Siga-nos
Quinta-feira, 15 jun 2023 - 16h19
Por Maria Clara Machado

Ciclone Biparjoy toca o solo da Índia e é o mais longo do Mar Arábico

O ciclone tropical Biparjoy, que vinha ganhando força sobre o Mar Arábico desde a semana passada, tocou o solo na região de Saurashtra e Kutch, no estado indiano de Gujarat, fronteira com o Paquistão, informou o Departamento Meteorológico da Índia (IMD) nesta quinta-feira. As autoridades evacuaram cerca de 180 mil pessoas em ambos os países.

O ciclone Biparjoy registrado do espaço pelo astronauta Sultan AlNeyadi direto da Estação ESpacial Internacional em 14 de junho. Crédito: Divulgação via twitter @Astro Alneyadi
O ciclone Biparjoy registrado do espaço pelo astronauta Sultan AlNeyadi direto da Estação ESpacial Internacional em 14 de junho. Crédito: Divulgação via twitter @Astro_Alneyadi

Os serviços de trens estão suspensos enquanto durarem as tempestades de Biparjoy. O IMD relatou ventos sustentados de até 125 km/h, com rajadas de 140 km/h e chuvas pesadas a extremamente fortes.

O mar segue revolto e as ondas poderão variar de 3 a 6 metros em diferentes lugares com alto risco de inundações nas áreas baixas, ameaçando moradias e plantações.

O mau tempo provocado pela aproximação do ciclone já era observado na área costeira de Gujarat, assim como no sul do Paquistão, há alguns dias, deixando as autoridades em alerta máximo. Há uma grande preocupação com a estrutura portuária em Gujarat, que abriga dois importantes portos de importações e os danos severos poderão afetar a economia geral na Índia.

O governo da Índia evacuou quase 100 mil pessoas e o Paquistão 80 mil das áreas de risco iminente. Os alertas devem durar pelo menos até o sábado, quando o ciclone tende a enfraquecer ao avançar pelo continente.

Biparjoy tocou o solo de Gujarat com ventos próximos a 145 km/h esta quinta-feira. Crédito: reprodução redes sociais
Biparjoy tocou o solo de Gujarat com ventos próximos a 145 km/h esta quinta-feira. Crédito: reprodução redes sociais

Batendo recorde
O ciclone Biparjoy começou a se desenvolver sobre a parte central do Mar Arábico no dia 6 de junho e chegou a gerar ventos próximos a 200 km/h, atingindo a categoria 3. Segundo os pesquisadores, Biparjoy assume agora o posto de ciclone mais longo da história do Mar Arábico, superando o recorde do fenômeno de 1998.

Imagem de satélite mostra a aproximação de Biparjoy horas antes de tocar o solo da Índia dia 15 de junho. Crédito: JTWC/SATOPS
Imagem de satélite mostra a aproximação de Biparjoy horas antes de tocar o solo da Índia dia 15 de junho. Crédito: JTWC/SATOPS


A pesquisadora de clima Roxy Mathew Koll, chama a atenção para a força das águas quentes na formação de sistemas como Biparjoy. A temperatura da superfície no Mar Arábico está atualmente entre 1,2 a 1,4 graus mais quentes do que há quatro décadas.

Acesse também:

Ciclone Biparjoy segue para Índia e Paquistão como uma tempestade severa

Você também pode se interessar pelo Podcast Saiba tudo sobre a temporada de Furacões do Atlântico e Pacífico 2023

Gostou? Siga @painelglobaloficial no Instagram. Lá você vai encontrar novos conteúdos e curiosidades sobre fenômenos naturais!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024