O Pusat Vulkanologi dan Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG) emitiu um Aviso do Observatório de Vulcões para Aviação (VONA) para Raung às 17h51 em 12 de dezembro, observando que plumas brancas subiram 500 m acima do cume e tremor vulcânico foi registrado pela rede sísmica. O aumento da atividade vulcânica levou à divulgação de outro VONA em 2003 em 15 de dezembro, o Código de Cores da Aviação foi elevado para Amarelo (a segunda cor mais baixa em uma escala de quatro cores). Um evento eruptivo produziu uma pluma de cinzas de média densidade a densa que subiu 500 m acima do cume e se deslocou para E e SE. De acordo com o VAAC de Darwin, a pluma de cinzas se dissipou às 09h40 em 16 de dezembro. O nível de alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 1 a 4) e o público foi avisado para ficar a 3 km de distância da cratera do cume.Fontes: Darwin Volcanic Ash Advisory Centre (VAAC), Pusat Vulkanologi dan Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)
O PVMBG informou que, de 1 a 30 de abril, plumas brancas de vapor e gás de intensidade moderada subiram até 200 m acima do cume de Raung. Os dados de monitoramento juntamente com as observações visuais não sugeriram níveis elevados de atividade. O nível de alerta foi reduzido para 1 (em uma escala de 1 a 4) em 2 de maio e o púbico foi lembrado para ficar a 500 m de distância da cratera. Fonte: Pusat Vulkanologi dan Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)
De acordo com o PVMBG, uma erupção em Raung em 1719 em 27 de julho produziu uma nuvem de cinzas cinzentas que subiu 1-1,5 km acima do cume e derivou para W e NW. Em 28 de julho uma anomalia térmica na cratera foi identificada em imagens de satélite e dados da rede GPS indicavam inflação, provavelmente devido a uma intrusão de magma. A sismicidade em 29 de julho foi dominada por tremores contínuos. O nível de alerta foi elevado para 2 (em uma escala de 1-4) naquele mesmo dia, e o público foi avisado para ficar a 3 km da cratera.Fonte: Pusat Vulkanologi dan Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)
PVMBG relatou que nenhuma atividade explosiva ou efusiva foi registrada em Raung desde fevereiro, e as emissões não foram observadas durante 1 de julho a 8 de agosto. A sismicidade diminuiu e os dados de deformação indicaram uma tendência de deflação. O nível de alerta foi reduzido para 1 (em uma escala de 1-4) em 9 de agosto, e o público foi avisado para ficar longe da cratera. Fonte: Pusat Vulkanologi dan Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)
PVMBG relatou que plumas de cinzas cinza e brancas subiram 50-400 m acima do cume de Raung durante 13-14 de abril e derivaram N, NE, E e S. As emissões foram brancas e subiram até 400 m durante 15-16 e 19 de abril. As condições climáticas permitiram observações visuais em alguns dias. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 1-4), e o público foi avisado para permanecer fora da zona de exclusão de 2 km. Fonte: Pusat Vulkanologi dan Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)
O PVMBG relatou que as plumas diárias de cinzas brancas e cinzas subiram 50-600 m acima do cume de Raung durante 6-13 de abril e derivaram principalmente N, E e S. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (em um escala de 1-4), e o público foi avisado para permanecer fora da zona de exclusão de 2 km. Fonte: Pusat Vulkanologi dan Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)
O PVMBG relatou que as plumas diárias de cinzas cinza e brancas subiram 50-500 m acima do cume de Raung durante 31 de março a 5 de abril e derivaram N e S. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 1 -4), e o público foi alertado para permanecer fora da zona de exclusão de 2 km. Fonte: Pusat Vulkanologi dan Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)
O PVMBG relatou que as plumas diárias de cinzas brancas e cinzas subiram 50-1.200 m acima do cume de Raung durante 24-29 de março. Plumas de cinzas flutuaram em diferentes direções. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 1-4), e o público foi avisado para permanecer fora da zona de exclusão de 2 km. Fonte: Pusat Vulkanologi dan Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)
O PVMBG relatou que as plumas diárias de cinzas brancas e brancas subiram 300-900 m acima do cume de Raung durante 16-23 de março. Plumas de cinzas derivaram principalmente de N, E e S. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 1-4), e o público foi avisado para permanecer fora da zona de exclusão de 2 km. Fonte : Pusat Vulkanologi dan Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)
O PVMBG relatou que as plumas diárias de cinzas cinzentas subiram 100-1.200 m acima do cume de Raung durante 10-16 de março. Plumas de cinzas derivaram principalmente de N, NE, E e S. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 1-4), e o público foi avisado para permanecer fora da zona de exclusão de 2 km. * * Fonte: Pusat Vulkanologi dan Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)
O PVMBG relatou que as plumas diárias de cinza cinza subiram 200-1.200 m acima do cume de Raung durante 2-9 de março. Plumas de cinzas derivaram principalmente de E e S. O nível de alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 1-4), e o público foi avisado para permanecer fora da zona de exclusão de 2 km. Fonte: Pusat Vulkanologi dan Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)
O PVMBG relatou que as plumas diárias de cinzas subiram 200-1.200 m acima do cume de Raung durante 24 de fevereiro a 2 de março. Plumas de cinzas às vezes eram densas e derivavam principalmente de N, E e S. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 1-4), e o público foi avisado para permanecer fora da zona de exclusão de 2 km . Fonte: Pusat Vulkanologi dan Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)
