chietla (56 km S), Tlapanal (39 km SE), Nopalucan (87 km NE), Tepexco (43 km S), Chila de la Sal (104 km S), Chila de las Flores (144 km SE), Tulcingo del Valle (111 km S), Atzala (53 km S), Xochiltepec (53 km SE), Yecapixtla (30 km SW), Amecameca (18 km NW), Atlixco, Atzitzihuac n (23 km S), Ayapango (21 km NW), San Pedro Benito Ju rez (10-12 km SE), Acatl n de Osorio, Tlacotepec (110 km SE), Ecatzingo (15 km SW), Tochimilco (16 km SSE), Hueyapan (17 km SW), Tetela del Volc n, Tianguismanalco (22 km SE), Atlixco , Tenango del Aire (29 km a noroeste), Huaquechula, Chautla (36 km a nordeste) e Zacualpan (31 km a sudoeste). A erupção continuou a impactar os residentes. Alertas de qualidade do ar foram emitidos em Puebla em alguns dias durante a primeira parte da semana. De acordo com o governo de Puebla em 25 de maio, o Ministério da Saúde alertou os residentes para se protegerem das cinzas no ar com roupas de proteção e permanecerem dentro de casa quando possível devido ao aumento relatado de doenças relacionadas à exposição às cinzas. Até 26 de maio, mais de um milhão de alunos puderam retornar às salas de aula. Fontes: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED), Coordenação Nacional de Proteção Civil (CNPC), Governo de Puebla, Conta Oficial da Coordenação Geral de Proteção Civil do Estado de Puebla
O CENAPRED informou que houve 127-281 emissões diárias de vapor, gás e cinzas e explosões leves a moderadas registradas em Popocat petl entre 9 e 16 de maio. Plumas principalmente à deriva SE, ESE e ENE. Em 9 de maio, pequenas explosões foram registradas em 1141, 2009 e 2310, e em 10 de maio explosões moderadas foram registradas em 0152 e 0316. Ashfall foi relatado em Tlalmanalco (30 km NW) e Tetela del Volc n (20 km SW) em Morelos de 9 a 10 de maio. Em 11 de maio, pequenas explosões foram registradas em 0135, 0215 e 1621, enquanto explosões moderadas foram registradas em 0526, 0811, 0838, 1601 e 1646. Pequenas explosões ocorreram em 1318 e 1452 em 12 de maio. Em 13 de maio ocorreram pequenas explosões em 0012, 0805 e 2146, e uma explosão moderada ocorreu em 1012. Ashfall foi relatado nos municípios de Nealtican (20 km E), Huejotzingo (21 km E) e Domingo Arenas (20 km NE). Em 14 de maio, pequenas explosões foram registradas em 0605, 0711, 0831, 1413, 1439 e 2312, explosões moderadas foram registradas em 1253, 1444, 1608 e 1941. Em 15 de maio, a rede detectou pequenas explosões em 0033 e 0051 e explosões moderadas em 0352, 0512, 0617, 0852, 1051, 1232 e 1613. Pequenas quantidades de cinzas caíram nos municípios de Puebla (43 km E) e Atlixco (24 km SE) e quantidades moderadas caíram em concelhos próximos do vulcão a S. Nuvens meteorológicas impediram vistas no dia 16 de maio. De acordo com o Washington VAAC, plumas diárias de cinzas foram identificadas em imagens de satélite subindo 6,1-7,3 km (20.000-24.000 pés) de altitude (0,7-1,9 km acima da borda da cratera) e à deriva E e SE. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível médio em uma escala de três cores). O CENAPRED instou as pessoas a respeitarem o raio de exclusão de 12 km e a não escalarem o vulcão.Fontes: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED),Washington Volcanic Ash Advisory Center (VAAC)
O CENAPRED informou que houve 65-288 emissões diárias de vapor e gás, às vezes contendo cinzas, e explosões diárias em Popocat petl entre 26 de abril e 2 de maio. Plumas de cinzas e gás à deriva ENE. Na maioria dos dias, as imagens da webcam mostraram incandescência noturna na cratera e de material que havia sido depositado nos flancos superiores. Uma explosão moderada em 0109 em 26 de abril ejetou material que pousou no flanco N até 1 km da borda da cratera. Uma pequena explosão foi registrada mais tarde naquele dia em 1817. Uma explosão moderada em 0116 em 27 de abril ejetou material incandescente nos flancos superiores. Outra explosão moderada foi registrada em 1147 e explosões menores foram registradas em 0348, 0606, 0857 e 1059. Explosões menores continuaram a ser detectadas durante o resto da semana: em 0857 e 1750 em 28 de abril, 0150 e 2350 em 29 de abril, em 2205, 2220, 2256 e 2345 em 30 de abril, e em 0000, 0130, 0356, 0454 e 0506 em 1º de maio. Uma explosão moderada ocorreu em 1249 em 30 de abril. Em 2 de maio, pequenas explosões ocorreram em 0335 e 0942. De acordo com o Washington VAAC, plumas de cinzas foram identificadas em imagens de satélite subindo diariamente 5,8-7,3 km (19.000-24.000 pés) de altitude (0,4-1,9 km acima da cratera borda) e à deriva NE, E e SE. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível médio em uma escala de três cores).Fontes: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED),Washington Volcanic Ash Advisory Center (VAAC)
