Sexta-feira, 30 mai 2025 - 15h44
Por Maria Clara Machado
Os tornados estão ficando mais frequentes no Chile?
A ocorrência de um tornado EF1 na cidade de Puerto Varas, no sul do Chile, chamou a atenção de especialistas esta semana. Cerca de 250 casas sofreram algum tipo de dano e 19 pessoas ficaram feridas. Tornados no Chile sempre foram considerados raros, mas meteorologistas observam que o fenômeno vem se tornando mais frequente na última década.
![]() Tornado atinge a cidade de Puerto Varas no dia 25 de maio. Crédito: reprodução redes sociais De acordo com informações do Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) do Chile e a Direção Meteorológica nacional, o tornado que tocou o solo na tarde do dia 25 de maio teve ventos estimados em 178 km/h, sendo classificado na categoria EF1, na escala Fujita Aprimorada. Os danos são avaliados como moderados nesta categoria. Além dos estragos às residências, houve queda de árvores e em torno de 4.500 moradias ficaram sem energia elétrica durante o evento. ![]() Ventos intensos provocaram diversos danos em Puerto Varas, no sul do Chile. Crédito: divulgação via Instagram @meteochile O deslocamento de uma frente fria gerou grande instabilidade pós-frontal, onde se observou a nuvem convectiva e formação do fenômeno com a ajuda de imagens de satélite. A situação de alerta para a formação de tornados ainda permaneceu por mais um dia. ![]() Uma nuvem funil se forma na região de Los Lagos, um dia depois do tornado de Puerto Varas, mas não chega a tocar o solo. Crédito: divulgação via Instagram @meteochile Os tornados e trombas d'água embora sejam raros no Chile pelo clima mais frio e de áreas desérticas, já ocorreram no passado e com graves danos. Eles se formam principalmente entre os meses de maio e junho, entre as regiões de Bío Bío e Los Lagos, no Centro-sul do país, segundo a Direção Meteorológica do Chile. A última vez que um tornado se formou em Puerto Varas foi em junho de 2015.
![]() Região de Los Ángeles atingida por tornado em evento severo de 2019. Crédito: @biobio/redes sociais chilenas Outra grande área metropolitana entre Talcahuano e Concepción também foi atingida por ventos destruidores na faixa entre 180 km/h e 198 km/h. ![]() Área urbana de Concepción sofreu graves danos com 2 tornados em 2019. Crédito: redes sociais chilenas ![]() Concepción foi uma cidade das mais castigadas pelos tornados de 2019. Crédito: redes sociais chilenas Um estudo sobre este evento severo, liderado por especialistas de Universidades do Chile e de uma Buenos Aires, na Argentina, fez então um levantamento, revelando que 43 tornados já atingiram o Chile, sendo que os fenômenos mais recentes, ocorridos entre 2015 e 2019, representam 69% do total. Na América do Sul, os tornados ocorrem em geral na Bacia do Prata, sobre parte da Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil. Já o oeste da Cordilheira dos Andes não é uma região que normalmente favorece condições para o desenvolvimento do fenômeno. Por outro lado, meteorologistas do serviço nacional não descartam que as mudanças climáticas possam estar influenciando este cenário e que os tornados poderão se tornar mais frequentes no Chile. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2025