Siga-nos
Segunda-feira, 22 abr 2024 - 11h30
Por Maria Clara Machado

Alerta de erupção vulcânica cai para nível 3 no Monte Ruang na Indonésia

O vulcão Ruang, que entrou em intensa erupção explosiva nos dias 16 e 17 de abril, começa a apresentar sinais de redução de atividade neste início de semana. O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos da Indonésia (PVMBG) diminuiu o status de erupção de 4 para 3, colocando o vulcão no alerta laranja a partir desta segunda-feira, dia 22.

Visão do Monte Ruang em 22 de abril. O vulcão começa a dar sinais de calmaria. Crédito: divulgação PVMGB
Visão do Monte Ruang em 22 de abril. O vulcão começa a dar sinais de calmaria. Crédito: divulgação PVMGB

Você também pode se interessar em saber mais no Podcast A explosiva erupção do vulcão Ruang pode ser comparada à de Tonga?

Em boletim atualizado, o PVMBG relatou que novas atividades do vulcão Ruang mantiveram os alertas ativos na região durante o fim de semana. O PVMBG ainda registrou uma nova erupção no sábado, dia 20, na qual expeliu uma coluna de fumaça cinza-escura a cerca de 1200 metros de altura do pico da montanha.

Entretanto, a atividade parece que começou a dar sinais de diminuição na madrugada de hoje. Colunas espessas com rajadas predominantemente de gás branco e vapor d’água, saiam do pico e atingiram uma altura máxima de 250 metros.

Como foi o despertar do Vulcão
Durante o período de 1 a 21 de abril, o tempo variou entre ensolarado e chuvoso no norte da Indonésia, onde está localizado o Monte Ruang. Assim, a observação visual esteve prejudicada pela neblina em vários momentos. A temperatura do ar ficou entre 26°C e 32°C, com ventos fracos a moderados, muitas vezes também dificultando a dispersão da fumaça.

A primeira erupção explosiva ocorreu na noite do dia 16 de abril, seguida por outras também intensas, na madrugada e na tarde do dia 17 de abril.

Em ambas as atividades do vulcão Ruang, uma enorme coluna de fumaça de cor cinza e preta atingiu entre 2 a 3 mil metros de altura acima do pico, juntamente com estrondos e tremores.

Ruang teve mais de 2 mil terremotos vulcânicos
As observações por instrumentos detectaram uma grande quantidade de tremores desde o começo de abril. Foram registrados mais de 2 mil terremotos vulcânicos profundos e 173 terremotos tectônicos, com as maiores magnitudes 6.4 e 5.1, observadas em 9 e 14 de abril, respectivamente. Além dos sismos, foram detectadas 7 erupções.

O número total de sismos, especialmente os de origem vulcânica profunda, que ocorreram no período de 1 a 21 de abril, foi significativamente superior ao mesmo período de março.

Vale destacar que “a ocorrência de terremotos vulcânicos profundos está geralmente relacionada à migração de magma de profundezas do vulcão para a superfície”, explicam os técnicos do PVMBG.

Avisos ativos
Apesar da diminuição no status de alerta de atividade do Ruang nesta segunda-feira, o PVMBG ainda chama a atenção para o perigo existente de erupções em pequena escala, com possíveis quedas de material eruptivo em torno do pico.

Vulcão Ruang em atividade no último sábado, dia 20 de abril. Crédito: divulgação PVMBG
Vulcão Ruang em atividade no último sábado, dia 20 de abril. Crédito: divulgação PVMBG

Assim, o acúmulo de material eruptivo nas encostas ainda pode resultar em deslizamentos de rochas e avalanches.

Os moradores das comunidades ao redor do Monte Ruang, além dos visitantes, continuam impedidos de circular numa área de 4 quilômetros do centro da cratera, enquanto ela permanecer ativa.

Mais de 6 mil moradores foram evacuados das proximidades do Monte Ruang desde a semana passada.

Acesse também:

Monte Ruang tem série de erupções explosivas e provoca evacuação na Indonésia

Enxame sísmico nos Campos Flégreos deixa moradores apreensivos em Nápoles

Monte Etna está dando mais esse espetáculo soltando inúmeros anéis de fumaça no céu



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024