Siga-nos
Quarta-feira, 22 mai 2024 - 10h15
Por Maria Clara Machado

Nápoles vive novo enxame sísmico e tremores ainda não cessaram

A terra está sacudindo de novo nos Campos Flégreos, na região de Nápoles, no sul da Itália, com maior frequência esta semana. Um enxame sísmico assustou moradores na segunda-feira, com tremores intensos de origem vulcânica, que não eram vistos há quatro décadas, de acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália.

Imagem ilustrativa de Nápoles com o Vesúvio ao fundo. Crédito: Damirux, Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=855564
Imagem ilustrativa de Nápoles com o Vesúvio ao fundo. Crédito: Damirux, Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=855564

Os tremores aumentaram nos arredores de Nápoles, com dezenas de registros na noite do dia 20. O INGV declarou que se tratava da sequência de abalos mais potente observada nos últimos 40 anos.

No total, ocorreram 156 sismos entre a noite de segunda-feira e a tarde de terça-feira.

O sismo mais forte alcançou a magnitude 4.4 e foi registrado a apenas 2,5 quilômetros de profundidade por volta das 20h10, hora local. Na sequência, foram observados outros sismos de até 3.9 e 3.5 magnitudes.

Moradores de Nápoles sentiram os tremores e bombeiros relataram fissuras e alguns danos em fachadas de edifícios, mas sem feridos.

O município vizinho de Pozzuoli decretou o fechamento de escolas e disponibilizou tendas de campanhas para os moradores que temiam ficar em casa.

Técnicos do Observatório Vesúvio do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia informaram que o ritmo dos sismos diminuiu, mas ainda não cessou.

Os especialistas chamam a atenção para a deformação do solo na área do vulcão nos Campos Flégreos e não sabem ao certo por quanto tempo os tremores vão continuar e se serão seguidos por outros enxames. Entretanto, “não há evidências de que o magma esteja subindo”, declarou o vulcanologista Giovanni Macedonio, do INGV.

Mapa mostra quantidade de sismos detectados no sul da Itália em 20 de maio. Crédito: divulgação INGV
Mapa mostra quantidade de sismos detectados no sul da Itália em 20 de maio. Crédito: divulgação INGV

Outro enxame sísmico aconteceu há cerca de um mês
No mês passado, houve um aumento de atividade sísmica significativa nos Campos Flégreos, que também deixou os moradores apreensivos.

Acesse também: Enxame sísmico nos Campos Flégreos deixa moradores apreensivos em Nápoles

Isso porque, os Campos Flégreos, o supervulcão localizado na região da Campânia, em Nápoles, está na área do Monte Vesúvio, palco da erupção histórica, que dizimou a cidade italiana de Pompeia, na Antiguidade.

O sismo mais forte em 14 de abril foi de 3.7 magnitudes A sequência de abalos foi sentida nos municípios na zona do vulcão, em Nápoles, Chiaia e na orla marítima, principalmente nos andares superiores dos edifícios.

Em setembro de 2023, Nápoles vivenciou outro terremoto de destaque, que atingiu a intensidade de 4.2 magnitudes.

Os técnicos ainda observam que “esse tipo de liberação de energia não é novidade nos Campos Flégreos e os eventos estão associados ao levantamento do solo iniciado nos anos 2006-2007, que desencadeou posteriormente o alerta amarelo em 2012 e que ainda está em andamento”.


Confira aqui como estão as últimas atividades vulcânicas ao redor do globo!

Siga @painelglobaloficial no Instagram. Lá você vai encontrar novos conteúdos e curiosidades sobre fenômenos naturais!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024