IG-EPN informou que uma erupção no Reventador estava em andamento entre 23 e 30 de julho. A sismicidade foi caracterizada por 61-90 explosões diárias, terremotos de longa duração, tremores harmônicos e tremores associados às emissões. As condições meteorológicas impediram observações visuais durante 23 e 25 de julho. Várias plumas de cinzas e gases observadas durante 26-30 de julho subiram até 1,1 km acima da borda da cratera e flutuaram para N. NW, W e SW. Avalanches de material incandescente percorreram 800-900 m pelos flancos durante 27-29 de julho. Em 28 de julho, um fluxo piroclástico desceu pelos flancos até 600 m e em 29 de julho, fluxos piroclásticos desceram pelo flanco SE 600-800 m. Durante 29 e 30 de julho, o material incandescente ejetado caiu nos flancos até 400 m abaixo da borda da cratera. Secretaria de Gestão de Riesgos manteve o Nível de Alerta em Laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores).Fontes: Instituto Geof sico-Escuela Politica Nacional (IG-EPN),Secretaria de Gestión de Riesgos n de Riesgos (SGR)
Num relatório especial emitido em 10 de Junho, o IG-EPN informou que o número e a amplitude das explosões em Reventador aumentaram a partir de 21 de Março e permaneceram elevados, com base em dados sísmicos. Além disso, durante este período foi identificado um ligeiro aumento nas emissões de dióxido de enxofre em dados de satélite. A contagem diária de explosões atingiu o pico em 26 de maio e novamente em 9 de junho. O IG observou que as características das emissões de cinzas não mudaram e permaneceram em níveis normais, com plumas normalmente subindo 1 km acima da borda da cratera, plumas de 1,6 km indicam maior atividade e 2 km são considerados notáveis. Desde 2 de Maio, as alterações morfológicas na área da cratera reflectiram a geração de pequenos fluxos piroclásticos que desceram pelos flancos S e SE, mas não tiveram impacto nos residentes ou nas infra-estruturas. A atividade explosiva durante os dias 2 e 3 de junho criou uma pequena ravina no flanco SSE e uma depressão de 125 m de largura na borda da cratera, no topo da ravina. A incandescência na parte SE da cratera tornou-se visível e persistiu. Os fluxos piroclásticos subsequentes foram canalizados pela ravina, atingindo a base do cone. De 1 a 6 de junho, o VAAC de Washington emitiu 584 relatórios sobre emissões de cinzas, ou uma média de dois relatórios por dia, de acordo com o IG. As plumas subiram 400-2.800 m acima da borda da cratera, com uma altura média de 1 km. Houve 62-85 explosões diárias durante 7 a 11 de junho. Nuvens meteorológicas impediram visualizações durante 7 a 9 de junho. As plumas de cinzas durante 10-11 de junho subiram 700-800 m e flutuaram para WNW e NW.Fonte: Instituto Geof sico-Escuela Polit cnica Nacional (IG-EPN)
IG-EPN informou que uma erupção no Reventador estava em andamento entre 14 e 21 de maio. A sismicidade foi caracterizada por 46-78 explosões diárias, terremotos de longa duração, tremores harmônicos, eventos vulcano-tectônicos e tremores associados a emissões. Plumas de cinzas e gases subiram até 1,1 km acima da borda da cratera e flutuaram para noroeste, oeste e sudoeste durante 14-18 e 21 de maio. As condições climáticas às vezes impediram as visualizações, especialmente entre 19 e 20 de maio. A incandescência na cratera era visível durante a maioria das noites e avalanches de material incandescente desceram pelos flancos até 500 m do cume em algumas noites. Secretaria de Gestão de Riesgos manteve o Nível de Alerta em Laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores).Fontes: Instituto Geof sico-Escuela Politica Nacional (IG-EPN),Secretaria de Gestión de Riesgos n de Riesgos (SGR)
IG-EPN informou que uma erupção no Reventador estava em andamento entre 14 e 21 de maio. A sismicidade foi caracterizada por 46-78 explosões diárias, terremotos de longa duração, tremores harmônicos, eventos vulcano-tectônicos e tremores associados a emissões. Plumas de cinzas e gases subiram até 1,1 km acima da borda da cratera e flutuaram para noroeste, oeste e sudoeste durante 14-18 e 21 de maio. As condições climáticas às vezes impediram as visualizações, especialmente entre 19 e 20 de maio. A incandescência na cratera era visível durante a maioria das noites e avalanches de material incandescente desceram pelos flancos até 500 m do cume em algumas noites. Secretaria de Gestão de Riesgos manteve o Nível de Alerta em Laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores).Fontes: Instituto Geof sico-Escuela Politica Nacional (IG-EPN),Secretaria de Gestión de Riesgos n de Riesgos (SGR)
IG-EPN informou que uma erupção moderada no Reventador estava em andamento entre 23 e 30 de abril. A sismicidade era desconhecida devido a problemas de transmissão de dados. Embora as condições climáticas nubladas muitas vezes impedissem as observações por webcam e satélite, plumas diárias de cinzas e gases eram visíveis subindo até 1,4 km acima da borda da cratera e flutuando para noroeste, oeste e sudoeste. Secretaria de Gestão de Riesgos manteve o Nível de Alerta em Laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores).Fontes: Instituto Geof sico-Escuela Politica Nacional (IG-EPN),Secretaria de Gestión de Riesgos n de Riesgos (SGR)
IG-EPN informou que uma erupção moderada no Reventador estava em andamento entre 2 e 9 de abril. A sismicidade foi caracterizada por 46-78 explosões diárias, terremotos de longa duração, tremores harmônicos e tremores associados a emissões. Plumas de cinzas e gás subiram até 1,1 km acima da borda da cratera e flutuaram para noroeste, oeste e sudoeste durante os dias 2, 4 e 7 de abril. As condições meteorológicas por vezes impediram as visualizações, as emissões não eram visíveis nos outros dias da semana. Avalanches de material incandescente foram visíveis na maioria das noites, descendo pelos flancos até 800 m do cume. Secretária de Gestão de Riesgos manteve o Nível de Alerta em Laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores).Fontes: Instituto Geof sico-Escuela Política Nacional (IG-EPN),Secretaria de Gestión de Riesgos n de Riesgos (SGR)
IG-EPN informou que uma erupção moderada no Reventador estava em andamento entre 12 e 19 de março. A sismicidade foi caracterizada por 23 a 48 explosões diárias, terremotos de longa duração, tremores harmônicos e tremores associados às emissões. Plumas de cinzas e gás subiram até 1,3 km acima da borda da cratera e flutuaram em múltiplas direções na maioria dos dias. As condições meteorológicas por vezes impediram as visualizações e as emissões não foram visíveis entre 14 e 15 de março. Avalanches de material incandescente foram visíveis na maioria das noites, descendo pelos flancos até 900 m do cume. A incandescência de pequenas crateras foi visível entre 14 e 15 de março. O tempo foi ocasionalmente chuvoso durante a semana, um sinal sísmico indicando um lahar foi registrado às 02h10 do dia 19 de março. Secretaria de Gestão de Riesgos manteve o Nível de Alerta em Laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores).Fontes: Instituto Geof sico-Escuela Politica Nacional (IG-EPN),Secretaria de Gestión de Riesgos n de Riesgos (SGR)
