Siga-nos
Terça-feira, 19 set 2023 - 09h15
Por Maria Clara Machado

Brasil enfrenta intensa onda de calor dias antes do início da Primavera

Os principais institutos de meteorologia emitiram alerta para uma intensa onda de calor em diversos estados do Brasil, marcando os últimos dias do inverno esta semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) alerta para temperaturas acima dos 40°C e novos recordes para esta época do ano.

Mapa indica, em escala de cores, as áreas mais quentes sobre o Brasil no sábado, dia 23, início da primavera. O vermelho mais escuro representa temperaturas próximas aos 40 graus. Crédito: WINDY/Modelo de previsão GFS
Mapa indica, em escala de cores, as áreas mais quentes sobre o Brasil no sábado, dia 23, início da primavera. O vermelho mais escuro representa temperaturas próximas aos 40 graus. Crédito: WINDY/Modelo de previsão GFS

Pico do calor é esperado para o final da semana
A nova onda de calor abrange principalmente partes do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte do Brasil, com picos acima dos 40°C em algumas localidades até o domingo.

Há chance de novos recordes extremos para o final da semana e o próximo fim de semana no Brasil central, com temperaturas até 5°C acima do normal, alertam os meteorologistas.

Avisos Meteorológicos de Onda de Calor, Baixa Umidade e Tempestades sobre o Brasil nesta terça-feira, dia 19. Crédito: INMET
Avisos Meteorológicos de Onda de Calor, Baixa Umidade e Tempestades sobre o Brasil nesta terça-feira, dia 19. Crédito: INMET

A nova onda de calor ocorre simultaneamente aos avisos de perigo por conta da baixa umidade relativa do ar. O forte calor acontece juntamente com índices críticos de umidade especialmente no interior do Nordeste e em Minas Gerais.

Os meteorologistas explicam que o Brasil central está sob um bloqueio atmosférico quente causado por grande área de alta pressão instalada e que está impedindo o avanço de frentes frias pelo país. Estas estão provocando chuva concentradas no Rio Grande do Sul, que continua registrando alagamentos em razão do alto nível dos rios este mês.

Quanto calor absoluto o Brasil já teve?
As maiores temperaturas já registradas oficialmente por estações meteorológicas no Brasil são de 44,8°C em Nova Maringá, Mato Grosso, em 2020 e 44,7°C em Bom Jesus, no Piauí, em 2005, em levantamento divulgado pela Metsul.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, as maiores temperaturas da história são de 37,1°C em setembro de 2020 e 37,8°C em outubro de 2014. Temperaturas de até 41°C estão previstas para o interior do estado esta semana.

Mais calor na Primavera!
A primavera começa oficialmente no sábado, dia 23 de setembro às 3h50, horário de Brasília, em todo o Hemisfério Sul e continua sob a influência do fenômeno El Niño.

Uma das principais características do clima no Brasil sob o efeito do El Niño é o calor presente e acima da média em várias Regiões e mais eventos extremos de chuvas volumosas esperados para o Rio Grande do Sul.

A ONU reforça que as ondas de calor estão se tornando muito mais perigosas e mortais. Centenas de milhares de pessoas são vítimas todos os anos das ondas de calor extremo, que deverão ficar mais frequentes e mais longas.

O Hemisfério Norte acaba de vivenciar um verão extremo com sequenciais ondas de calor e que resultaram no trimestre mais quente da história do planeta, pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Acesse também:

Onda de calor na Austrália traz temor com o aumento dos incêndios florestais

OMM confirma os três meses mais quentes já registrados na Terra

Você também pode se interessar pelo Podcast Os ciclones estão ficando mais comuns no Rio Grande do Sul?



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024