Sexta-feira, 7 out 2022 - 11h08
Por Maria Clara Machado
A atividade mais recente do vulcão Home Reef, que integra as ilhas centrais de Tonga, na Oceania, vem chamando a atenção, depois que parte da montanha submarina vulcânica reapareceu acima do nível do mar há 26 dias. O vulcão está sendo monitorado com avisos diários pelo Serviço Geológico de Tonga.
Ponta de montanha aparece acima do nível do mar após atividade do vulcão submarino Home Reef em agosto de 2006. Crédito: Divulgação Força Aérea Real da Nova Zelândia e Instituto de Ciências Geológicas e Nucleares.
O vulcão expeliu lava e lançou nuvens de vapor e de cinzas, alterando a cor da água ao redor do monte nos dias que seguiram a primeira erupção em 10 de setembro. Cientistas identificaram, então, um crescimento da ilha submarina de cerca de 4 mil metros quadrados para 24 mil metros quadrados entre os dias 14 e 20 de setembro, fazendo o topo da montanha emergir aproximadamente 10 metros acima da superfície do mar.
Imagem de satélite mostra pluma de fumaça saindo do Home Reef em atividade no dia 14 de setembro. Crédito: NASA A nuvem de vapor aparece saindo do topo do Home Reef alcançando a atmosfera por cerca de dois quilômetros, enquanto a água do mar superaquecida continha material particulado, fragmentos de rocha vulcânica e enxofre.
Segundo a geóloga chefe, Taniela Kula, a ilha aumentou mais e tem agora 15 acres, ou cerca de 60 mil metros quadrados, atingindo a altura entre 15 a 18 metros acima da superfície do oceano e continua crescendo. Apesar de haver fluxos de lava, a erupção não é ameaçadora, segundo a avaliação do Serviço Geológico de Tonga. Os alertas de perigo estão mantidos para as embarcações, que devem permanecer a 4 quilômetros de distância do vulcão. Entretanto, os riscos foram considerados baixos para a aviação e para os moradores das comunidades de ilhas mais próximas como Vava'u e Ha'apai.
A ilha mais nova localizada ao nordeste de Hunga Tonga-Hunga Ha'apai é no momento o centro das atenções do Serviço Geológico de Tonga. A montanha estava submersa desde 2008 e apareceu pela primeira vez em 1984. As ilhas criadas por vulcões submarinos costumam ter vida curta, explicam especialistas. “Porém, se a frequência de atividades vulcânicas do Home Reef continuar há chance do vulcão se tornar uma ilha permanente”, afirmou o professor Scott Bryan, especialista em vulcões, da Universidade de Tecnologia de Queensland. O arquipélago de Tonga é formado por 171 ilhas e abriga em torno de 100 mil habitantes. A erupção explosiva do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Haapai, que aconteceu em 15 de janeiro de 2002 foi umas das mais intensas já registradas no planeta, gerando ondas de tsunami que chegaram a mais de 100 localidades banhadas pelo Pacífico. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024