Sexta-feira, 31 mar 2023 - 11h03
Por Maria Clara Machado
Os temporais estão retornando hoje sobre áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina com o avanço de uma nova frente fria e a formação de um ciclone extratropical, que deve ter rápida intensificação nas próximas 24 horas, segundo os alertas da meteorologia. A Marinha do Brasil tem avisos em vigor para ressaca no fim de semana.
Imagem ilustrativa de ressaca no Morro das Pedras, em Florianópolis, há um ano. Região sofre erosão e é monitorada pela Defesa Civil. Crédito: Defesa Civil de SC A Defesa Civil do Rio Grande do Sul já está em alerta para o retorno dos temporais, com fortes rajadas de vento, raios e granizo, que começam na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e avançam sobre a metade-norte do estado gaúcho no decorrer desta sexta-feira, dia 31. Também a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta meteorológico para a chegada da nova frente fria, que deve favorecer a condição para temporais em todas as regiões do estado a partir do final da manhã. “A chuva começa pela divisa com o estado gaúcho e até a noite se estende para as demais regiões”, diz o aviso. O maior risco de temporais com fortes rajadas de vento, raios e granizo e potencial para destelhamentos é para o meio-oeste catarinense, alerta a Defesa Civil.
Imagem de satélite mostra as áreas de instabilidade avançando sobre o Rio Grande do Sul às 12:40 UTC do dia 31. Crédito: GOES-16/NOAA/Apolo11 O primeiro aviso é para mar grosso e alto entre o Chuí (RS) e Laguna (SC) até 550 quilômetros das áreas costeiras com ondas acima de 4 metros, válido até o dia 3 de abril. A ressaca pode ocorrer entre o Chuí (RS) e São Francisco do Sul (SC) entre o sábado e a segunda-feira, dias 1 à 3 de abril, com ondas de 3 a 4 metros. Há aviso de ventos muitos fortes nas mesmas áreas litorâneas até o domingo. A Marinha alerta também para mar grosso e muito grosso e ventos fortes próximo à costa e na área oceânica entre o Cabo de Santa Marta (SC) e Cabo Frio (RJ), com ondas de 3 a 6 metros em alto mar até segunda-feira. A ressaca está prevista para as áreas entre São Francisco do Sul (SC), Santos (SP) e São João da Barra (RJ) com ondas de 2,5m e 3,5m até a segunda-feira.
Se a queda da pressão em seu centro ocorrer rápida demais, na ordem de 24 Hectopascais em até 24 horas, o novo ciclone pode ser classificado como um ciclone bomba, com características de um fenômeno ainda mais potente. A Climatempo emitiu alerta hoje para esta possibilidade durante o decorrer da sexta-feira e a madrugada do sábado. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024