O CENAPRED informou que houve 110-236 emissões de vapor e gás, às vezes contendo pequenas quantidades de cinzas, subindo do petl Popocat todos os dias durante 14-21 de março, explosões também ocorreram quase diariamente. Em 15 de março, uma explosão de tamanho moderado registrada em 0009 foi seguida por pequenas explosões em 0058, 0220, 0641, 1215, 1509 e 2105, com outra explosão moderada em 1848. Em 16 de março, pequenas explosões foram registradas em 0155 e 2215, e em 17 de março foram registradas em 1441, 2105 e 2349. Em 19 de março, várias explosões menores foram registradas, em 0003, 0220, 0926 e 2023, e explosões moderadas ocorreram em 0501, 1300 e 1315 Explosões menores em 20 de março foram registradas em 0013, 0200, 0226 e 2112, e uma moderada ocorreu em 1404. Uma pequena explosão ocorreu em 1712 em 21 de março. De acordo com o Washington VAAC, as plumas diárias de cinzas subiram para 6,1-8,2 (20.000-27.000 pés) de altitude, ou cerca de 2,8 km acima do cume, e flutuaram principalmente N, NE e S. O nível de alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível médio em uma escala de três cores).Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que houve 94-206 emissões de vapor e gás, às vezes contendo cinzas, subindo do petróleo de Popocat todos os dias de 17 a 24 de janeiro. As plumas derivaram N, NE e N. Pequenas cinzas foram relatadas nos municípios de Domingo Arenas, San Nicolas de los Ranchos, Santiago Xalizintla, na cidade de San Mateo Ozolco em Calpan, estado de Puebla e no municípios de Tlaxcala e Papalotla, estado de Tlaxcala em 17 de janeiro. Em 21 de janeiro, uma nuvem de cinzas subiu até 3 km e deslocou-se para NNE e uma pequena explosão foi detectada. Quatro explosões foram registradas entre 21 e 22 de janeiro e seis foram registradas entre 23 e 24 de janeiro. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível médio em uma escala de três cores).Fonte: Centro Nacional de Prevencion de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que houve 53-196 emissões de vapor e gás, às vezes contendo pequenas quantidades de cinzas, subindo do petróleo de Popocat todos os dias de 13 a 20 de dezembro. Explosões foram registradas em 0747 e 0849 em 15 de dezembro. Uma série de 12 explosões foi registrada no meio da semana, às 21h07 e 21h43 em 17 de dezembro e às 0102, 0247, 0404, 0440, 0604, 0614, 0639, 0741, 0752 e 0957 em 18 de dezembro. Algumas das explosões ejetaram material incandescente nos flancos superiores com base em imagens e vídeos publicados. Duas pequenas explosões foram detectadas em 1323 e 2252 em 18 de dezembro. Uma pequena explosão foi registrada às 0250 em 19 de dezembro e duas moderadas ocorreram às 0045 e 0639 do mesmo dia. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível médio em uma escala de três cores).Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que houve 38-217 emissões de vapor e gás, às vezes contendo pequenas quantidades de cinzas, subindo do petróleo de Popocat todos os dias de 29 de novembro a 6 de dezembro. As nuvens meteorológicas às vezes impediam as observações visuais da atividade. Uma pequena queda de cinzas foi relatada em Amecameca (20 km a noroeste), Cocotitl n e Tlalmanalco (30 km a noroeste) entre 1 e 2 de dezembro, e em Tepetlixpa (20 km a oeste) entre 2 e 3 de dezembro e em Atlautla (17 km W) e Ozumba (18 km W) de 5 a 6 de dezembro. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível médio em uma escala de três cores).Fonte: Centro Nacional de Prevencion de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que houve 39-108 emissões de vapor e gás, às vezes contendo pequenas quantidades de cinzas, subindo do petróleo de Popocat todos os dias de 9 a 15 de novembro. Nuvens meteorológicas muitas vezes impediam observações visuais de atividade. A rede sísmica registrou períodos diários de tremor com duração de 33 minutos a 302 minutos. De acordo com o Washington VAAC, as plumas diárias de cinzas subiram para 5,8-7,6 km de altitude (19.000-25.000 pés) e flutuaram para SW, S, SE e E. Quatro pequenas explosões foram detectadas em 1337, 1625, 1629 e 2026 em 10 de novembro. Outras quatro pequenas explosões foram detectadas em 0141, 1109, 1223 e 1519 em 11 de novembro. Três pequenas explosões foram registradas em 0919, 1933 e 2057 em 12 de novembro. Três pequenas explosões foram detectadas em 1302 em 13 de novembro e quatro pequenas explosões em 0131, 0615, 1459 e 2330 em 14 de novembro. Uma pequena explosão também foi detectada às 07:10 do dia 15 de novembro. Um total de cinco terremotos vulcano-tectônicos foram registrados em 11 e 12 de novembro. Uma leve queda de cinzas foi relatada em Tochimilco, Puebla, em 10 de novembro. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível médio em uma escala de três cores).Fontes: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED),Washington Volcanic Ash Advisory Center (VAAC)