IG-EPN informou que uma erupção moderada no Reventador estava em andamento entre 21 e 27 de fevereiro. A sismicidade foi caracterizada por 28 a 62 explosões diárias, terremotos de longa duração, tremores harmônicos e tremores associados às emissões. Plumas diárias de cinzas e gases subiam até 1,3 km acima da borda da cratera e flutuavam em várias direções, embora as condições climáticas às vezes impedissem a visualização. A incandescência da cratera foi ocasionalmente visível durante a noite e pela manhã, avalanches de material incandescente desceram pelos flancos até 800 m do cume em alguns dias e material incandescente foi ejetado 200 m acima da cratera durante 23 a 24 de fevereiro. . Um sinal sísmico indicando um lahar foi registrado às 00h15 do dia 24 de fevereiro. Secretaria de Gestão de Riesgos manteve o Nível de Alerta em Laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores).Fontes: Instituto Geof sico-Escuela Politica Nacional (IG-EPN),Secretaria de Gestión de Riesgos n de Riesgos (SGR)
IG-EPN informou que uma erupção moderada no Reventador estava em andamento entre 2 e 9 de janeiro. A sismicidade foi caracterizada por 37-58 explosões diárias, terremotos de longa duração, tremores harmônicos e tremores associados às emissões. Várias plumas de cinzas e gases subiram até 1,3 km acima da borda da cratera e flutuaram para S, SW, W e NW, embora as condições nubladas muitas vezes impedissem a visualização. A incandescência da cratera foi ocasionalmente visível durante a noite e pela manhã, material incandescente foi ejetado 200-300 m acima da cratera e avalanches de material incandescente desceram pelos flancos até 600 m do cume durante 6-9 de janeiro. Um pequeno lahar foi registrado em 6 de janeiro. Secretária de Gestão de Riesgos manteve o Nível de Alerta em Laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores).Fontes: Instituto Geof sico-Escuela Política Nacional (IG-EPN),Servicio Nacional de Gesti n de Riesgos e Emergências (SNGRE)
IG-EPN informou que a erupção no Reventador ocorreu de 21 a 28 de novembro. A sismicidade foi caracterizada por 31-60 explosões diárias, terremotos de longa duração, tremores harmônicos e tremores associados às emissões. Várias plumas diárias de cinzas e gases subiram até 1,2 km acima da borda da cratera e flutuaram em múltiplas direções. A incandescência diária da cratera era visível durante a noite e pela manhã. Material incandescente foi ejetado 200 m acima da borda da cratera entre 21 e 23 de novembro, e avalanches de material incandescente desciam diariamente pelos flancos, viajando até 800 m do cume. As condições climáticas às vezes impediram a visualização do vulcão. Secretária de Gestão de Riesgos manteve o Nível de Alerta em Laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores).Fontes: Instituto Geof sico-Escuela Política Nacional (IG-EPN),Servicio Nacional de Gesti n de Riesgos e Emergências (SNGRE)
IG-EPN informou que a erupção no Reventador ocorreu de 31 de outubro a 7 de novembro. A sismicidade foi caracterizada por 37-52 explosões diárias, terremotos de longa duração, tremores harmônicos e tremores associados às emissões. Várias plumas diárias de cinzas e gases subiram até 1,2 km acima da borda da cratera e flutuaram principalmente para N, NW, N e NE. A incandescência diária da cratera era visível durante a noite e pela manhã. Avalanches de material incandescente desceram pelos flancos, percorrendo até 800 m do cume. Material incandescente foi ejetado a uma altura de até 300 m acima da borda da cratera várias vezes entre 4 e 7 de novembro. As condições climáticas às vezes impediram a visualização do vulcão. Secretaria de Gestão de Riesgos manteve o Nível de Alerta em Laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores).Fonte: Instituto Geof sico-Escuela Polit cnica Nacional (IG-EPN)
IG-EPN informou que a erupção no Reventador ocorreu de 31 de outubro a 7 de novembro. A sismicidade foi caracterizada por 37-52 explosões diárias, terremotos de longa duração, tremores harmônicos e tremores associados às emissões. Várias plumas diárias de cinzas e gases subiram até 1,2 km acima da borda da cratera e flutuaram principalmente para N, NW, N e NE. A incandescência diária da cratera era visível durante a noite e pela manhã. Avalanches de material incandescente desceram pelos flancos, percorrendo até 800 m do cume. Material incandescente foi ejetado a uma altura de até 300 m acima da borda da cratera várias vezes entre 4 e 7 de novembro. As condições climáticas às vezes impediram a visualização do vulcão. Secretaria de Gestão de Riesgos manteve o Nível de Alerta em Laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores).Fonte: Instituto Geof sico-Escuela Polit cnica Nacional (IG-EPN)
IG-EPN informou que a erupção no Reventador ocorreu de 10 a 17 de outubro. A sismicidade foi caracterizada por 15 a 43 explosões diárias, terremotos de longa duração, tremores harmônicos e tremores associados às emissões. Várias plumas diárias de cinzas e gases subiram até 1,3 km acima da borda da cratera e flutuaram em múltiplas direções. A incandescência diária da cratera era visível durante a noite e pela manhã. Material incandescente foi ejetado a uma altura de até 600 m acima da borda da cratera várias vezes entre 10 e 11 de outubro. Avalanches de material incandescente desceram pelos flancos, concentrando-se no flanco SE durante o início da semana, e viajando até 800 m do cume. As condições climáticas às vezes impediram a visualização do vulcão. Secretaria de Gestão de Riesgos manteve o Nível de Alerta em Laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores).Fontes: Instituto Geof sico-Escuela Politica Nacional (IG-EPN),Secretaria de Gestión de Riesgos n de Riesgos (SGR)
