Siga-nos
Quinta-feira, 21 dez 2023 - 15h37
Por Maria Clara Machado

Ciclone Jasper despejou chuva acima de 800 mm na Austrália com graves inundações

O ciclone tropical Jasper, o primeiro da temporada da Austrália, despejou chuvas torrenciais durante sua passagem sobre o nordeste do estado de Queensland no início da semana. Os efeitos das graves inundações ainda são sentidos, depois de volumes de chuva extraordinários, que superaram 800 mm em 24 horas e alcançaram mais de 2000 mm no decorrer de cinco dias.

O nordeste de Queensland foi assolado por chuvas torrenciais esta semana. Crédito: Divulgação via X (twitter) @AlboMP
O nordeste de Queensland foi assolado por chuvas torrenciais esta semana. Crédito: Divulgação via X (twitter) @AlboMP

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!

Chuva muito acima do previsto
O ciclone tropical Jasper chegou ao extremo norte da costa de Queensland, próximo a Wajul Wajul, ao norte de Cairns, com ventos destrutivos na categoria 2, chuvas fortes e inundações históricas a partir de 13 de dezembro.

Ao cruzar a região, Jasper provocou volumes surpreendentes de chuva, muito acima do previsto inicialmente pelos centros de monitoramento e fez estragos por vários dias.

As estações oficiais do Bureau of Meteorology (BOM) registraram 870 mm em Bairds, 829 mm em Diwan e Yandill 701 mm no período de 24 horas, entre o domingo e a segunda-feira, dias 17 e 18.

Os volumes estão entre as maiores precipitações diárias registradas na Austrália. O registro de Diwan, por exemplo, é o quarto maior total diário de todas as medições na Austrália.

O recorde histórico de acúmulo diário ainda é de 960 mm em Bellenden Ker Top, em Quennsland, observado em janeiro de 1979, de acordo com o BOM.

Imagem de satélite mostra a grande área de chuva, a mais intensa em vermelho, provocada pelo ciclone Jasper em 13 de dezembro. Crédito: BOM
Imagem de satélite mostra a grande área de chuva, a mais intensa em vermelho, provocada pelo ciclone Jasper em 13 de dezembro. Crédito: BOM

Rios alcançaram níveis históricos
Diversos rios transbordaram e deixaram centenas de famílias em situação de perigo, que precisaram evacuar as casas com a ajuda de barcos, como aconteceu em Cairns. Até o aeroporto da cidade precisou ser temporariamente fechado por causa das inundações.

Aeroporto de Cairns é inundado após chuvas  volumosas durante a passagem do ciclone Jasper. Crédito: Divulgação via X (twitter) @Hitch04
Aeroporto de Cairns é inundado após chuvas volumosas durante a passagem do ciclone Jasper. Crédito: Divulgação via X (twitter) @Hitch04

Em Wujal Wujal, moradores tiveram que aguardar por resgate no telhado das casas.

O nível de rios como o Daintree e Barron, em alerta de inundação desde a chegada de Jasper, atingiu altura histórica em mais de cinco décadas de medições.

As inundações também fizeram crocodilos apareceram em áreas rurais habitadas.

Os produtores estão aguardando as águas baixarem por completo para ter o balanço dos prejuízos, mas já se sabe que cerca de 20% da área de cana-de-açúcar em Queensland foi afetada pelas inundações de Jasper.

O estado é o principal produtor agrícola do país e tem também outras culturas como a manga, banana, mamão e lichia.

Acesse também:

Austrália se prepara para impacto direto de Jasper, o primeiro ciclone da temporada



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024