O CENAPRED informou que houve 27-62 emissões de vapor e gás, às vezes contendo pequenas quantidades de cinzas, subindo de Popocat petl todos os dias de 19 a 25 de outubro. Nuvens meteorológicas muitas vezes impediram observações visuais de atividade. A rede sísmica registrou períodos diários de tremor com duração de 16 minutos a 10 horas e 35 minutos. Um ou dois terremotos vulcano-tectônicos diários foram registrados. Durante os períodos diários de 20 a 23 de outubro de eventos de baixa amplitude e alta frequência variaram entre duas horas e 19 minutos a cinco horas, e os períodos de tremor harmônico duraram de 11 minutos a cinco horas e 35 minutos. Uma pequena explosão foi registrada em 0039 em 25 de outubro. De acordo com um artigo de notícias, uma pequena nova cúpula de lava, com cerca de 60 m de diâmetro, estava crescendo no chão da cratera desde 7 de outubro. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível médio em uma escala de três cores).Fontes: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED), Tribuna Noticias
O CENAPRED informou que houve 41-74 emissões de vapor e gás, às vezes contendo pequenas quantidades de cinzas, subindo de Popocat petl todos os dias de 6 a 13 de setembro. Explosões em 0343 e 0611 em 9 de setembro produziram nuvens de cinzas que subiram até 2,5 km acima da borda da cratera e derivaram SE, e ejetaram material incandescente acima da borda. Pequena queda de cinzas foi relatada em Atlixco, Puebla (23 km SE). O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível médio em uma escala de três cores).Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que houve 15-75 emissões de vapor e gás, às vezes contendo pequenas quantidades de cinzas, subindo de Popocat petl todos os dias de 23 a 30 de agosto. Uma explosão moderada foi detectada em 0117 em 30 de agosto. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível médio em uma escala de três cores).Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que houve 19-204 emissões de vapor e gás, às vezes contendo pequenas quantidades de cinzas, subindo de Popocat petl todos os dias de 9 a 16 de agosto. Uma pequena explosão foi registrada em 0839 em 10 de agosto e uma explosão moderada foi detectada em 1528 em 11 de agosto. Pequena queda de cinzas foi relatada no município de Ecatzingo, Estado do México. Uma explosão em 1952 em 13 de agosto foi seguida em 2125 por pequenas quantidades de cinzas em Tetela del Volc n. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível médio em uma escala de três cores).Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que a cada dia, de 12 a 18 de julho, havia 8 a 39 emissões de vapor e gás subindo de Popocat petl que flutuou SW e WNW. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível médio em uma escala de três cores).Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que a erupção em Popocat petl continuou entre 7 e 14 de junho. Cada dia havia 9-36 emissões de vapor e gás que subiam da cratera e flutuavam em várias direções. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível médio em uma escala de três cores).Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que a erupção em Popocat petl continuou entre 19 e 26 de abril. Cada dia houve 6-27 emissões de vapor e gás que subiram da cratera e derivaram principalmente SW. As plumas às vezes continham cinzas. A incandescência da cratera às vezes era visível à noite. Duas pequenas explosões foram registradas em 0152 e 0559 em 21 de abril. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível médio em uma escala de três cores).Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