IG-EPN informou que a erupção no Reventador ocorreu de 19 a 26 de setembro. A sismicidade foi caracterizada por 22 a 49 explosões diárias, terremotos de longa duração, eventos vulcano-tectônicos, tremores harmônicos e tremores associados a emissões. Várias plumas diárias de cinzas e gases subiam de 200 a 1.000 m acima da borda da cratera e flutuavam em múltiplas direções. A incandescência diária da cratera era visível durante a noite e pela manhã. Material incandescente desceu pelos flancos, principalmente para E e SE, percorrendo até 500 m do cume. Material incandescente às vezes era ejetado 200-300 m acima da borda da cratera. As condições climáticas às vezes impediram a visualização do vulcão. Secretaria de Gestão de Riesgos manteve o Nível de Alerta em Laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores).Fontes: Instituto Geof sico-Escuela Politica Nacional (IG-EPN),Secretaria de Gestión de Riesgos n de Riesgos (SGR)
IG-EPN informou que a erupção no Reventador ocorreu de 29 de agosto a 5 de setembro. A sismicidade foi caracterizada por 23 a 48 explosões diárias, terremotos de longa duração, eventos vulcano-tectônicos, tremores harmônicos e tremores associados a emissões. A incandescência da cratera foi visível durante a noite entre 29 de Agosto e 3 de Setembro, o material incandescente foi por vezes ejectado para os flancos e depois desceu até 500 m. Plumas diárias de cinzas e gases subiam 600-1.000 m acima da borda da cratera e flutuavam para noroeste, oeste e sudoeste. As condições climáticas às vezes impediram a visualização do vulcão. Secretaria de Gestão de Riesgos manteve o Nível de Alerta em Laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores).Fontes: Instituto Geof sico-Escuela Politica Nacional (IG-EPN),Secretaria de Gestión de Riesgos n de Riesgos (SGR)
IG-EPN informou que a erupção no Reventador ocorreu de 15 a 22 de agosto. A sismicidade foi caracterizada por 21 a 30 explosões diárias, terremotos de longa duração, tremores harmônicos e tremores associados às emissões. A incandescência da cratera era visível todas as noites e às vezes de manhã cedo, e as explosões ejetavam material incandescente nos flancos. Plumas diárias de cinzas e gases subiram 900-1.300 m acima da borda da cratera e flutuaram para E, NW, W e SW durante 15-21 de agosto, nuvens meteorológicas impediram a visualização em 22 de agosto. Secretaria de Gestão de Riesgos manteve o Nível de Alerta em Laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores).Fontes: Instituto Geof sico-Escuela Politica Nacional (IG-EPN),Secretaria de Gestión de Riesgos n de Riesgos (SGR)
O IG-EPN informou que a erupção no Reventador estava em andamento entre 18 e 25 de julho. A sismicidade foi caracterizada por 16-40 explosões diárias, terremotos de longo período, tremores harmônicos e tremores associados a emissões. Nuvens meteorológicas muitas vezes dificultavam as observações visuais, embora a incandescência da cratera fosse visível na maioria das noites e madrugadas, e o material fosse visto descendo pelos flancos. Plumas de cinzas e gás subiram 400 m acima da borda da cratera e flutuaram para noroeste em 19 de julho. A incandescência da cratera foi visível durante a noite de 20 para 21 de julho e blocos incandescentes rolaram 500 m pelos flancos. Uma explosão em 0804 em 22 de julho produziu uma nuvem com quantidades moderadas de cinzas que subiram 500 m acima da borda da cratera. Uma explosão em 0509 em 23 de julho ejetou material incandescente nos flancos que desceram 500 m. As emissões de cinzas em 24 de julho subiram menos de 200 m e se desviaram para noroeste. Material incandescente foi ejetado até 400 m nos flancos. Servicio Nacional de Gesti n de Riesgos y Emergencias (SNGRE) manteve o Nível de Alerta em Laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores).
O IG informou que a erupção no Reventador ocorreu entre 20 e 27 de junho. A sismicidade foi caracterizada por 7 a 30 explosões diárias, terremotos de longo período, tremores harmônicos e tremores associados a emissões. Nuvens meteorológicas muitas vezes dificultavam as observações visuais, embora a incandescência da cratera fosse visível na maioria das noites e madrugadas, e do fluxo de lava do flanco S em 21-22 de junho. De 21 a 23 de junho, as emissões de cinzas subiram até 1 km acima da cratera e se desviaram para NE, W e NW. Durante 23-26 de junho, as emissões de gás e cinzas subiram até 1 km acima da cratera e se desviaram para o W e NW. Servicio Nacional de Gesti n de Riesgos y Emergencias (SNGRE) manteve o Nível de Alerta em Laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores).Fontes: Instituto Geofísico-Escuela Polit cnica Nacional (IG), Servicio Nacional de Gesti n de Riesgos y Emergencias (SNGRE)
O IG informou que a erupção no Reventador estava em andamento de 6 a 13 de junho. A sismicidade foi caracterizada por explosões, terremotos de longo período, tremores harmônicos e tremores associados a emissões. Embora as nuvens meteorológicas tenham impedido as observações visuais das emissões entre 6 e 7 de junho, várias explosões durante a noite ejetaram material incandescente nos flancos, parte do material rolou pelo flanco E. Durante 7-10 de junho, várias emissões de vapor e cinzas subiram até 1 km acima da borda da cratera e derivaram W. A incandescência da cratera era visível durante a noite e os blocos incandescentes às vezes rolavam 400-500 m pelos flancos. A incandescência da cratera foi visível durante a noite de 11 a 13 de junho. As condições meteorológicas impediram as visualizações no dia 11 de junho. Plumas de gás e cinzas subiram 600-800 m e desviaram W durante 12-13 de junho. Servicio Nacional de Gesti n de Riesgos y Emergencias (SNGRE) manteve o Nível de Alerta em Laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores).Fontes: Instituto Geofísico-Escuela Polit cnica Nacional (IG), Servicio Nacional de Gesti n de Riesgos y Emergencias (SNGRE)
O IG informou que a erupção no Reventador estava em andamento de 23 a 30 de maio. A sismicidade foi caracterizada por 28-43 explosões diárias, terremotos de longo período, tremores harmônicos e tremores relacionados a emissões. As emissões diárias de gás e cinzas aumentaram 1 km acima da cratera e flutuaram para SW, W, NW e NE. Na maioria das noites, blocos incandescentes foram vistos rolando 500-1.000 m pelos flancos, a incandescência na cratera e nos flancos superiores também era visível periodicamente. O Servicio Nacional de Gesti n de Riesgos y Emergencias (SNGRE) manteve o Nível de Alerta em Laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores). Fontes: Instituto Geofísico-Escuela Polit cnica Nacional (IG), Servicio Nacional de Gesti n de Riesgos y Emergencias (SNGRE)
