AGRADECIMENTOS

Agradecemos a todos os colaboradores do Painel Global que têm tornado possível a continuidade do nosso trabalho, permitindo que os conteúdos permaneçam gratuitos e acessíveis a todos.

Nosso Muito Obrigado!

A campanha continua. Colabore também. Clique aqui.

RELATÓRIO VULCÂNICO
Vulcão Whakaari/White Island (New Zealand)
25 Nov 2020

O Wellington VAAC relatou que durante os dias 20-24 de novembro, as emissões de vapor de Whakaari / Ilha Branca continham pequenas quantidades de cinzas.

As plumas subiram até 1,2 km (4.000 pés) de altitude

e flutuaram em várias direções, com base em imagens de webcam e satélite e informações da GeoNet.

Fonte: Wellington Volcanic Ash Advisory Centre (VAAC)


Relatórios Anteriores
18 Nov 2020

Após um período de clima severo, em 11 de novembro a GeoNet relatou algumas observações no continente de plumas e depósitos mais escuros em webcams, os cientistas realizaram um sobrevoo de Whakaari / Ilha Branca em 12 de novembro para investigar.

Observações aéreas confirmaram a presença de cinzas nas emissões, provenientes da saída de vapor principal no fundo do lago da cratera.

Uma análise inicial indicou que a cinza era de material solto ao redor do respiradouro sendo arrastado para as plumas de gás e vapor.

O nível de alerta vulcânico foi aumentado para 2 e o código de cores da aviação permaneceu em amarelo, refletindo uma maior inquietação na superfície.

Não houve nenhuma mudança notável na localização e no tamanho das aberturas ativas, embora a água da chuva tenha criado um pequeno lago raso no fundo da cratera 1978/90.

Uma pequena sequência de terremoto e vários episódios de tremor vulcânico ligeiramente aumentado foram registrados na semana anterior. Os dados sísmicos e as observações foram incomuns para o vulcão e podem ser coincidentes com as cinzas na pluma.

A produção de gás foi maior do que as observações recentes anteriores, o fluxo de dióxido de carbono foi de 2.390 toneladas / dia e o fluxo de dióxido de enxofre foi de 618 toneladas / dia.

O Wellington VAAC observou que as plumas de gás, vapor e cinzas subiram para 1,5-1,8 km (5.000-6.000 pés) de altitude

e derivaram E e SE durante 12-14 de novembro, com base em dados de satélite, relatórios de pilotos e GeoNet.

Pequenas quantidades de cinzas continuaram presentes nas emissões vistas durante um sobrevoo em 16 de novembro.

Dados de laboratório mostraram que os particulados eram minerais hidrotérmicos e material vulcânico antigo, sem assinaturas de cinza magmática fresca.

O fluxo de dióxido de carbono foi de 1.937 toneladas / dia e o fluxo de dióxido de enxofre foi de 710 toneladas / dia, em geral um pouco menor do que a medição anterior, mas ainda acima dos níveis de fundo.

A sismicidade permaneceu semelhante à da semana anterior, caracterizada por uma sequência de pequenos terremotos, um terremoto vulcânico maior do que o normal localizado perto do vulcão e um tremor vulcânico contínuo de baixo nível.

Cinza ressuspensa a 460 m (1.500 pés) de altitude

que derivou E e NE foi relatada pelo VAAC durante 16-17 de novembro.

Fontes: GeoNet, Wellington Volcanic Ash Advisory Center (VAAC)16 Sep 2020

Em 15 de setembro, a GeoNet relatou níveis contínuos, mas baixos de atividade em Whakaari / Ilha Branca.

Nas últimas seis semanas, a equipe realizou três voos para medir as emissões de gases e um para observações visuais.

Os dados mostram que o magma raso estava sendo desgaseificado em alta taxa por meio de um sistema aberto e desobstruído.

As temperaturas nas saídas de gás permaneceram altas (cerca de 440 graus Celsius), embora sejam 100 graus menos do que quando medidas em julho.

Algumas das saídas de gás tornaram-se maiores e a água acumulou-se no fundo da cratera.

A subsidência contínua das áreas de ventilação ativas e as partes S e W da parede da cratera principal foi indicada por medições de deformação.

O tremor vulcânico foi geralmente baixo, exceto por um curto período no início de agosto.

O nível de alerta vulcânico foi reduzido para 1 e o código de cores da aviação permaneceu em amarelo.

Fonte: GeoNet24 Jun 2020

A GeoNet relatou que durante os meses anteriores os níveis de atividade em Whakaari / Ilha Branca haviam diminuído gradualmente com base na interpretação coletiva da equipe de monitoramento de vulcões de todos os dados de monitoramento.

