Quinta-feira, 15 dez 2022 - 09h09
Por Maria Clara Machado
As chuvas que se intensificaram neste final de primavera sobre os estados de Minas Gerais e da Bahia já deixaram 131 municípios em situação de emergência. A Defesa Civil alerta para a época de temporais e a necessidade de estar atento às recomendações e aos avisos de perigo.
Estragos em Piraúba, no leste de Minas Gerais, onde um idoso morreu após as fortes chuvas dos últimos dias. Crédito: Defesa Civil de MG A Defesa Civil Estadual de Minas Gerais atualizou na terça-feira, dia 13, as últimas informações relacionadas à chuva. 80 municípios mineiros estão em situação de emergência, com cerca de 4 mil desalojados e mil desabrigados. Já são sete vítimas fatais desde novembro. A situação é ainda pior no estado da Bahia. De acordo com a Defesa Civil, as enchentes deixam até o momento pelo menos 750 desabrigados, 16800 desalojados, sendo quase 114 mil moradores afetados em todo o estado em decorrência das chuvas fortes. Uma vítima fatal foi registrada. O balanço é de 71 municípios baianos afetados com 51 deles em situação de emergência. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia também divulgou balanço informando que 24 trechos em rodovias foram afetados pelos temporais das últimas semanas.
Apesar da elevação observada desde o começo de dezembro, o nível do São Francisco na região ainda está longe da cota de alerta para transbordamento e o SACE segue monitorando: Gráfico mostra a elevação do nível do São Francisco em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. Crédito: CPRM/SACE Com a previsão apontada pela meteorologia de mais chuva em Minas Gerais e no interior da Bahia nos próximos dias, a tendência é que o nível do São Francisco suba ainda mais.
Ontem à tarde, chuvas intensas atingiram os municípios de Vitória da Conquista e Jequié, no sudoeste da Bahia, e diversas ruas ficaram alagadas. Os temporais costumam retornar com maior intensidade ao Brasil durante a primavera e o verão. As temidas “chuvas de verão” estão cada vez mais volumosas num curto período de tempo provocando situações severas de graves enchentes e deslizamentos nas áreas habitadas anualmente. Um dos fenômenos meteorológicos típicos é chamada ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) caracterizada por um corredor de umidade associado a uma frente fria, que mantém nuvens muito carregadas e despeja chuva prolongada por vários dias sem parar. Uma nova ZCAS está atuando no centro-norte do Brasil esta semana e por isso, as chuvas volumosas devem continuar afetando Minas Gerais e a Bahia por mais dias. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024