Segunda-feira, 28 nov 2022 - 09h50
Por Maria Clara Machado
O Mauna Loa, o maior vulcão ativo do mundo, localizado no arquipélago do Havaí, entrou em erupção ontem à noite mudando seu status de alerta do amarelo para o vermelho, pelo Observatório do Vulcão Havaiano. O HVO monitora a atividade e as possíveis ameaçadas do temido Mauna Loa.
Mauna Loa está em atividade no Havaí. Imagem por webcam na madrugada do dia 28. Crédito: USGS
Segundo o Observatório Havaiano e o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), os fluxos de lava permanecem contidos na área do cume e neste momento não ameaçam as comunidades ao redor. Entretanto, os ventos podem transportar gás vulcânico e partículas finas de cinzas, diz o último boletim emitido. Imagem termal do dia 28 de novembro mostra os fluxos de lava contidos na área do cume da montanha. Crédito: USGS Vulcão Mauna Loa despertou no final do domingo, dia 27. Crédito: USGS A estimativa é que se a erupção continuar restrita, os fluxos de lava provavelmente ficarão confinados dentro das paredes. No entanto, se as aberturas eruptivas migrarem para fora de suas paredes, os fluxos de lava podem se mover rapidamente ladeira abaixo. Um reconhecimento aéreo deve ser realizado assim que possível para avaliar melhor a erupção atual e os perigos, informou o USGS. No começo do mês, o Mauna Loa entrou em alerta amarelo devido o grande aumento da atividade sísmica na área da montanha, um dos indicativos para uma nova erupção.
Há oito anos, o magma vem se acumulando no interior da câmara vulcânica do Mauna Loa, sendo observado com atenção pelos especialistas. Os vulcanólogos temem que a pressão na câmara desencadeie um forte terremoto, que por sua vez, resultaria numa grande erupção repentina na ilha. Desde os primeiros registros do USGS, o Mauna Loa já entrou em erupção 39 vezes. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024