Quinta-feira, 22 set 2022 - 10h17
Por Maria Clara Machado
A tempestade tropical Gaston surgiu em mar aberto mais ao norte do Atlântico e estava sendo monitorada com atenção devido a sua trajetória rumo aos Açores, território português. O Instituto Português do Mar (IPMA) e da Atmosfera colocou as ilhas do arquipélago em aviso amarelo e laranja diante da iminente chegada de Gaston.
Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Gaston se aproximando dos Açores às 12:00 UTC, dia 22 de setembro. Crédito: EUMETSAT/IPMA As condições de tempestade com ventos fortes já são esperadas para a noite desta quinta-feira, dia 22, conforme Gaston avança em direção às ilhas mais ocidentais dos Açores, informa o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). Segundo o NHC, o centro da tempestade está a cerca de 550 quilômetros oeste-noroeste da ilha do Faial e produz ventos sustados máximos de 100 km/h na manhã da quinta-feira.
Trajeto estimado para a tempestade Gaston nos próximos dias. Crédito: NHC Mapa mostra a área de atuação dos ventos intensos de Gaston sobre o Atlântico e os Açores. Crédito: NHC Além dos ventos intensos e chuva por vezes forte, os swells gerados por Gaston vão afetar os Açores a partir desta quinta-feira com risco de vida, alerta o NHC. O IPMA já colocou hoje todo o arquipélago dos Açores sob aviso amarelo e em especial, o grupo central de ilhas, em aviso laranja na sexta-feira e no sábado, quando a tempestade Gaston vai atingir seu pico piorando as condições do tempo. A tempestade tropical Gaston é a sétima a ser nomeada na temporada oficial do Atlântico de 2022. Três furacões evoluíram até o momento: Danielle, Earl e Fiona. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024