Durante um sobrevoo de Popocat petl em 23 de fevereiro, os cientistas do Instituto de Geologia da Universidade Nacional Autônoma do M xico (UNAM) e do CENAPRED observaram que as dimensões internas da cratera eram semelhantes às registradas em novembro de 2021. O interior da cratera cratera tinha 390-410 m de diâmetro e 160-200 m de profundidade, o fundo da cratera estava coberto de tefra e os restos de cúpulas de lava recentes. Todos os dias durante 1-8 de março houve 9-50 emissões de vapor e gás com cinzas difusas subindo da cratera e flutuando para W e NE. Uma explosão foi registrada em 0959 em 4 de março. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível médio em uma escala de três cores).Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que a cada dia, de 1 a 8 de fevereiro, houve 25 a 77 emissões de vapor e gás com cinzas difusas subindo de Popocat petl e ENE à deriva. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível médio em uma escala de três cores).Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
CENAPRED relatou que a cada dia durante 16-23 de novembro houve 9-29 emissões de vapor e gás de Popocat petl que derivou NW, NE e E. Em 1714 em 19 de novembro, uma explosão gerou uma nuvem de cinzas que subiu 2 km acima da borda da cratera e à deriva NE. Uma pequena explosão às 0230 no dia 21 de novembro gerou uma pluma de cinzas que subiu 600 me derivou NW, e às 0136 da manhã seguinte outra pequena explosão produziu uma pluma de cinzas que subiu 800 me derivou NE. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (o nível do meio em uma escala de três cores). Fonte: Centro Nacional de Prevencion de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED relatou que todos os dias de 26 de outubro a 2 de novembro ocorreram 9-118 emissões de vapor e gás do Popocat petl. Algumas das emissões continham cinzas de 26 a 28 de outubro e de 31 de outubro a 1 de novembro. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (nível médio em uma escala de três cores). Fonte: Centro Nacional de Prevencion de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que todos os dias de 14 a 21 de setembro ocorreram 89-152 emissões de vapor e gás do Popocat petl. As plumas derivavam principalmente de NW e algumas continham cinzas. Até cinco explosões diárias foram registradas durante 14-19 de setembro e algum material incandescente ejetado para os flancos. Explosões em 1818, 1839 e 2350 em 14 de setembro produziram plumas de cinzas que subiram 1,2-1,5 km acima da borda da cratera. Explosões em 1015 e 1441 em 15 de setembro produziram plumas de cinzas que subiram 1,8-2,2 km. Durante 15-17 de setembro, pequenas quedas de cinzas foram relatadas nos municípios de Cuernavaca, Valle de Chalco, Chiautla, Ixtapaluca, Nezahualc yotl, La Paz, Ecatepec, Ayapango, Temamatla, Tenango del Aire, Tlalmanalco, Amecameca, Tepetlixpa, Tlalnepantla, e Acolman no Estado do México e em Iztapalapa, Xochimilco e Tlahuac na Cidade do México. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (nível médio em uma escala de três cores). Fonte: Centro Nacional de Prevencion de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que a cada dia durante 31 de agosto a 7 de setembro houve 66-102 emissões de vapor e gás do Popocat petl. O tempo nublado muitas vezes impedia vistas do vulcão. A incandescência da cratera foi visível durante a manhã de 1 de setembro e as explosões foram registradas em 2135, 2254 e 2345 mais tarde naquele mesmo dia. O Washington VAAC observou que as plumas de cinzas aumentaram para 5,8-6,1 km (19.000-20.000 pés) de altitude e flutuaram para NW e W durante 5-6 de setembro com base em visualizações de satélite e webcam. Explosões foram registradas pelo CENAPRED em 1.642 em 5 de setembro e 0820 em 6 de setembro. As emissões tiveram um baixo teor de cinzas durante 6-7 de setembro, as explosões ocorreram em 0212 e 0414 em 7 de setembro. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (nível médio em uma escala de três cores). Fontes: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED), Washington Volcanic Ash Advisory Center (VAAC)
O CENAPRED relatou que todos os dias de 4 a 10 de agosto ocorreram 30-92 emissões de vapor e gás do Popocat petl. As plumas derivavam principalmente de W e algumas continham cinzas. Uma pequena explosão foi registrada em 0652 em 4 de agosto. Em 2137 em 6 de agosto, uma explosão de tamanho moderado produziu uma pluma, embora a altura e a direção de deriva estivessem obscurecidas pelas condições climáticas. Fragmentos incandescentes ejetados da cratera foram vistos caindo nos flancos não muito longe da borda da cratera. As condições meteorológicas impediram novamente a exibição de uma explosão em 0258 em 8 de agosto. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (nível médio em uma escala de três cores). Fonte: Centro Nacional de Prevencion de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que a cada dia durante 6 a 13 de julho houve 47-112 emissões de vapor e gás do Popocat petl. Algumas emissões continham cinzas de 8 a 13 de julho. Períodos quase diários de tremor de baixa amplitude duraram de 10 minutos a cinco horas. Alguns terremotos vulcão-tectônicos foram registrados. A incandescência da cratera foi visível à noite durante 12-13 de julho. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (nível médio em uma escala de três cores). Fonte: Centro Nacional de Prevencion de Desastres (CENAPRED)