O IG informou que a erupção no Reventador ocorreu entre 10 e 16 de maio. A sismicidade foi caracterizada por explosões, terremotos de longo período, tremores harmônicos e tremores relacionados a emissões. Plumas de vapor, gás e cinzas foram observadas em algumas imagens da webcam, embora as condições climáticas ocasionalmente obscurecessem as visualizações. As emissões de cinzas em 12 de maio subiram 500 m acima da borda da cratera e se desviaram para N. Em 14 de maio, uma nuvem de vapor e cinzas subiu 250 m e se deslocou para NE. Em 16 de maio, uma nuvem de cinzas subiu 1 km acima da cratera e derivou para W e SW. A incandescência na cratera era visível à noite durante 10-12 e 16 de maio, e blocos incandescentes rolavam 200-700 m pelos flancos. Servicio Nacional de Gesti n de Riesgos y Emergencias (SNGRE) manteve o Nível de Alerta em Laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores).Fontes: Instituto Geofísico-Escuela Polit cnica Nacional (IG), Servicio Nacional de Gesti n de Riesgos y Emergencias (SNGRE)
O IG informou que a erupção no Reventador ocorreu entre 19 e 25 de abril. A atividade sísmica não foi caracterizada devido a problemas técnicos. Plumas de vapor, gás e cinzas foram observadas nas imagens da webcam do IG e descritas nos avisos do Washington VAAC na maioria dos dias, as condições climáticas ocasionalmente impediam as visualizações. As plumas subiram até 1,6 km acima do cume e flutuaram E, SE, W e SW. A incandescência da cratera foi visível à noite entre 20 e 21 de abril. Servicio Nacional de Gesti n de Riesgos y Emergencias (SNGRE) manteve o Nível de Alerta em Laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores).Fontes: Instituto Geofísico-Escuela Polit cnica Nacional (IG), Servicio Nacional de Gesti n de Riesgos y Emergencias (SNGRE)
IG descreveu a erupção em curso no Reventador como moderada durante 29 de março a 4 de abril. A sismicidade foi caracterizada por explosões, terremotos de longo período, períodos de tremores harmônicos e sinais que indicavam emissões. O número de explosões diárias variou de 24 a 45, embora a transmissão diária de dados sísmicos tenha sido interrompida algumas vezes. Plumas de vapor, gás e cinzas foram observadas nas imagens da webcam do IG e descritas nos avisos do VAAC de Washington entre 29 e 31 de março, as condições climáticas ocasionalmente impediram as visualizações. As plumas subiram até 1,3 km acima do cume e flutuaram para W. A incandescência da cratera foi visível durante a noite de 29 e 30 de março. Blocos incandescentes foram vistos rolando até 700 m pelos flancos em todas as direções entre 30 e 31 de março. Servicio Nacional de Gesti n de Riesgos y Emergencias (SNGRE) manteve o Nível de Alerta em Laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores).Fontes: Instituto Geofísico-Escuela Polit cnica Nacional (IG), Servicio Nacional de Gesti n de Riesgos y Emergencias (SNGRE)
IG descreveu a erupção em curso no Reventador como moderada entre 17 e 24 de janeiro. A sismicidade diária foi caracterizada por explosões, terremotos de longo período, períodos de tremores harmônicos e sinais que indicavam emissões. A contagem diária de explosões variou de 22 a 96, a transmissão de dados sísmicos foi interrompida entre 22 e 23 de janeiro. Embora as nuvens meteorológicas muitas vezes impeçam as observações do cume, as plumas diárias de gás, vapor e cinzas foram observadas nas imagens da webcam do IG e descritas nas notificações de atividade vulcânica do Washington VAAC quase diariamente. As plumas subiram até 2,2 km acima do vulcão e flutuaram em várias direções. A incandescência da cratera era visível todas as noites e os blocos incandescentes eram ejetados nos flancos às vezes em todas as direções, os blocos incandescentes também eram visíveis rolando até 800 m pelos flancos. Servicio Nacional de Gesti n de Riesgos y Emergencias (SNGRE) manteve o Nível de Alerta em Laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores).Fontes: Instituto Geofísico-Escuela Polit cnica Nacional (IG), Servicio Nacional de Gesti n de Riesgos y Emergencias (SNGRE)
IG descreveu a erupção em curso no Reventador como moderada entre 21 e 27 de dezembro. A sismicidade diária foi caracterizada por explosões, terremotos de longo período, períodos de tremores harmônicos e sinais que indicavam emissões. Plumas de gás, vapor e cinzas, observadas diariamente com webcams ou relatadas pelo Washington VAAC, subiram até 1,3 km acima do cume e flutuaram em várias direções. Nuvens meteorológicas ocasionalmente impediam a visualização por webcam e satélite do vulcão. A incandescência da cratera era visível todas as noites ou durante as primeiras horas da manhã, blocos incandescentes rolaram por todos os flancos, descendo até 700 m.Fonte: Instituto Geofísico-Escuela Polit cnica Nacional (IG)
IG descreveu a erupção em andamento no Reventador como moderada durante 29 de novembro a 6 de dezembro. A sismicidade diária foi caracterizada por explosões, terremotos de longo período, períodos de tremores harmônicos e sinais que indicavam emissões. Plumas de gás, vapor e cinzas, observadas quase diariamente com webcams ou relatadas pelo Washington VAAC, subiram até 1,9 km acima do cume e flutuaram em várias direções. Nuvens meteorológicas ocasionalmente impediam a visualização por webcam e satélite do vulcão. Os fluxos de lava ativos nos flancos N e NE eram periodicamente visíveis nas visualizações da webcam. Fonte: Instituto Geofísico-Escuela Politética Nacional (IG)
IG descreveu a erupção em curso no Reventador como moderada entre 9 e 15 de novembro. A sismicidade diária foi caracterizada por 18-47 explosões, 22-45 terremotos de longo período e 2-18 sinais que indicavam emissões. Durante 9-12 de novembro, também houve 1-4 períodos de tremor harmônico diário. Plumas de gás, vapor e cinzas, observadas quase diariamente com webcams ou relatadas pelo Washington VAAC, subiram até 1,3 km acima do cume e flutuaram S, W, SW, N e NW. A incandescência da cratera era ocasionalmente visível à noite e o fluxo de lava no flanco NE estava ativo. As emissões médias de dióxido de enxofre foram de 22, 20,2 e 174,9 toneladas por dia nos dias 9, 11 e 12 de novembro, respectivamente. Uma avalanche incandescente foi visível no flanco N durante a noite de 9 de novembro, em 10 de novembro ela havia viajado para 800 m abaixo da cratera. Fonte: Instituto Geofísico-Escuela Politética Nacional (IG)
IG descreveu a erupção em curso no Reventador como moderada durante 18-25 de outubro. A sismicidade diária foi caracterizada por 9-45 explosões, 2-67 terremotos de longo período, 4-25 sinais que indicavam emissões e durante 20-25 de outubro houve 2-6 períodos de tremor harmônico. Plumas de gás, vapor e cinzas, observadas quase diariamente com webcams ou relatadas pelo Washington VAAC, subiram até 1,3 km acima do cume e flutuaram SW, W e NW. Nuvens meteorológicas às vezes impediam observações visuais. A incandescência da cratera foi ocasionalmente visível e o fluxo de lava no flanco NE estava ativo. As emissões de dióxido de enxofre foram em média de 52-83 toneladas por dia durante 19-23 de outubro. Fonte: Instituto Geofísico-Escuela Politcnica Nacional (IG)
