Siga-nos
Segunda-feira, 31 mai 2021 - 10h58
Por Maria Clara Machado

Cheia do rio Negro em Manaus iguala recorde histórico de 2012

O volume de água do rio Negro em Manaus, no estado do Amazonas, subiu mais nas duas últimas semanas e a cheia na capital igualou o recorde histórico de 2012 neste domingo, dia 30. Várias ruas e pontos importantes da cidade estão alagados e a população continua enfrentando sérias dificuldades de locomoção. O transbordamento dos rios está provocando inundações em várias áreas do Amazonas.

Assim como Manaus, quase todo o estado do Amazonas vem sendo atingindo pelo transbordamento dos rios. Cheia do rio Solimões em Anamã, no Amazonas. Crédito: Defesa Civil do Amazonas.
Assim como Manaus, quase todo o estado do Amazonas vem sendo atingindo pelo transbordamento dos rios. Cheia do rio Solimões em Anamã, no Amazonas. Crédito: Defesa Civil do Amazonas.

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o rio Negro alcançou a marca de 29,97 metros igualando, portanto, a maior cheia já registrada em Manaus em 2012. O segundo maior nível do rio Negro ocorreu na cheia de 2009, quando a marca chegou a 29,77 metros.

Manaus está em situação de emergência desde o dia 6 de maio e milhares de famílias atingidas pela cheia devem começar a receber o auxílio enchente a partir desta segunda-feira.

A cota de inundação severa do rio Negro em Manaus foi alcançada em 30 de abril, quando o nível ultrapassou a marca dos 29 metros.

Os especialistas acreditam que o nível do rio Negro em Manaus possa subir mais ultrapassando a marca dos 30 metros.

O transbordamento dos rios também está afetando quase todo o estado do Amazonas e além de Manaus outros 24 municípios estão em situação de emergência, segundo a Defesa Civil. As inundações atingiram centenas de milhares de famílias ribeirinhas e fortemente a agricultura dessas localidades.

Fortes chuvas e La Niña
As chuvas fortes que atingiram parte da Região Norte do Brasil desde o começo do ano, influenciadas pelo fenômeno La Niña são apontados como os fatores para a rápida elevação no nível dos rios, segundo os estudiosos de clima. Essa situação de muita umidade já demonstrava que a possibilidade de ocorrências de maiores enchentes seria alta na capital Manaus este ano.

Acesse também:

Cheias são agravadas com nível do rio Negro histórico em Manaus



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024