CENAPRED relatou que a cada dia durante 2 a 8 de junho houve 87-136 emissões de vapor e gás com pequenas quantidades de cinzas de Popocat petl e períodos de tremor de baixa amplitude com duração de cinco minutos a cerca de três horas e 40 minutos. A incandescência menor da cratera era visível durante a noite durante a maioria das noites. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (nível médio em uma escala de três cores). Fonte: Centro Nacional de Prevencion de Desastres (CENAPRED)
CENAPRED relatou que a cada dia durante 13-20 de abril houve 14-34 emissões de vapor, gás e cinzas do Popocat petl e períodos de tremor com duração de 5-15 horas. Dois terremotos vulcânicos foram registrados em 1054 e 2354 em 16 de abril. A incandescência da cratera menor foi visível durante a noite durante 17-18 de abril. O terremoto vulcão-tectônico AM 1.3 foi registrado em 2057 em 18 de abril. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (nível médio em uma escala de três cores). Fonte: Centro Nacional de Prevencion de Desastres (CENAPRED)
Durante um sobrevoo do Popocat petl em 5 de março, cientistas do Instituto de Geofísica da Universidad Nacional Aut noma de M xico (UNAM) e do CENAPRED observaram que a cratera interna tinha 360-390 m de diâmetro e 150-182 m de profundidade. Depósitos de tefra no chão da cratera eram visíveis e não havia sinal de uma cúpula de lava. Todos os dias durante 10-15 de março houve 35-104 emissões de vapor, gás e cinzas que derivaram principalmente SSW e NW. Menor queda de cinzas foi relatado nos municípios de Amecameca (20 km NW) e Tlalmanalco (30 km NW) por volta de 2250 em 12 de março. Uma explosão foi registrada em 2351 em 13 de março. Uma pequena queda de cinzas foi relatada em Amecameca no dia seguinte. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (nível médio em uma escala de três cores). Fonte: Centro Nacional de Prevencion de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED relatou que todos os dias de 3 a 9 de janeiro ocorreram 14 a 34 emissões de vapor, gás e cinzas do Popocat petl. A incandescência menor da cratera era visível durante algumas noites. Uma explosão em 2138 em 6 de fevereiro gerou uma pluma de erupção com baixo teor de cinzas que subiu 2 km acima do cume e derivou NE. O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (nível médio em uma escala de três cores). Fonte: Centro Nacional de Prevencion de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que todos os dias de 5 a 12 de janeiro ocorreram 11 a 31 emissões de vapor, gás e cinzas de Popocat petl.
Menor queda de cinzas foi relatado em vários municípios em Puebla, incluindo San Salvador el Verde (30 km NNE), Atlixco (23 km SE), San Andr s Cholula (35 km E), San Nicol s de los Ranchos (15 km ENE) e Domingo Arenas.
O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (nível médio em uma escala de três cores).
Fonte: Centro Nacional de Prevencion de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que todos os dias de 16 a 22 de dezembro ocorreram 112-231 emissões de vapor e gás do Popocat petl, algumas das quais continham pequenas quantidades de cinzas.
Uma pluma de gás, vapor e cinzas derivou SE em 22 de dezembro.
O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (nível médio em uma escala de três cores).
Fonte: Centro Nacional de Prevencion de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que a cada dia durante 4 a 10 de novembro houve 364-504 emissões de vapor e gás de Popocat petl, algumas das quais continham pequenas quantidades de cinzas.
Plumas de gás e vapor derivaram de NW, SW e SE.
O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (nível médio em uma escala de três cores).
Fonte: Centro Nacional de Prevencion de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que a cada dia durante 6 a 13 de outubro houve 84-143 emissões de vapor e gás de Popocat petl, a maioria das quais continha pequenas quantidades de cinza.
Plumas de gás e cinzas derivaram NE, WNW, W e SSW.