IG caracterizou a erupção em curso no Reventador como moderada durante 20-27 de setembro. Plumas de gás, vapor e cinzas, observadas com webcams ou relatadas pelo Washington VAAC, subiram até 1,3 km acima do cume e flutuaram SW, W, NW e NE. A incandescência da cratera era visível todas as noites, o fluxo de lava no flanco NE continuou ativo e os blocos incandescentes eram visíveis rolando 600-800 m pelos flancos durante os dias 20-23 e 26-27 de setembro.Fonte: Instituto Geof sico -Escuela Politcnica Nacional (IG)
IG caracterizou a erupção em curso no Reventador como moderada durante 23-30 de agosto. Plumas de gás e cinzas, observadas com webcams ou relatadas pelo Washington VAAC, subiram até 1,6 km acima do cume e flutuaram em várias direções. A incandescência da cratera era visível na maioria das noites e frequentemente durante as primeiras horas da manhã. Os blocos incandescentes foram visíveis rolando 500 m abaixo do flanco NE durante 24-25 de agosto e 600 m abaixo de todos os flancos durante 28-29 de agosto. Fonte: Instituto Geofísico-Escuela Politcnica Nacional (IG)
IG caracterizou a erupção em curso no Reventador como moderada entre 19 e 26 de julho. As plumas de gás e cinzas, observadas com a webcam ou relatadas pelo Washington VAAC, subiram até 1,4 km acima do cume e flutuaram em várias direções. Um fluxo de lava ativo descendo os flancos NE foi visível nas imagens térmicas da webcam durante os dias 21 e 24 de julho. Fonte: Instituto Geofísico-Escuela Politcnica Nacional (IG)
O IG informou que um alto nível de atividade continuou em Reventador entre 14 e 22 de junho, embora as condições meteorológicas nubladas às vezes impedissem as observações visuais. Plumas de gás e cinzas, muitas vezes observadas várias vezes ao dia com a webcam ou relatadas pelo Washington VAAC, subiram até 1,7 km acima do cume e derivaram principalmente NW e W. Incandescência da cratera era frequentemente visível à noite ou durante a madrugada. Fonte: Instituto Geofísico-Escuela Politcnica Nacional (IG)
O IG informou que um alto nível de atividade continuou em Reventador entre 10 e 17 de maio, embora as condições meteorológicas nubladas às vezes impedissem as observações visuais, principalmente entre 14 e 15 de maio. Plumas de gás e cinzas, muitas vezes observadas várias vezes ao dia, conforme relatado pelo Washington VAAC, subiram até 1 km acima do cume e derivaram principalmente NW e W. Incandescência da cratera e blocos incandescentes rolando 600 m pelos flancos foi visível entre 10 e 13 de maio. Durante a manhã de 17 de maio um novo fluxo de lava desceu pelo flanco NE. Fonte: Instituto Geofísico-Escuela Politcnica Nacional (IG)
A equipe do IG observou altos níveis de atividade no Reventador durante uma visita de campo de 4 a 7 de abril e notou emissões esporádicas com teor moderado de cinzas. Eles visualizaram o vulcão com uma câmera térmica e viram um fluxo de lava ativo no flanco NNE superior, produzindo avalanches de rochas à medida que avançava. O caudal tinha 1,7-2 km de comprimento e foi derramado a partir de um respiradouro cerca de 200 m abaixo do cume no flanco NNE. Dois fluxos inativos e de resfriamento foram localizados adjacentes ao fluxo ativo. A atividade continuou alta entre 12 e 19 de abril, embora as condições meteorológicas nubladas frequentemente impedissem as observações visuais. Plumas de vapor, gás e cinzas, muitas vezes observadas várias vezes ao dia com a webcam ou relatadas pelo Washington VAAC, subiram até 1 km acima da cratera do cume e derivaram para W e NW. A incandescência da cratera era visível na maioria das noites e madrugadas, material incandescente era visível descendo os flancos durante 13-14 de abril.Fonte: Instituto Geof sico-Escuela Polit cnica Nacional (IG)
O IG informou que um alto nível de atividade continuou em Reventador entre 15 e 22 de março, embora as condições meteorológicas nubladas às vezes impedissem as observações visuais. Plumas de vapor e cinzas, muitas vezes observadas várias vezes ao dia com a webcam ou relatadas pelo Washington VAAC, subiram até 1 km acima da cratera do cume e derivaram principalmente NW, W e SW. A incandescência da cratera era visível na maioria das noites, material incandescente era visível descendo o flanco S durante 15-16 de março.Fonte: Instituto Geofísico-Escuela Politcnica Nacional (IG)
O IG informou que um alto nível de atividade continuou em Reventador entre 15 e 22 de fevereiro, embora as condições meteorológicas nubladas tenham impedido as observações visuais entre 20 e 21 de fevereiro. Plumas de vapor e cinzas, muitas vezes observadas várias vezes ao dia com a webcam ou relatadas pelo Washington VAAC, subiram mais de 1,3 km acima da cratera do cume e flutuaram em várias direções. A incandescência da cratera era visível na maioria das noites, material incandescente era visível descendo o flanco S durante 17-18 de fevereiro. Fonte: Instituto Geofísico-Escuela Politcnica Nacional (IG)
IG informou que um alto nível de atividade continuou no Reventador durante 18-25 de janeiro. Plumas de gás e cinzas, muitas vezes observadas várias vezes ao dia com a webcam ou relatadas pelo Washington VAAC, às vezes subiam mais de 1 km acima da cratera do cume e flutuavam principalmente NW, W e SW. A incandescência da cratera foi visível à noite de 19 a 20 de janeiro. O tempo nublado às vezes impediu a observação visual durante 21-23 de janeiro. Os fluxos de lava nos flancos E e NE foram visíveis durante 23-25 de janeiro e continuaram a avançar. Fonte: Instituto Geofísico-Escuela Politcnica Nacional (IG)
IG relatou que um alto nível de atividade continuou no Reventador durante 21-28 de dezembro. Plumas de gás e cinzas, frequentemente observadas várias vezes ao dia com a webcam ou relatadas pelo Washington VAAC, subiram até 1,2 km acima da cratera do cume e derivaram principalmente de NW, W e SW. A incandescência da cratera era visível todas as noites, e fluxos de lava estavam ativos nos flancos NE e N. Explosões, incandescência da cratera e blocos incandescentes rolando 500 m pelos flancos N e NE foram observados durante a noite durante os dias 27-28 de novembro. Fonte: Instituto Geof sico-Escola Política Nacional (IG)
