Segunda-feira, 22 abr 2024 - 11h30
Por Maria Clara Machado
O vulcão Ruang, que entrou em intensa erupção explosiva nos dias 16 e 17 de abril, começa a apresentar sinais de redução de atividade neste início de semana. O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Desastres Geológicos da Indonésia (PVMBG) diminuiu o status de erupção de 4 para 3, colocando o vulcão no alerta laranja a partir desta segunda-feira, dia 22.
Visão do Monte Ruang em 22 de abril. O vulcão começa a dar sinais de calmaria. Crédito: divulgação PVMGB Em boletim atualizado, o PVMBG relatou que novas atividades do vulcão Ruang mantiveram os alertas ativos na região durante o fim de semana. O PVMBG ainda registrou uma nova erupção no sábado, dia 20, na qual expeliu uma coluna de fumaça cinza-escura a cerca de 1200 metros de altura do pico da montanha. Entretanto, a atividade parece que começou a dar sinais de diminuição na madrugada de hoje. Colunas espessas com rajadas predominantemente de gás branco e vapor d’água, saiam do pico e atingiram uma altura máxima de 250 metros.
A primeira erupção explosiva ocorreu na noite do dia 16 de abril, seguida por outras também intensas, na madrugada e na tarde do dia 17 de abril. Em ambas as atividades do vulcão Ruang, uma enorme coluna de fumaça de cor cinza e preta atingiu entre 2 a 3 mil metros de altura acima do pico, juntamente com estrondos e tremores.
O número total de sismos, especialmente os de origem vulcânica profunda, que ocorreram no período de 1 a 21 de abril, foi significativamente superior ao mesmo período de março. Vale destacar que “a ocorrência de terremotos vulcânicos profundos está geralmente relacionada à migração de magma de profundezas do vulcão para a superfície”, explicam os técnicos do PVMBG.
Vulcão Ruang em atividade no último sábado, dia 20 de abril. Crédito: divulgação PVMBG Assim, o acúmulo de material eruptivo nas encostas ainda pode resultar em deslizamentos de rochas e avalanches. Os moradores das comunidades ao redor do Monte Ruang, além dos visitantes, continuam impedidos de circular numa área de 4 quilômetros do centro da cratera, enquanto ela permanecer ativa. Mais de 6 mil moradores foram evacuados das proximidades do Monte Ruang desde a semana passada. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024