Siga-nos
Sexta-feira, 12 mai 2023 - 09h50
Por Maria Clara Machado

Ciclone Mocha é grande sobre a Baía de Bengala e áreas costeiras estão em alerta

O ciclone tropical Mocha é grande e continua ganhando força sobre as águas muito quentes da Baía de Bengala, ao largo da costa da Índia. Mocha segue em direção à costa de Mianmar e de Bangladesh, que estão em alerta para a chegada iminente da tempestade.

Imagem de satélite mostra o grande ciclone tropical Mocha sobre a Baía de Bengala, no Índico dia 12 de maio. Crédito: RAMMB/CIRA
Imagem de satélite mostra o grande ciclone tropical Mocha sobre a Baía de Bengala, no Índico dia 12 de maio. Crédito: RAMMB/CIRA

NOAA prevê persistência do El Niño durante o verão do Hemisfério Sul

Mocha produz ventos sustentados de 135 km/h na manhã desta sexta-feira, dia 12, com a tendência de rápida intensificação durante o fim de semana.

A projeção do Joint Typhoon Warning Center (JTWC) é que as rajadas de ventos ultrapassem 200 km/h nas próximas 12 à 24 horas, enquanto o ciclone se dirige para áreas costeiras na fronteira de Mianmar com Bangladesh.

Imagens de satélite impressionam ao mostrar as nuvens do ciclone por quase toda a extensão da Baía de Bengala, no Oceano Índico, com aproximadamente 1600 quilômetros de diâmetro. A temperatura da superfície da água do mar está em 30 graus na região, ajudando a sustentar a formação da tormenta, considerada severa pelo centro de monitoramento.

A meteorologia prevê que o ciclone Mocha deva tocar o solo na região da Birmânia, norte de Mianmar, perto da fronteira com Bangladesh, no domingo, uma área que já recebeu muitos ciclones tropicais.

Trajeto estimado para Mocha nos próximos dias. Crédito: JTWC
Trajeto estimado para Mocha nos próximos dias. Crédito: JTWC

Alguns modelos climáticos, como o HWRF, mostram a possibilidade de Mocha adquirir força ainda maior nos próximos dias, com grande queda na pressão atmosférica, podendo atingir ventos equivalentes à categoria 4 ou 5.

Modelo de clima HWRF projeta intensificação maior para Mocha nos próximos dias. Crédito: HWRF/Tropical Tidbits
Modelo de clima HWRF projeta intensificação maior para Mocha nos próximos dias. Crédito: HWRF/Tropical Tidbits

A sua chegada pode ser catastrófica com chuvas torrenciais, ventos poderosos e ondas violentas, alerta a meteorologia da Índia. A imprensa local informou que mais de 10 mil pessoas já foram evacuadas para abrigos.

Mianmar enfrenta uma guerra civil, que começou em 2021, com quase 2 milhões de deslocados internamente e outros milhares de refugiados sob risco adicional.

Região vulnerável
O Instituto Indiano de Meteorologia Tropical ressalta que essa é uma região bastante vulnerável aos ciclones. A Baía de Bengala abriga 4% do total de ciclones tropicais do mundo, porém mais de 80% das mortes pelos fenômenos são desta região.

A água muito quente da Baía de Bengala é um combustível para as tempestades se desenvolverem e a mudança climática está só agravando a situação. Além disso, há a questão geográfica da baía e a alta densidade populacional em condição vulnerável, avaliam os especialistas.

Alguns ciclones tropicais catastróficos marcaram a história de Mianmar. O ciclone Nargis foi devastador em 2008, sendo o mais mortal de Mianmar. A estimativa foi de 135 mil vítimas fatais em decorrência da chegada do ciclone no país.

Em 2017, o ciclone Mora deixou 150 vítimas fatais próximo à fronteira de Bangladesh com Mianmar.

O ciclone Amphan atingiu a categoria 5 sobre a Baía de Bengala em 2020.


Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!

Você também pode se interessar pelo Podcast Um Super El Niño pode estar a caminho?



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024