IG relatou que um alto nível de atividade continuou a ser registrado no Reventador durante 24-30 de novembro. Plumas de gás e cinzas, frequentemente observadas várias vezes ao dia com a webcam ou relatadas pelo Washington VAAC, subiram mais de 1,3 km acima da cratera do cume e derivaram principalmente de NW, W, SW e S. Incandescência da cratera era visível todas as noites, e blocos incandescentes foram observados rolando 400 m pelos flancos em todas as direções na maioria das noites. Fonte: Instituto Geof sico-Escuela Polit cnica Nacional (IG)
IG relatou que um alto nível de atividade continuou a ser registrado no Reventador durante 26 de outubro a 2 de novembro, o tempo nublado às vezes impedia a visualização da webcam e do satélite. Plumas de gás e cinzas, frequentemente observadas várias vezes ao dia com a webcam ou relatadas pelo Washington VAAC, subiram até 1,4 km acima da cratera do cume e flutuaram principalmente a W, NW, N e NE. Ashfall foi relatado na aldeia El Reventador em 27 de outubro. À noite, durante os dias 26 e 30-31 de outubro e 1 de novembro, blocos incandescentes foram observados rolando 500-700 m pelos flancos em todas as direções. Fonte: Instituto Geof sico-Escuela Polit cnica Nacional (IG)
IG relatou que um alto nível de atividade continuou a ser registrado no Reventador durante 29 de setembro a 3 de outubro, o tempo nublado às vezes impedia a visualização da webcam e do satélite. Plumas de gás e cinzas, frequentemente observadas várias vezes ao dia com a webcam ou relatadas pelo Washington VAAC, subiram até 1 km acima da cratera do cume e derivaram principalmente de W e NW. A incandescência da cratera foi frequentemente observada à noite junto com blocos incandescentes que rolaram até 800 m pelos flancos. Fonte: Instituto Geof sico-Escuela Polit cnica Nacional (IG)
IG relatou que várias emissões de cinzas do Reventador durante 18-24 de agosto aumentaram 500-1.400 m acima do cume e derivaram NW, W, SW e S, às vezes as condições meteorológicas impediram a confirmação visual. A sismicidade foi caracterizada por explosões diárias, tremor harmônico, terremotos de longo período e sinais que indicavam emissões. O Washington VAAC relatou plumas de gás e vapor e cinzas a 1,4 km acima do cume que derivava de W, NW e SW, frequentemente observado várias vezes por dia em imagens de satélite ou webcams. A incandescência noturna da cratera foi frequentemente observada, acompanhada por blocos incandescentes rolando pelos flancos NE, E e S até 600 m. Foi relatado um fluxo de lava descendo o flanco NE durante 17-18 de agosto. Fontes: Instituto Geof sico-Escuela Polit cnica Nacional (IG), Washington Volcanic Ash Advisory Center (VAAC)
IG relatou que um alto nível de atividade continuou a ser registrado no Reventador durante 29 de junho a 6 de julho, as condições climáticas adversas às vezes impediam a confirmação visual. A sismicidade foi caracterizada por explosões diárias, eventos de tremor harmônico, terremotos de longo período e sinais indicando emissões. Plumas de gás, vapor e cinzas, frequentemente observadas várias vezes ao dia com a webcam ou relatadas pelo Washington VAAC, subiram até 1,6 km acima da cratera do cume e derivaram principalmente de W, NW e NE. Incandescência da cratera e blocos incandescentes rolando pelo flanco S foram frequentemente observados à noite. Fonte: Instituto Geof sico-Escuela Polit cnica Nacional (IG)
IG relatou que um alto nível de atividade continuou a ser registrado no Reventador durante 1-8 de junho, as condições climáticas adversas às vezes impediam a confirmação visual. A sismicidade foi caracterizada por 3-23 explosões diárias, eventos de tremor vulcanotectônico e harmônico, terremotos de longo período e sinais indicando emissões. Plumas de gás, vapor e cinzas, frequentemente observadas várias vezes ao dia com a webcam ou relatadas pelo Washington VAAC, subiram mais de 1 km acima da cratera do cume e derivaram principalmente de W, NW e NE. Incandescência da cratera e blocos incandescentes rolando até 500 m abaixo do flanco S foram ocasionalmente observados à noite. Os fluxos de lava nos flancos N, NE, SE e S estavam ativos. O relatório também observou que persistia uma área protuberante no flanco N detectada pela primeira vez em 13 de maio. Fonte: Instituto Geof sico-Escuela Polit cnica Nacional (IG)
IG relatou que um alto nível de atividade continuou a ser registrado no Reventador durante 24-30 de março, as condições climáticas adversas às vezes impediam a confirmação visual. A sismicidade foi caracterizada por 49-80 explosões diárias, eventos de tremores vulcanotectônicos e harmônicos e terremotos de longo período, bem como sinais indicando emissões. Plumas de gás, vapor e cinzas, frequentemente observadas várias vezes ao dia com a webcam ou relatadas pelo Washington VAAC, subiram até 1,4 km acima da cratera do cume e derivaram principalmente de W, NW, SW. Incandescência da cratera e blocos incandescentes rolando pelo flanco NE foram observados todas as noites e explosões acompanhantes durante 24-25 de março. Fonte: Instituto Geof sico-Escuela Polit cnica Nacional (IG)
IG relatou que um alto nível de atividade continuou a ser registrado no Reventador durante 16-23 de março, as condições climáticas adversas às vezes impediam a confirmação visual. A sismicidade foi caracterizada por 31-81 explosões diárias, eventos de tremores vulcanotectônicos e harmônicos e terremotos de longo período, bem como sinais indicando emissões. Plumas de gás, vapor e cinzas foram frequentemente observadas várias vezes ao dia com a webcam ou relatadas pelo Washington VAAC, elas subiram até 1,5 km acima da cratera do cume e derivaram principalmente para NE, E e SW. Incandescência da cratera e blocos incandescentes rolando pelo menos pelos flancos N, NE e E foram observados todas as noites. Fonte: Instituto Geof sico-Escuela Polit cnica Nacional (IG)
IG relatou que um alto nível de atividade continuou a ser registrado no Reventador durante 19-26 de janeiro, as condições climáticas adversas às vezes impediam a conformação visual. A sismicidade foi caracterizada por 42-106 explosões diárias, eventos de tremores vulcanotectônicos e harmônicos e terremotos de longo período, bem como sinais indicando emissões. Plumas de gás, vapor e cinzas, muitas vezes observadas várias vezes por dia com a webcam ou relatadas pelo Washington VAAC, subiram até 1 km acima da cratera do cume e derivaram principalmente de NW, W e SW. Incandescência da cratera e blocos incandescentes rolando 600-800 m pelos flancos NE e S foram observados em algumas noites. Um novo fluxo de lava estava ativo no flanco N. Fonte: Instituto Geof sico-Escuela Polit cnica Nacional (IG)
IG relatou que um alto nível de atividade continuou a ser registrado no Reventador durante os dias 16 e 22 de dezembro, as condições climáticas adversas às vezes impediam a conformação visual.
