Siga-nos
Terça-feira, 28 out 2025 - 09h54
Por Maria Clara Machado

Por dentro do gigantesco furacão Melissa!

Desde ontem os aviões caçadores de furacões começaram a realizar os voos para coletar dados detalhados no interior do gigantesco furacão Melissa. A tormenta é monstruosa e tem 1045 quilômetros de extensão, produzindo ventos sustentados de 280 km/h há mais de doze horas. Jamaica é o primeiro território a ser atingido e poderá receber 700 mm de chuva.

Voo realizado até o interior do grande furacão Melissa dia 27. Crédito: NOAA/@USAS WW1
Voo realizado até o interior do grande furacão Melissa dia 27. Crédito: NOAA/@USAS_WW1

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!

Melissa é um grande furacão categoria 5 e se intensificou mais durante a segunda-feira com os ventos sustentados passando de 260 km/h para 280 km/h, impulsionado por uma superfície quente do Caribe, com temperatura da água de 30 graus.

Especialistas reforçam que o mar está mais quente do que o normal não só na superfície, mas também em camadas mais profundas na região do Caribe, efeito das mudanças climáticas.

Imagens divulgadas pela NOAA mostram o olho e o interior do grande furacão Melissa:

Voo entrando pelo sudeste após o nascer do sol, evidenciando a parede do olho de Melissa. Crédito: divulgação via X @USAS WW1
Voo entrando pelo sudeste após o nascer do sol, evidenciando a parede do olho de Melissa. Crédito: divulgação via X @USAS_WW1

Olho do furacão Melissa capturado em voo de reconhecimento. Crédito: divulgação via X @FlynonymousWX
Olho do furacão Melissa capturado em voo de reconhecimento. Crédito: divulgação via X @FlynonymousWX

Detalhe do olho de Melissa visto de cima por satélite. Crédito: @CIRA CSU
Detalhe do olho de Melissa visto de cima por satélite. Crédito: @CIRA_CSU

Jamaica em alerta total
Melissa está chegando à Jamaica e poderá ser tão devastador quanto o furacão Gilbert, que teve ventos de 295 km/h e impactou a região em 1988, com um saldo total de 318 mortes por onde passou, incluindo a Jamaica.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), o furacão Melissa já está muito próximo à Jamaica nesta manhã de terça-feira, dia 28, com o olho a cerca de 90 quilômetros ao sul-sudeste de Negril, na ponta oeste da Jamaica.

Trajeto estimado para Melissa nos próximos dias. Crédito: NHC
Trajeto estimado para Melissa nos próximos dias. Crédito: NHC

Os ventos catastróficos já são sentidos na região e marés de tempestade e enchentes repentinas são esperadas para toda a terça-feira. A altura máxima das ondas deve atingir até 4 metros acima do nível do mar, por onde Melissa tocar o solo.

O alerta de furacão continua em vigor para a Jamaica, Cuba, o sudeste e centro das Bahamas e as ilhas Turcas e Caicos. O Haiti está no momento em alerta de tempestade tropical, diz o aviso do NHC.

Chuva de 700 mm
Os volumes de chuva são extremamente elevados e perigosos, com risco de inundações catastróficas e numerosos deslizamentos de terra.
Segundo o NHC, Melissa deve trazer chuvas na ordem de 380 mm a 760 mm para partes da Jamaica e entre 150 mm a mais de 300 mm para o sul do Haiti até a quarta-feira, dia 29.

Para o leste de Cuba, as precipitações esperadas deverão atingir totais entre 250 mm a 500 mm, podendo alcançar os 630 mm localmente.

Mapa mostra volume de chuva esperado para os próximos dois dias na região do Caribe. Crédito: NHC
Mapa mostra volume de chuva esperado para os próximos dois dias na região do Caribe. Crédito: NHC

Acesse também:
Grande furacão Melissa atinge categoria 5 prestes a cruzar a Jamaica e Cuba

Relatório climático aponta ritmo muito lento para alcançar metas do Acordo de Paris

Relatório internacional alerta que recifes de corais chegaram ao ponto de não retorno



Procure no Painel