Terça-feira, 10 out 2023 - 09h26
Por Maria Clara Machado
As chuvas volumosas de outubro estão castigando o estado de Santa Catarina, que contabiliza 82 municípios em situação de emergência. O cenário começou a se agravar desde a quarta-feira passada com registros de alagamentos e deslizamentos em 135 municípios catarinenses, segundo balanço atualizado da Defesa Civil do estado.
Imagem aérea de Taió, no Alto Vale do Itajaí, dia 9 de outubro. Cidade catarinense enfrenta a pior enchente da história. Crédito: Roberto Zacarias/SECOM/Defesa Civil SC O Corpo de Bombeiros contabilizou quase 900 atendimentos desde a quarta-feira, sendo quase 500 apenas entre domingo e o final da segunda-feira. Duas vítimas fatais foram confirmadas em Rio do Oeste e Palmeira. Do total de notificações, mais de 300 foram registradas somente no Alto Vale do Itajaí, a região mais atingida pelas cheias neste evento. As regiões sul, norte, oeste, Vale do Itajaí, área serrana e a Grande Florianópolis, estão na lista dos municípios que decretaram situação de emergência até o momento.
Águas do rio Taió inundaram todos os bairros da cidade. Imagem dia 9 de outubro. Crédito: Roberto Zacarias/SECOM/Defesa Civil de SC As barragens de Taió e Ituporanga alcançaram a capacidade máxima e começaram a verter no domingo. O procedimento é feito quando o volume de água atinge os pontos de contenção de cheias das barragens. Para evitar que a barragem transborde e a catástrofe seja ainda maior, a água segue pelo vertedouro, passando o fluxo para o rio. O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Fabiano de Souza, explicou em uma coletiva no domingo, que em casos de enchentes as comportas são fechadas, fazendo que o nível do reservatório se eleve até o limite do vertedouro, que então começa a extravasar. O fluxo de água passa pelo vertedouro e não por cima da barragem. A capacidade da Barragem Sul (Ituporanga) e da Barragem Oeste (Taió) está em 118% e 115%, respectivamente. Barragem vertendo em Taió. Crédito: Divulgação Rádio Educadora de Taió Já a Barragem Norte (José Boiteux) teve as comportas fechadas na tarde do domingo e estava com 68% da capacidade do reservatório até a noite de segunda-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, a barragem nunca verteu desde o início das operações na década de 1990. O nível do rio Taió baixou ligeiramente e estava com 12,31 metros na medição das 17 horas de segunda-feira.
Ontem, com uma trégua da chuva, os trabalhos de recuperação das vias no estado puderam começar. Rodovia SC355, km 151, em Jaborá. Os trabalhos de recuperação começaram na segunda-feira. Crédito: Divulgação SIE A Defesa Civil de Santa Catarina continua em atenção para a previsão de mais chuva volumosa em especial na quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira, inclusive no Alto Vale do Itajaí. O risco de alagamentos e deslizamentos continua alto, por conta dos rios que já receberam muita chuva e estão com os níveis elevados. A Região Sul vem recebendo chuvas fortes e volumosas em eventos frequentes potencializados pelo efeito do El Niño. O fenômeno tende a aumentar a chuva no Sul do Brasil e principalmente no Rio Grande do Sul, outro estado bastante castigado pelas cheias dos rios nas últimas semanas.
|
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024