A sismicidade foi caracterizada por 40-109 explosões diárias, eventos de tremores vulcanotectônicos e harmônicos e terremotos de longo período, bem como sinais indicando emissões.
Plumas de gás, vapor e cinzas, observadas às vezes várias vezes ao dia com a webcam ou relatadas pelo Washington VAAC, subiram até 1 km acima da cratera do cume e derivaram principalmente de NW e W.
Incandescência da cratera e blocos incandescentes rolando 600 m pelos flancos NE e S foram observados todas as noites.
O fluxo de lava de 450 m de comprimento no flanco NE permaneceu ativo, mas não avançou.
Fonte: Instituto Geof sico-Escola Política Nacional (IG)
IG relatou que um alto nível de atividade continuou a ser registrado no Reventador durante 17-24 de novembro.
A sismicidade foi caracterizada por explosões, eventos de tremores vulcanotectônicos e harmônicos e terremotos de longo período, bem como sinais indicando emissões.
Plumas de gás, vapor e cinzas, observadas às vezes várias vezes ao dia com a webcam ou relatadas pelo Washington VAAC, subiram até 1,3 km acima da cratera do cume e derivaram principalmente de NW, W e SW.
Incandescência da cratera e blocos incandescentes rolando 600 m pelos flancos NE e S foram observados durante 17-21 e 23-24 de novembro.
O fluxo de lava de 450 m de comprimento no flanco NE permaneceu ativo, mas não avançou.
Fonte: Instituto Geof sico-Escola Política Nacional (IG)
IG relatou que um alto nível de atividade continuou a ser registrado no Reventador durante 14-20 outubro.
As emissões de gás, vapor e cinzas, observadas às vezes várias vezes ao dia com a webcam ou relatadas pelo Washington VAAC, aumentaram até 1 km acima da cratera do cume e derivaram NE, NW e W.
Incandescência da cratera e blocos incandescentes rolando pelos flancos foram observados quase todas as noites, blocos rolados 600 m pelo flanco SE durante 17-18 de outubro.
O fluxo de lava de 400 m de comprimento no flanco NE permaneceu ativo, mas não avançou.
Fonte: Instituto Geof sico-Escuela Polit cnica Nacional (IG)
IG relatou que um alto nível de atividade continuou a ser registrado no Reventador.
Em reportagem especial, o IG revisou o início da atividade em meados de junho, caracterizada por fortes explosões, ejeção de blocos que rolaram pelos flancos e fluxos piroclásticos que desceram os flancos N, NE e W a menos de 1 km .
Além disso, no início de agosto, um pequeno fluxo de lava foi derramado no cume e viajou 400-500 m pelo flanco NE.
A formação de uma cúpula de lava também foi observada em 17 de agosto.
O número de alertas térmicos foi o maior em agosto em comparação com o resto do ano.
O cone destruído durante uma erupção de 2002 foi reconstruído e era tão alto ou ligeiramente mais alto em 11 de setembro.
De 9 a 15 de setembro, as emissões de gás, vapor e cinzas observadas com a webcam ou relatadas pelo Washington VAAC, às vezes várias vezes ao dia, aumentaram até 1 km acima da cratera do cume e derivaram para N, NW e W.
Blocos incandescentes rolaram pelo flanco N durante 9-10 de setembro e até 600 m pelos flancos S e SW durante 13-15 de setembro.
O fluxo de lava no flanco NE não havia aumentado.
Fonte: Instituto Geof sico-Escuela Polit cnica Nacional (IG)
IG relatou que um alto nível de atividade continuou a ser registrado no Reventador durante 11-17 de agosto.
As emissões de gás, vapor e cinzas observadas às vezes várias vezes por dia com a webcam ou relatadas pelo Washington VAAC aumentaram até 1 km acima da cratera do cume e derivaram para NW e W.
O tempo nublado às vezes impedia a visualização do vulcão .
Blocos incandescentes rolaram 500-700 m principalmente nos flancos NE e E durante 12-13 e 15-16 de agosto.
Um fluxo de lava percorreu 200 m pelo flanco NE em 13 de agosto.
O fluxo aumentou para 300 m em 15 de agosto e permaneceu ativo, embora não tenha avançado, até 18 de agosto.
Um pequeno fluxo piroclástico desceu o flanco NE durante 15-16 de agosto.
Fonte: Instituto Geof sico-Escuela Polit cnica Nacional (IG)
Em 23 de julho, o IG informou que a atividade no Reventador permaneceu alta.
Um ligeiro aumento na atividade superficial durante as duas semanas anteriores foi caracterizado por emissões de cinzas, juntamente com fluxos piroclásticos que desciam pelos flancos W, N e NE.
As plumas de cinza subiram 0,7-1,3 km acima da borda da cratera e flutuaram vários quilômetros NW, W e SW.
Blocos incandescentes rolavam preferencialmente pelos flancos N e NE, embora às vezes o material fosse ejetado em todos os flancos.
Fonte: Instituto Geofísico-Escuela Política Nacional (IG)
O IG informou que, entre 8 e 12 de julho, os dados sísmicos da rede Reventador indicaram um alto nível de atividade sísmica, incluindo explosões, tremores harmônicos e terremotos de longo período, não houve dados sísmicos disponíveis entre 13 e 14 de julho.
As emissões de gás, vapor e cinzas observadas diariamente com a webcam ou relatadas pelo Washington VAAC aumentaram 1 km acima da cratera do cume e derivaram NW, W e E.
O tempo nublado às vezes impedia a visualização do vulcão.
Blocos incandescentes rolaram até 600 m abaixo principalmente os flancos S e SE durante 8-9 e 12-14 de julho.
A incandescência da cratera era visível quase todas as noites.
