Siga-nos
Quinta-feira, 25 set 2025 - 11h02
Por Maria Clara Machado

Furacão Gabrielle está indo rapidamente para as ilhas portuguesas

O furacão Gabrielle está chamando a atenção nas águas do Atlântico Norte. A tormenta se dirige para o leste e deve atingir diretamente ilhas do arquipélago dos Açores nas próximas 24 horas. O governo português declarou situação de alerta para os grupos de ilhas central e ocidental.

Imagem de satélite mostra o furacão Gabrielle ainda isolado no meio ao Atlântico Norte. Crédito: NOAA/Goes-19
Imagem de satélite mostra o furacão Gabrielle ainda isolado no meio ao Atlântico Norte. Crédito: NOAA/Goes-19

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!

As informações do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) são de que o centro de Gabrielle estava a cerca de 860 quilômetros dos Açores, produzindo ventos sustentados de 140 km/h com rajadas maiores, na manhã desta quinta-feira, dia 25. A velocidade de deslocamento do furacão é de 52 km/h.

Alertas em vigor
Um alerta de furacão está em vigor para todo os Açores e os efeitos de Gabrielle devem aumentar sobre as ilhas já nesta noite e no início da sexta-feira, dia 26.

Ao atravessar a cadeia de ilhas, Gabrielle, até o momento na categoria 1, poderá provocar ondas de tempestade perigosas e destrutivas com risco de inundações costeiras significativas. Os ventos fortes serão acompanhados por chuvas de 75 mm até 125 mm, diz o aviso do NHC.

As ondulações geradas por Gabrielle já começam a atingir os Açores e ainda afetam as Bermudas, a costa nordeste dos Estados Unidos e o Canadá, no outro lado do Atlântico, durante esta quinta-feira.

Trajeto estimado para Gabrielle nos próximos dias. Crédito: NHC
Trajeto estimado para Gabrielle nos próximos dias. Crédito: NHC

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já colocou as ilhas dos grupos Central e Ocidental em aviso vermelho, para chuva forte, ventos e agitação marítima e afirma que a pior situação deve ocorrer na próxima madrugada. Fazem parte do alerta as Ilhas das Fores, do Corvo, Graciosa, Terceira, do Pico, do Faial e São Jorge.

Segundo Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores, as ondas poderão atingir de 8 a 10 metros, com altura máxima de 18 metros e rajadas de vento de até 200 km/h.

Tempo começando a mudar em Santa Cruz da Graciosa, nos Açores, na manhã do dia 25. Crédito: webcam/WINDY
Tempo começando a mudar em Santa Cruz da Graciosa, nos Açores, na manhã do dia 25. Crédito: webcam/WINDY

As autoridades regionais orientam para a proibição de todas as atividades e circulação junto à orla e em zonas ribeirinhas, inicialmente no período das 18h de hoje até às 18h da sexta-feira e somente os serviços essenciais foram liberados.

Acesse também:

Supertufão Ragasa já está na China, após passagem arrasadora por Taiwan

Você também pode se interessar pelo Podcast Como o resfriamento no Pacífico vai afetar o Clima na Primavera



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2025