Queda de cinza menor foi relatada durante 6-7 de outubro em áreas a favor do vento, incluindo o município de Tetela del Volc n (20 km SW) no estado de Morelos, e os municípios de Amecameca (20 km NW), Atlautla (17 km W) , Ayapango (22 km NSW) e Ecatzingo (15 km SW) no Estado do México.
Incandescência da cratera foi observada durante 11-12 de outubro e ocasionalmente intensificada com algumas emissões.
Ashfall foi relatado na Amecameca em 13 de outubro.
O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (nível médio em uma escala de três cores).
Fonte: Centro Nacional de Prevencion de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que todos os dias de 16 a 21 de setembro houve 52-121 emissões de vapor e gás do Popocat petl, a maioria das quais continha pequenas quantidades de cinzas.
As nuvens meteorológicas frequentemente obscurecem as vistas do vulcão.
O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (nível médio em uma escala de três cores).
Fonte: Centro Nacional de Prevencion de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que todos os dias durante 25 de agosto a 1 de setembro houve 96-331 emissões de vapor e gás do Popocat petl, algumas das quais continham pequenas quantidades de cinzas.
O Nível de Alerta permaneceu em Amarelo, Fase Dois (nível médio em uma escala de três cores).
Fonte: Centro Nacional de Prevencion de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que todos os dias, de 22 a 27 de julho, ocorreram 2-107 emissões de vapor e gás do Popocat petl, algumas das quais continham pequenas quantidades de cinza.
A incandescência da cratera era visível na maioria das noites.
As plumas de gás, vapor e cinza subiram 2 km acima da borda da cratera e flutuaram NW, WSW e SW.
Quedas de cinzas menores foram registradas em 23 e 27 de julho em áreas a favor do vento, incluindo em Tetela del Volc n (20 km a sudoeste), Ocuituco (24 km a sudoeste), Atlatlahuc n (30 km a oeste), Yecapixtla (20 km a oeste), Yautepec (50 km WSW) e Jiutepec (60 km WSW), no estado de Morelos, bem como em Tlalmanalco (30 km NW), Juchitepec, Tepetlixpa (20 km W), Atlautla (17 km W), Ozumba (18) km W) e Ecatzingo (15 km SW), no estado do México.
O material incandescente foi ejetado a uma curta distância da cratera em 25 de julho e foi seguido por uma queda de cinzas menor em Ecatzingo, Atlautla, Tepetlixpa e Juchitepec.
O material incandescente foi novamente ejetado a uma curta distância da cratera entre 26 e 27 de julho.
As explosões foram registradas em 1135 em 27 de julho e 0511 em 28 de julho.
Relatórios de queda de cinzas menores foram registrados nos municípios de Tlalmanalco (30 km a noroeste), Ayapango (22 km a noroeste), Temamatla (32 km a noroeste), Ecatepec, Vale de Chalco (44 km a noroeste), Texcoco (60 km a noroeste), Tezoyuca (68 km a noroeste), Tepetlaoxtoc, Naucalpan (80 km a noroeste), Atizap n (90 km a noroeste), Huixquilucan (85 km a noroeste), Nicol s Romero (95 km a noroeste) e Tlalnepantla (80 km a noroeste) no estado de Mico.
O nível de alerta permaneceu no amarelo, fase dois (nível médio em uma escala de três cores).
Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que todos os dias, de 8 a 14 de julho, ocorreram de 40 a 109 emissões de vapor e gás do Popocat petl, algumas das quais continham pequenas quantidades de cinza.
Incandescência menor na cratera era visível na maioria das noites.
Uma explosão às 2320 de 8 de julho ejetou material incandescente a uma curta distância.
Um evento eruptivo em 0112, em 11 de julho, ejetou material incandescente dentro da cratera e no aro da cratera.
O material incandescente ejetado dentro da cratera foi novamente visível em 0204 e 0454 em 12 de julho.
O Nível de Alerta permaneceu no Amarelo, Fase Dois (nível médio em uma escala de três cores).
Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que todos os dias, de 10 a 16 de junho, ocorreram 145-302 emissões de vapor e gás do Popocat petl, algumas das quais continham pequenas quantidades de cinza.
As plumas não subiram mais de 1 km acima da borda da cratera.
Um sobrevôo foi realizado em 13 de junho pela Guarda Nacional, Instituto de Geologia da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e cientistas do CENAPRED.
Eles observaram que a cratera interna tinha 350-380 m de diâmetro e 100-150 m de profundidade, o chão da cratera estava coberto de tefra e os restos de uma cúpula de lava que possivelmente havia sido vista em maio.
Em 1612, no mesmo dia, uma pequena explosão foi registrada, embora uma nuvem de cinzas não tenha sido observada devido às nuvens meteorológicas.
