Siga-nos
Quinta-feira, 15 dez 2022 - 09h09
Por Maria Clara Machado

Chuvas fortes deixam 131 municípios em situação de emergência em MG e BA

As chuvas que se intensificaram neste final de primavera sobre os estados de Minas Gerais e da Bahia já deixaram 131 municípios em situação de emergência. A Defesa Civil alerta para a época de temporais e a necessidade de estar atento às recomendações e aos avisos de perigo.

Estragos em Piraúba, no leste de Minas Gerais, onde um idoso morreu após as fortes chuvas dos últimos dias. Crédito: Defesa Civil de MG
Estragos em Piraúba, no leste de Minas Gerais, onde um idoso morreu após as fortes chuvas dos últimos dias. Crédito: Defesa Civil de MG

A Defesa Civil Estadual de Minas Gerais atualizou na terça-feira, dia 13, as últimas informações relacionadas à chuva.

80 municípios mineiros estão em situação de emergência, com cerca de 4 mil desalojados e mil desabrigados. Já são sete vítimas fatais desde novembro.

A situação é ainda pior no estado da Bahia. De acordo com a Defesa Civil, as enchentes deixam até o momento pelo menos 750 desabrigados, 16800 desalojados, sendo quase 114 mil moradores afetados em todo o estado em decorrência das chuvas fortes. Uma vítima fatal foi registrada.

O balanço é de 71 municípios baianos afetados com 51 deles em situação de emergência. A Secretaria de Infraestrutura da Bahia também divulgou balanço informando que 24 trechos em rodovias foram afetados pelos temporais das últimas semanas.

Nível do Rio São Francisco segue em elevação
As chuvas fortes também aumentaram o nível do Rio São Francisco nos últimos dias, que está com elevação de 4,91 cm em Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, nesta quinta-feira, dia 15, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil.

Apesar da elevação observada desde o começo de dezembro, o nível do São Francisco na região ainda está longe da cota de alerta para transbordamento e o SACE segue monitorando:

Gráfico mostra a elevação do nível do São Francisco em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. Crédito: CPRM/SACE
Gráfico mostra a elevação do nível do São Francisco em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. Crédito: CPRM/SACE

Com a previsão apontada pela meteorologia de mais chuva em Minas Gerais e no interior da Bahia nos próximos dias, a tendência é que o nível do São Francisco suba ainda mais.

Muita chuva
O risco de transbordamentos de córrgos, alagamentos, enchentes, deslizamentos e queda de barreiras continua alto em ambos os estados.

Ontem à tarde, chuvas intensas atingiram os municípios de Vitória da Conquista e Jequié, no sudoeste da Bahia, e diversas ruas ficaram alagadas.

Os temporais costumam retornar com maior intensidade ao Brasil durante a primavera e o verão. As temidas “chuvas de verão” estão cada vez mais volumosas num curto período de tempo provocando situações severas de graves enchentes e deslizamentos nas áreas habitadas anualmente.

Um dos fenômenos meteorológicos típicos é chamada ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) caracterizada por um corredor de umidade associado a uma frente fria, que mantém nuvens muito carregadas e despeja chuva prolongada por vários dias sem parar.

Uma nova ZCAS está atuando no centro-norte do Brasil esta semana e por isso, as chuvas volumosas devem continuar afetando Minas Gerais e a Bahia por mais dias.

Pesquise um assunto no Painel Global na página de notícias!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024