O nível de alerta vulcânico foi reduzido para 1 em 16 de junho, o código de cores da aviação foi reduzido para verde em 22 de junho.

Fonte: GeoNet17 Jun 2020

Em 16 de junho, a GeoNet informou que durante os meses anteriores os níveis de atividade em Whakaari / Ilha Branca haviam gradualmente progredido em uma tendência de queda com base na interpretação coletiva da equipe de monitoramento de vulcões de todos os dados de monitoramento.

As temperaturas nas saídas de gás permaneceram altas (acima de 450 graus Celsius), embora tenha sido registrado um lento declínio na entrada de calor da profundidade.

Embora o magma permanecesse em uma profundidade rasa, estimados 1 km abaixo da superfície, a descarga de gás e a deformação do solo não estavam aumentando.

Além disso, a atividade sísmica, especificamente o nível de tremor vulcânico, era baixa desde fevereiro-março.

O nível de alerta vulcânico foi reduzido para 1 e o código de cores da aviação permaneceu em amarelo.

Fonte: GeoNet10 Jun 2020

Em 9 de junho, a GeoNet informou que um pulso de gás de curta duração e um pequeno aumento na área de ventilação em Whakaari / White Island foram registrados na semana anterior.

A atividade provavelmente estava ligada a um novo magma colocado em uma profundidade rasa.

As altas temperaturas (cerca de 450 graus Celsius) na área de ventilação continuaram sendo registradas.

Foi registrado um declínio no fluxo de gás em 3 de junho, abaixo dos altos níveis detectados em 28 de maio, sugerindo que o aumento teve vida curta.

As chuvas recentes aumentaram as emissões de vapor e um pouco de água caiu no chão da cratera.

O nível de alerta vulcânico permaneceu em 2 e o código de cores da aviação permaneceu em amarelo.

Fonte: GeoNet03 Jun 2020

Em 29 de maio, a GeoNet informou que a atividade em Whakaari / White Island continuava em um estado elevado de agitação.

Os vôos de gás e de observação foram retomados, o fluxo de dióxido de enxofre e dióxido de carbono aumentou de 20 para 27 de maio, possivelmente indicando um novo corpo de magma em uma profundidade rasa.

As áreas de lava permaneceram quentes em 20 de maio, com temperaturas em torno de 500 graus Celsius.

A incandescência das emissões de gases ao redor dos lobos era visível nas imagens noturnas da webcam.

Os níveis de tremor permaneceram baixos no geral, pontuados com episódios ocasionais de tremor levemente elevado.

Alguns terremotos vulcânicos de fonte rasa foram registrados.

As medições baseadas em satélite mostraram vários centímetros de subsidência desde a erupção de dezembro de 2019.

O nível de alerta vulcânico permaneceu em 2 e o código de cores da aviação permaneceu em amarelo.

Fonte: GeoNet22 Apr 2020

Em 16 de abril, a GeoNet informou que os dados coletados em Whakaari / White Island provinham apenas de instrumentos na ilha, incluindo estações sísmicas, webcams e sensores de emissão de gás dióxido de enxofre, nenhum sobrevôo foi realizado nas últimas três semanas.

A GeoNet concluiu que não houve mudanças significativas no fluxo de dióxido de enxofre, a sismicidade permaneceu baixa e a área de ventilação ativa parecia inalterada desde o início de março.

As altas temperaturas da área de ventilação eram aparentes à noite.

O nível de alerta vulcânico permaneceu em 2 e o código de cores da aviação permaneceu em amarelo.

Fonte: GeoNet11 Mar 2020

Em 10 de março, a GeoNet informou que os dados coletados durante voos recentes sobre a Ilha Branca mostraram emissões de gases elevadas em comparação com as medições anteriores, embora o fluxo geral de dióxido de carbono e dióxido de enxofre tenha diminuído desde a erupção de 9 de dezembro de 2019.

Dados térmicos no infravermelho indicaram que os gases fumarólicos e os cinco lobos de lava na entrada principal permaneceram muito quentes, a temperatura mais quente foi de 746 graus Celsius e a temperatura mais alta medida até o momento.

O jateamento em pequena escala ocorreu no pequeno lago que se formou na área de ventilação, semelhante à atividade de setembro a dezembro de 2019.

O nível de alerta vulcânico permaneceu em 2 e o código de cores da aviação permaneceu em amarelo.

Fonte: GeoNet

Localização do vulcão Whakaari/White_Island
Os relatórios vulcânicos são atualizados semanalmente.

Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2020