O material incandescente foi ejetado a uma curta distância nos flancos.
Sete explosões menores foram registradas em 15 de junho e novamente em 16 de junho.
O nível de alerta permaneceu no amarelo, fase dois (nível médio em uma escala de três cores).
Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que todos os dias, de 20 a 26 de maio, ocorreram 90-251 emissões de vapor e gás do Popocat petl, algumas das quais continham pequenas quantidades de cinza.
As plumas flutuavam principalmente E e SE.
Uma explosão em 0302 em 21 de maio ejetou material incandescente nos flancos.
O nível de alerta permaneceu no amarelo, fase dois (nível médio em uma escala de três cores).
Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que todos os dias, de 5 a 12 de maio, ocorreram 94-157 emissões de vapor e gás do Popocat petl, algumas das quais continham pequenas quantidades de cinza.
Explosões menores foram registradas em 1534 e 1609 em 7 de maio, em 1648 em 10 de maio, em 1723 e 2351 em 11 de maio e em 0302 e 0604 em 12 de maio.
A incandescência da cratera era visível algumas noites.
O Nível de Alerta permaneceu no Amarelo, Fase Dois (nível médio em uma escala de três cores).
Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que todos os dias, de 17 a 23 de março, ocorreram 74-182 emissões de vapor e gás do Popocat petl, algumas das quais continham pequenas quantidades de cinza.
Uma explosão em 2210, em 17 de março, lançou material incandescente nos flancos e produziu uma nuvem de cinzas que se elevava 1,2 km acima da borda da cratera e flutuava SE.
Queda de cinzas menores foi relatada nos municípios de Tetela del Volcn (20 km a sudoeste), San Andrés e Hueyapan (16 km a sudoeste) e Ocuituco (24 km a sudoeste) entre 17 e 18 de março.
Algumas emissões foram acompanhadas por material incandescente ejetado da cratera entre 2229-2315 em 18 de março.
Uma explosão em 1928, em 19 de março, expulsou material incandescente a uma curta distância da cratera.
No dia 22 de março, uma nuvem de cinzas subiu 1 km e desviou S e a tefra incandescente ejetada caiu sobre os flancos a uma distância de 800 m da cratera.
O nível de alerta permaneceu no amarelo, fase dois (nível médio em uma escala de três cores).
Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED relatou que durante um sobrevôo de Popocat petl em 18 de fevereiro, os vulcanologistas não observaram alterações morfológicas significativas na cratera do cume, a cratera interna tinha 350 m de diâmetro e 100-150 m de profundidade, e o piso da cratera estava coberto de tefra.
Todos os dias, de 18 a 25 de fevereiro, ocorreram 130 a 263 emissões de vapor e gás da cratera do cume.
Foram registradas nove explosões de nível baixo a moderado por dia, gerando plumas de gás com pequenas quantidades de cinzas que flutuavam N, NW e SW.
Uma explosão em 1737, em 19 de fevereiro, produziu uma nuvem de cinzas que se elevava 1,2 km acima da borda da cratera e desviava a noroeste, e ejetava material incandescente nos flancos.
O Nível de Alerta permaneceu no Amarelo, Fase Dois (nível médio em uma escala de três cores).
Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que todos os dias, de 5 a 11 de fevereiro, houve 57-154 emissões de vapor e gás do Popocat petl, algumas das quais continham quantidades menores de cinzas.
Uma explosão em 1754, em 5 de fevereiro, produziu uma nuvem de cinzas que se elevava 1,5 km acima da borda da cratera e desviava da NNE.
Uma pequena explosão às 0029 de 9 de fevereiro ejetou material incandescente nos flancos.
Uma explosão em 0233, em 10 de fevereiro, produziu uma nuvem de cinzas que subiu 1 km e flutuou para NE e expeliu material incandescente até 500 m pelos flancos.
O Nível de Alerta permaneceu no Amarelo, Fase Dois (nível médio em uma escala de três cores).
Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que todos os dias, de 8 a 14 de janeiro, ocorreram 76 a 268 emissões de vapor e gás do Popocat petl, algumas das quais continham cinzas (entre os dias 8 e 9 de dezembro).
Uma explosão em 0631, em 9 de janeiro, produziu uma nuvem de cinzas que subiu 3 km acima da borda da cratera e flutuou para NE.
O evento também ejetou material incandescente nos flancos a uma distância de 1 km da cratera.
O Nível de Alerta permaneceu no Amarelo, Fase Dois (nível médio em uma escala de três cores).
Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que todos os dias, de 26 de novembro a 3 de dezembro, houve 124-187 emissões de vapor e gás do Popocat petl, algumas das quais continham cinzas até 1º de dezembro.
Uma explosão foi registrada em 1036 em 26 de novembro.
Outra explosão em 0233, em 28 de novembro, produziu uma nuvem de cinzas que subiu 1 km acima da borda da cratera e flutuou para noroeste.
O evento também ejetou material incandescente nos flancos a uma distância de 1,5 km da cratera.
O Nível de Alerta permaneceu no Amarelo, Fase Dois (nível médio em uma escala de três cores).
Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
Durante um sobrevôo do Petoc Poplat em 5 de novembro, os cientistas do CENAPRED, pesquisadores do Instituto de Geofísica da UNAM e membros da Coordenação Nacional de Proteção Civil observaram a cúpula de lava número 85 no fundo da cratera do cume.
A cúpula tinha 210 m de diâmetro, 80 m de espessura e superfície irregular.
A cratera interna tinha 350 m de diâmetro e 90 m de profundidade.
O CENAPRED informou que todos os dias, de 6 a 12 de novembro, havia 58-148 emissões de vapor e gás, algumas das quais continham cinzas.
As explosões às 0300 e 0501, em 6 de novembro, e às 0023 e 0655, em 7 de novembro, lançaram tefra incandescente nos flancos superiores.
Mais cinco explosões foram detectadas em 6 de novembro.
Eventos eruptivos em 0858 e 0941 em 9 de novembro geraram nuvens de cinzas que subiram 2 km acima da borda da cratera e flutuaram para noroeste, entre as duas explosões de emissão de cinzas foram registradas em 0923 e 2055.
As explosões em 10 de novembro foram registradas em 0648 e 1636.
Uma explosão em 2203, em 11 de novembro, expulsou a tefra incandescente até 1,5 km do flanco E e gerou uma nuvem de cinzas que subiu 2 km e desviou NE.
O Nível de Alerta permaneceu no Amarelo, Fase Dois (nível médio em uma escala de três cores).
Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que todos os dias, de 25 de setembro a 1 de outubro, houve 123-224 emissões de vapor e gás de Popocat petl, algumas das quais continham cinzas.
Foram registradas até 10 explosões por dia e a incandescência das crateras às vezes era visível à noite.
Durante um sobrevôo em 27 de setembro, a equipe do observatório, cientistas e a equipe de proteção civil observaram uma cúpula de lava, com 30 m de diâmetro, na parte inferior da cratera interna.
A cratera interna tinha 350 m de diâmetro e 150 m de profundidade com base em imagens e fotografias térmicas.
O nível de alerta permaneceu no amarelo, fase dois (nível médio em uma escala de três cores).
Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que a cada dia, de 7 a 13 de agosto, havia 125-209 emissões de vapor e gás de Popocat petl, algumas das quais continham cinzas.
Até sete explosões foram registradas diariamente, com a exceção de 7 de agosto (nenhuma explosão foi detectada) e 11 de agosto (16 foram documentadas).
Duas explosões ocorridas em 13 de agosto foram caracterizadas como maiores (em 0427 e 0453) e ejetadas de material incandescente nos flancos.
O Nível de Alerta permaneceu no Amarelo, Fase Dois (nível médio em uma escala de três cores).
Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que a cada dia, de 9 a 15 de julho, havia 49-326 emissões de vapor e gás da Popocat petl, algumas das quais continham pequenas quantidades de cinzas.
Até três explosões por dia foram registradas, embora as condições meteorológicas muitas vezes impedissem a caracterização visual das emissões de cinzas.
Uma explosão em 1949, em 11 de julho, gerou uma nuvem de cinzas que subiu 2,8 km acima da borda da cratera.
O Nível de Alerta permaneceu no Amarelo, Fase Dois (nível médio em uma escala de três cores).
Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)
O CENAPRED informou que todos os dias, de 19 a 25 de junho, havia 26-201 emissões de vapor e gás da Popocat petl, algumas das quais continham pequenas quantidades de cinzas.
Uma explosão em 2058 em 21 de junho produziu uma nuvem de cinzas que subiu 2,5 km acima da borda da cratera e derivou W, e ejetou material incandescente a menos de 1 km nos flancos.
Cinzas menores foram relatadas em áreas a favor do vento, incluindo os municípios de Ozumba (18 km W), Atlautla (16 km W) e Ecatzingo (15 km SW) no Estado do México, e em Tetela del Volc n (20 km SW ) no estado de Morelos.
O Nível de Alerta permaneceu no Amarelo, Fase Dois (nível médio em uma escala de três cores).
Fonte: Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED)