Segunda-feira, 30 out 2023 - 10h06
Por Maria Clara Machado
As chuvas se intensificaram sobre o interior do Paraná desde a quinta-feira passada, afetando 54 municípios até agora, de acordo com a Defesa Civil estadual. Os acumulados de mais de 300 milímetros causaram alagamentos, inundações e enxurradas com gravidade, deixando mais de 2500 moradores desalojados ou desabrigados.
Município União da Vitória, no sul do Paraná, continua inundado após chuvas fortes do fim de semana. Crédito: Augusto Lindner/Instituto Água e Terra/PR O último balanço da Defesa Civil do Paraná informa que 54 municípios foram atingidos por ocorrências relacionadas às tempestades entre a quinta-feira e o domingo, dias 26 a 29 de outubro. Segundo o órgão, 1874 pessoas permanecem desalojadas e 764 desabrigadas nesta segunda-feira, dia 30. As enchentes e vendavais do fim de semana danificaram ou destruíram quase 4800 moradias, dezenas arrastadas pela correnteza dos rios e a Defesa Civil permanece mobilizada no apoio aos atingidos.
Uma câmera da Cooperativa Agropecuária Familiar do Leste Pioneiro (Coaflep) flagrou o momento do fenômeno, que posteriormente foi confirmado pelo SIMEPAR, baseado em outras imagens e nos estragos. Tornado é flagrado tocando o solo em São José da Boa Vista no dia 28 de outubro. Crédito: Imagem divulgada pela Coaflep O Sistema Meteorológico do Paraná afirmou ter se tratado de um tornado na categoria F1/F2 com ventos estimados entre a 100 a 150 km/h. Segundo a meteorologia, outro tornado atingiu Cascavel no início deste mês. A força dos ventos do tornado em São José da Boa Vista, chegou a tombar um caminhão. Crédito: Divulgação Coaflep Ventos do tornado provocaram estragos em uma cooperativa de leite em São José da Boa Vista, no nordeste do Paraná. Crédito: Divulgação Coaflep
Entre os maiores volumes estão os municípios de Dois Vizinhos e Capitão Leônidas Marques com 360 mm e 341 mm, respectivamente. Prudentópolis, Laranjeiras do Sul, Foz do Iguaçu, Pato Branco e Nova Laranjeiras tiveram acima de 200 mm. As fortes chuvas também afetaram a capital Curitiba, que registrou alagamentos no fim de semana, causando problemas em alguns pontos da cidade. Chuvas anteriores de outubro já fizeram pelo menos 23 municípios entrarem com o decreto de emergência no Paraná e a situação pode se agravar com a previsão de mais chuva forte e risco de novas enchentes e alagamentos para esta semana, indicada pela meteorologia. O município de União da Vitória, por exemplo, enfrenta alagamentos há vinte dias por conta do nível do Rio Iguaçu, que permanece alto em 3,5 metros acima do normal na região. Quatro trechos de rodovias de acesso ao município estão com bloqueio total.
Ontem, a vazão das Cataratas chegou a 18 milhões e 600 mil litros por segundo, dez vezes acima do normal e bateu recorde da segunda maior vazão da história. As passarelas de visitação do Parque Nacional do Iguaçu precisaram ser fechadas novamente. Visão das Cataratas do Iguaçu na última semana. A vazão tem ficado muito acima do normal em razão das fortes chuvas. Crédito: Divulgação Instagram @cataratasdoiguaçu |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024