Fonte: Instituto Geofísico-Escuela Política Nacional (IG)
O IG informou que, entre 27 de maio e 2 de junho, os dados sísmicos da rede do Reventador indicaram um alto nível de atividade sísmica, incluindo explosões, tremores harmônicos, terremotos de longo período e sinais indicando emissões.
As emissões de gás, vapor e cinzas observadas quase diariamente com a webcam ou relatadas pelo VAAC de Washington subiram 1 km acima da cratera do cume e derivaram N, NW, W e SW.
O tempo nublado às vezes impedia a vista do vulcão.
Blocos incandescentes rolaram até 500 m abaixo principalmente os flancos S e E.
A incandescência noturna das crateras era frequentemente visível.
Fonte: Instituto Geofísico-Escuela Política Nacional (IG)
O IG informou que, entre 27 de maio e 2 de junho, os dados sísmicos da rede do Reventador indicaram um alto nível de atividade sísmica, incluindo explosões, terremotos de longo período e sinais indicando emissões.
As emissões de gás, vapor e cinzas observadas diariamente com a webcam ou relatadas pelo VAAC de Washington subiram 1,4 km acima da cratera do cume e derivaram N, NW, W e SW.
O tempo nublado às vezes impedia a vista do vulcão.
Os blocos incandescentes rolaram até 500 m pelos flancos S e E entre 27 e 28 de maio.
A incandescência noturna da cratera foi visível entre 27 e 28 e 30 de maio, bem como entre 1 e 2 de junho.
Fonte: Instituto Geofísico-Escuela Política Nacional (IG)
O IG informou que, de 21 a 28 de abril, os dados sísmicos da rede do Reventador indicaram um alto nível de atividade sísmica, incluindo explosões, terremotos de longo período e sinais indicando emissões.
As emissões de gás, vapor e cinzas foram observadas quase diariamente, embora o tempo nublado às vezes impedisse vistas do vulcão, o IG e o Washington VAAC relataram que as emissões de gás e cinzas subiam 1,3 km acima da borda da cratera e flutuavam W, NW, N e NE.
Os blocos incandescentes rolaram 500-800 m pelos flancos em todas as direções nos dias 21-24 e 26-27 de abril.
Fonte: Instituto Geofísico-Escuela Política Nacional (IG)
O IG informou que, entre 17 e 24 de março, os dados sísmicos da rede do Reventador indicaram um alto nível de atividade sísmica, incluindo explosões, terremotos de longo período e sinais indicando emissões.
As emissões de gás e cinzas foram observadas quase diariamente, embora o tempo nublado impedisse a vista do vulcão, o IG e o Washington VAAC relataram que as emissões de gás e cinzas aumentavam cerca de 500-900 m acima da borda da cratera e atingiam até 2 km e deriva NE, SE, S e W.
Ashfall foi relatado em San Rafael (8 km ESE) em 17 de março.
Os blocos incandescentes rolaram 900 m pelos flancos S e SE entre 23 e 24 de março.
Fonte: Instituto Geofísico-Escuela Política Nacional (IG)
O IG informou que, entre 18 e 24 de janeiro, os dados sísmicos da rede do Reventador indicaram um alto nível de atividade sísmica, incluindo explosões, terremotos de longo período e sinais indicando emissões.
As plumas diárias de gás e cinza subiram 1,3 km acima da borda da cratera e flutuaram NW, W e SW.
Os blocos incandescentes rolaram 600-700 m pelos flancos entre 18 e 21 de fevereiro.
Às vezes, o tempo impedia a vista da área do cume.
Fonte: Instituto Geofísico-Escuela Política Nacional (IG)
O IG informou que, de 15 a 22 de janeiro, os dados sísmicos da rede do Reventador indicaram um alto nível de atividade sísmica, incluindo explosões, terremotos de longo período, tremor harmônico e sinais indicando emissões.
As plumas diárias de gás e cinza subiam 1,6 km acima da borda da cratera e flutuavam W, NW e N.
Blocos incandescentes rolavam 700 m pelos flancos.
Às vezes, o tempo impedia a vista da área do cume.
Fonte: Instituto Geofísico-Escuela Política Nacional (IG)
O IG informou que, entre 8 e 15 de outubro, os dados sísmicos da rede do Reventador indicaram um alto nível de atividade sísmica, incluindo explosões, terremotos de longo período, tremor harmônico e sinais indicando emissões.
Às vezes, o tempo impedia a vista da área do cume, embora em condições claras as plumas de cinzas, gases e vapores fossem visíveis subindo algumas vezes acima de 1 km acima da borda da cratera e flutuando N, NW, W e SW.
A incandescência da cratera foi observada periodicamente à noite.
De 7 a 10 de dezembro, os blocos rolaram de 500 a 700 m pelos flancos em várias direções.
Fonte: Instituto Geofísico-Escuela Política Nacional (IG)
O IG informou que, de 8 a 15 de outubro, os dados sísmicos da rede do Reventador indicaram um alto nível de atividade sísmica, incluindo explosões, terremotos de longo período, tremor harmônico e sinais indicando emissões.
O clima frequentemente impedia a vista da área do cume, embora em condições claras as plumas de cinza e vapor fossem visíveis subindo às vezes mais de 1 km acima da borda da cratera e flutuando NW, W e SW.
A incandescência da cratera foi observada periodicamente à noite.
Foram observados blocos rolando pelos flancos nos dias 10 e 14 de outubro.
Fonte: Instituto Geofísico-Escuela Política Nacional (IG)
IG informou que durante os dias 21-27 de agosto, dados sísmicos da rede do Reventador indicaram um alto nível de atividade sísmica, incluindo explosões, terremotos de longo período, tremor harmônico e sinais indicando emissões.
O tempo frequentemente impedia a vista da área do cume, embora durante as condições claras as plumas de cinzas e vapor fossem visíveis a até 1 km acima da borda da cratera e à deriva W, NW e N.
A incandescência da cratera era observada periodicamente noite.
Os blocos foram observados rolando 800 m pelos flancos durante 26-27 de agosto.
Fonte: Instituto Geofico-Escuela Politica Nacional (IG)
A IG informou que, de 10 a 16 de julho, dados sísmicos da rede do Reventador indicaram um alto nível de atividade sísmica, incluindo explosões, terremotos de longo período, tremor harmônico e sinais indicando emissões.
O tempo frequentemente evitava vistas da área do cume, embora durante as condições claras as cinzas fossem visíveis subindo pelo menos 600 m acima da borda da cratera e à deriva W e N.
Blocos foram observados rolando 500-600 m pelos flancos em 10 e 16 de julho.
Fonte: Instituto Geofísico-Escuela Politica Nacional (IG)