Siga-nos
Quinta-feira, 6 mar 2025 - 11h07
Por Maria Clara Machado

Brasil teve tremor superior a magnitude 4.0 esta semana

Um tremor de terra no estado de Mato Grosso na virada do mês chamou a atenção pela magnitude superior a 4.0. Institutos de monitoramento do Brasil e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) detectaram o sismo.

Sismo de Mato Grosso em destaque no Painel Global. Crédito: Painel Global/GoogleMaps
Sismo de Mato Grosso em destaque no Painel Global. Crédito: Painel Global/GoogleMaps

Você também pode se interessar por nossos Podcasts!

O Painel Global destacou o sismo validado de 4.1 magnitudes no último sábado, primeiro de março, registrado às 9:38 UTC (6h38 hora de Brasília), com epicentro localizado a 105 quilômetros de Poconé, no Pantanal de Mato Grosso, Região Centro-Oeste do Brasil. O USGS estimou profundidade de 10 quilômetros.

O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília e o Centro de Sismologia da USP registraram o tremor com a intensidade de 4.4 magnitudes, sem a avaliação da profundidade.

Já a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) validou o terremoto com intensidade ainda um pouco maior de magnitude 4.5 às 6h14 da manhã.

Poconé fica a cerca de 100 quilômetros da capital Cuiabá e os moradores relataram ter sentido o abalo por alguns segundos. Apesar da intensidade do sismo, não foram notificados danos ou feridos pela Defesa Civil.

Entrada da cidade de Poconé, pertencente ao Pantanal de Mato Grosso. Crédito: divulgação Prefeitura de Poconé.
Entrada da cidade de Poconé, pertencente ao Pantanal de Mato Grosso. Crédito: divulgação Prefeitura de Poconé.

Um tremor de 4.5 ainda é considerado leve, apesar de ser um evento mais significativo para o Brasil. Poconé tem histórico de tremores com 19 abalos contabilizados nos últimos anos.

“A região do Pantanal é uma região de afinamento litosférico (que é a camada sólida mais externa da Terra), e sendo assim, é uma região em que os esforços acumulados pelos processos tectônicos são liberados com maior facilidade”, explicou o professor do Observatório Sismológico da UnB, Marcelo Peres Rocha, em publicação no perfil oficial da RSBR nas redes sociais.

Acompanhe em tempo real todos os sismos registrados ao redor do globo aqui

Clique + NOTÍCIAS aqui!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2026