Siga-nos
Segunda-feira, 19 out 2020 - 11h06
Por Maria Clara Machado

Centro de Sismologia da USP detecta tremor de terra em Vila Velha

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo confirmou o tremor de terra de magnitude 3.4 ocorrido na região de Vila Velha, na Grande Vitória, Espírito Santo, no último sábado. O evento foi detectado às 16h54 UTC, sem profundidade, segundo avaliação do Centro da USP.

Imagem ilustrativa de Vila Velha. O Centro de Sismologia da USP detectou um tremor de 3.4 magnitudes às 16h54 UTC no dia 17 de outubro. Crédito da foto: Prefeitura Municipal de Vila Velha.
Imagem ilustrativa de Vila Velha. O Centro de Sismologia da USP detectou um tremor de 3.4 magnitudes às 16h54 UTC no dia 17 de outubro. Crédito da foto: Prefeitura Municipal de Vila Velha.

Apesar de a magnitude ter sido maior do que no último abalo registrado em julho deste ano, não houve relatos publicados dos moradores sobre este estrondo até o momento.

No dia 2 de julho de 2020, um tremor de magnitude 1.9 foi sentido e reportado por muitos moradores de Vitória, Vilha Velha e outras cidades vizinhas. O evento também foi confirmado, na ocasião, pelo Centro de Sismologia da USP.

Outros dois abalos sísmicos atingiram o norte do Espírito Santo no começo do ano, sendo detectados pela Rede Sismológica Brasileira. Um ocorreu em Ecoporanga em 24 de fevereiro e teve magnitude 1.8 e o outro em maior escala, em 17 de maio, na Plataforma Continental do Espírito Santo, também na altura do norte capixaba.

O recente tremor de terra do dia 17 de outubro não foi detectado pelo Observatório Sismológico de Brasília e nem pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Apenas o Centro de Sismologia da USP registrou o abalo sísmico.

Os eventos no Espírito Santo são considerados fracos e muitas vezes não são sentidos pela população aparecendo apenas nos registros das estações sismológicas.

Monitore aqui no Painel Global os terremotos ao redor do globo!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024