Siga-nos
Terça-feira, 15 ago 2023 - 11h14
Por Maria Clara Machado

Aeroporto na Sicília reabre após atividade do Monte Etna

O Aeroporto Internacional de Catânia, na ilha italiana da Sicília, voltou a operar nesta terça-feira, após ter ficado 24 horas sem funcionar em razão das cinzas vulcânicas do Monte Etna. O vulcão voltou a entrar em erupção no domingo e provocou o cancelamento e desvio de dezenas de voos na região.

Vulcão Etna voltou a entrar em erupção lançando fonte de lava e cinzas no dia 13. Crédito: reprodução webcam INGV
Vulcão Etna voltou a entrar em erupção lançando fonte de lava e cinzas no dia 13. Crédito: reprodução webcam INGV

Segundo informações divulgadas pelo aeroporto, as cinzas do Etna caíram sobre a pista impedindo as operações durante a segunda-feira. A reabertura estava marcada para noite, mas acabou sendo adiada para o início da manhã de hoje.

O Monte Etna, o vulcão mais alto e ativo da Europa, voltou a entrar em atividade no final do domingo, lançando fontes de lava e cinzas vulcânicas no setor sul, de acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV).

O observatório do vulcão divulgou que a nova erupção foi aumentando gradualmente a partir do fim da tarde e se tornou mais forte e contínua a noite, resultando num episódio de fonte de lava pulsante da cratera sudeste, acompanhado por emissões contínuas de cinzas densas.

Antes da explosão, um pico agudo de vibrações contínuas foi registrado pela rede sísmica, assim como um enxame de terremotos a cerca de 2900 metros abaixo da cratera sudeste. O Etna tem 3350 metros de altitude.

Entretanto, a atividade já foi reduzida na cratera do Etna e o INGV retornou o status de alerta de amarelo para verde para a aviação, em seu último relatório emitido nesta terça-feira pela manhã.

Confira aqui como estão as últimas atividades vulcânicas ao redor do globo!

Você também pode se interessar por nossos Podcasts!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024