Siga-nos
Segunda-feira, 19 jun 2023 - 09h38
Por Maria Clara Machado

41 municípios afetados e quase 5 mil desabrigados no RS após ciclone extratropical

As vítimas e os prejuízos no estado do Rio Grande do Sul não pararam de aumentar durante o fim de semana, resultado da passagem de um ciclone extratropical pela costa gaúcha e catarinense. Três dias após o evento extremo, ainda existem moradores ilhados na região do Vale dos Sinos, na Grande Porto Alegre, e no litoral norte.

Autoridades sobrevoam município de Caraá, um dos mais atingidos pelas cheias, após passagem do ciclone. Crédito: Divulgação via twitter @governo rs
Autoridades sobrevoam município de Caraá, um dos mais atingidos pelas cheias, após passagem do ciclone. Crédito: Divulgação via twitter @governo_rs

O cenário é de muita destruição em dezenas de municípios, principalmente no leste e nordeste do estado do Rio Grande do Sul.

Segundo o último balanço da Defesa Civil, pelo menos 41 cidades foram impactadas pela ventania e chuvas volumosas do ciclone. As ocorrências somam inundações, deslizamentos, enxurradas, queda de barreiras e de pontes e destelhamentos.

Cerca de 4900 pessoas estão desabrigadas e quase 900 desalojadas. O número de vítimas fatais subiu para 13 no domingo e 3 pessoas ainda estão desaparecidas.

As vítimas são de Maquiné, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caraá, Bom Princípio, São Sebastião do Caí, Esteio e Gravataí.

O nível de vários rios que transbordaram, entre eles Caí, Gravataí e Guaíba, estava em declínio no final da tarde de ontem, de acordo com a Defesa Civil. A exceção é o Rio dos Sinos, que continua alto em São Leopoldo.

A passagem do ciclone extratropical gerou acumulados de chuva na faixa entre 200 a mais de 300 mm em diversas localidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O sul catarinense foi a parte mais afetadas pelas inundações no estado, com ocorrências em pelo menos 21 municípios. Entretanto, a Defesa Civil não registrou vítimas fatais em Santa Catarina.

Imagem de satélite mostra a formação do ciclone extre a costa do RS e de SC na sexta-feira, dia 16. Crédito: NOAA/Goes-16
Imagem de satélite mostra a formação do ciclone extre a costa do RS e de SC na sexta-feira, dia 16. Crédito: NOAA/Goes-16

Naufrágio no litoral catarinense
A forte agitação marítima causada pela atuação do ciclone na costa da Região Sul, pode ter provocado o naufrágio de uma embarcação pesqueira com oito tripulantes, na altura de Garobapa, na noite da sexta-feira, dia 16.

Dois pescadores ainda não foram localizados e a Marinha do Brasil prossegue com as buscas nesta segunda-feira, dia 19.
Os outros seis tripulantes foram resgatados com vida no fim de semana, cinco no sábado e um no domingo. Eles estavam numa pequena balsa salva-vidas à deriva, a cerca de 160 quilômetros da costa catarinense.

Acesse também:

RS e SC fortemente atingidos pelos efeitos do ciclone na noite e madrugada

Está no ar o Podcast Possíveis causas do forte tremor de terra em São Paulo



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024