O PVMBG relatou que diariamente plumas de cinzas e às vezes pretas subiram 200-1.200 m acima do cume de Raung durante 17-23 de fevereiro. Plumas de cinzas às vezes eram densas e derivavam principalmente de N, NE, E e S. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 1-4), e o público foi avisado para permanecer fora dos 2 km zona de exclusão. Fonte: Pusat Vulkanologi dan Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)
O PVMBG relatou que as plumas diárias de cinzas subiram 2,5 km acima do cume de Raung durante 10-16 de fevereiro. Plumas de cinzas às vezes eram densas e derivavam de N, NE, E e S. O Nível de Alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 1-4), e o público foi avisado para permanecer fora da exclusão de 2 km zona. Fonte: Pusat Vulkanologi dan Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)
O PVMBG relatou que as plumas diárias de cinzas cinzentas subiram até 1 km acima do cume de Raung e flutuaram S e E durante 3-6 de fevereiro. Plumas de cinzas subiram 1,2-2 km acima do cume durante 7-9 de fevereiro e derivaram SE e E. Incandescência da cratera foi freqüentemente vista refletida nas emissões, e estrondos e rugidos às vezes eram ouvidos. O nível de alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 1-4), e o público foi avisado para permanecer fora da zona de exclusão de 2 km. Fonte: Pusat Vulkanologi dan Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)
O PVMBG relatou que as plumas diárias de cinza a marrom subiram 400-700 m acima do cume de Raung e derivaram SE, E e NE durante 26 de janeiro a 2 de fevereiro. Incandescência da cratera era freqüentemente vista refletida nas emissões e estrondos às vezes eram ouvidos. Em 2.354 em 2 de fevereiro, uma nuvem de cinzas subiu 1 km e derivou E. O nível de alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 1-4), e o público foi avisado para permanecer fora da zona de exclusão de 2 km . Fonte: Pusat Vulkanologi dan Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)
Uma pluma de cinza marrom-acinzentada de Raung subiu 100-400 m acima da borda da cratera e derivou E em 0520 em 21 de janeiro, levando o PVMBG a aumentar o Nível de Alerta para 2 (em uma escala de 1-4). Plumas cinzentas subiram 200-600 m acima da borda da cratera e derivaram E no dia seguinte. Plumas brancas e cinzas subiram 200-500 m em 23 de janeiro e derivaram WSW, e a incandescência da cratera era visível nas imagens da webcam. Durante 24-25 de janeiro, as plumas de cinzas subiram 500 me derivaram E e S, e a atividade estromboliana foi visível. Fonte: Pusat Vulkanologi dan Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)
PVMBG relatou que durante 1-3 de outubro densas nuvens cinzentas subiram 50-300 m acima do cume de Raung, nem erupções nem emissões de gás foram visíveis depois, até 26 de novembro.
A sismicidade diminuiu e a deflação foi registrada.
O Nível de Alerta foi reduzido para 1 (em uma escala de 1-4) em 27 de novembro, e o público foi avisado para ficar longe da cratera de verão.
Fonte: Pusat Vulkanologi dan Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)
O PVMBG relatou que a atividade eruptiva em Raung continuou durante 28 de setembro a 4 de outubro com plumas brancas e cinza subindo 100-400 m acima da borda da cratera.
O Nível de Alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 1-4), e o público foi avisado para permanecer fora da zona de exclusão de 2 km.
Fonte: Pusat Vulkanologi dan Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)
PVMBG relatou que em 21 de agosto as emissões brancas e marrons aumentaram 100 m acima do cume de Raung e derivaram N e S.
Plumas brancas subiram tão alto quanto 100 m durante 22-26 de agosto, as condições meteorológicas impediram observações visuais durante 27 a 31 de agosto.
O Nível de Alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 1-4), e o público foi avisado para permanecer fora da zona de exclusão de 2 km.
Fonte: Pusat Vulkanologi dan Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)
O PVMBG relatou que as emissões de cinza aumentaram 200 m acima do cume de Raung e derivaram S durante 11-12 de agosto.
Plumas brancas subiram até 100 me derivaram de N e S em alguns dias durante 13-18 de agosto, as condições meteorológicas às vezes impediram observações visuais.
O Nível de Alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 1-4), e o público foi avisado para permanecer fora da zona de exclusão de 2 km.
Fonte: Pusat Vulkanologi dan Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)
O PVMBG relatou que um evento eruptivo em Raung foi detectado em 1º de agosto, embora as condições climáticas tenham impedido a confirmação visual.
As condições meteorológicas continuaram a obscurecer as vistas do vulcão durante 5-11 de agosto, plumas brancas eram visíveis subindo 100-200 m acima do cume durante algumas das interrupções na cobertura de nuvens.
O Nível de Alerta permaneceu em 2 (em uma escala de 1-4), e o público foi avisado para permanecer fora da zona de exclusão de 2 km.
Fonte: Pusat Vulkanologi dan Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)
O PVMBG informou que entre 1 de janeiro e 15 de julho as plumas brancas em Raung subiram 50 m acima do cume.
A sismicidade aumentou em 13 de julho e, novamente, em 16 de julho.
Em 1052, em 16 de julho, os observadores observaram que a cor das emissões havia se tornado branco acastanhado e aumentado.
A VONA afirmou que em 1353 uma pluma de cinzas subia 100 m acima do cume e flutuava N.
Em 1356, a cor das emissões mudou para branco e cinza, e as plumas subiram para 100 m acima do cume.
Durante o resto do dia, as plumas cinza e avermelhada subiram 50-200 m.
Foram registradas 60 emissões no total.
Durante o dia 0000-0600, em 17 de julho, houve um total de 26 emissões caracterizadas por plumas de cinzas acastanhadas subindo 50-200 m.
O PVMBG elevou o Nível de Alerta para 2 (em uma escala de 1-4), e o público foi lembrado para não se aproximar da cratera em um raio de 2 km.
Fonte: Pusat Vulkanologi e Mitigasi Bencana Geologi (PVMBG, também conhecido como CVGHM)