Siga-nos
Sexta-feira, 16 set 2022 - 15h39
Por Maria Clara Machado

Cinco estados mexicanos poderão ter inundações com a tempestade Lester

Áreas costeiras do sul e sudoeste do México estão em atenção com o surgimento da nova tempestade tropical, batizada de Lester, que deve levar chuvas fortes para a região no fim de semana. Lester é a décima terceira tempestade tropical da temporada do Pacífico leste de 2022 que vem se mostrando ativa com a formação de oito furacões até agora.

Imagem de Acapulco, em Guerrero, no México, na tarde do dia 16. A tempestade tropical Lester se aproxima e deve deixar cinco estados mexicanos em alerta no fim de semana. Crédito: Webcams de México
Imagem de Acapulco, em Guerrero, no México, na tarde do dia 16. A tempestade tropical Lester se aproxima e deve deixar cinco estados mexicanos em alerta no fim de semana. Crédito: Webcams de México

Você também pode gostar de ouvir nossos Podcasts!

Segundo informações do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), o centro de Lester está a cerca de 440 quilômetros ao sudeste de Acapulco, no estado de Guerrero na tarde desta sexta-feira, dia 16 e se move lentamente rumo noroeste.

Aviso de tempestade tropical está em vigor
A chuva forte começa a se espalhar a partir de hoje e muitas áreas do sul e do sudoeste mexicano estão sob aviso de tempestade tropical.

Há alerta em vigor desde Punta Maldonado, em Guerrero até Laguna de Chacahua, em Oxaca, na porção sul do México e desde Zihuatanejo, em Guerrero até Lázaro Cárdenas, em Michoacán, no sudoeste para os próximos dois dias.

O NHC prevê que a tempestade tropical Lester vai se mover muito perto ou sobre a costa sudoeste do México durante este sábado, dia 17 com um fortalecimento esperado. Entretanto, Lester deve manter a condição de tempestade sem evoluir para um furacão e tende a enfraquecer rapidamente no domingo, dia 18.

Trajeto estimado para a tempestade Lester nos próximos dias. Crédito: NHC
Trajeto estimado para a tempestade Lester nos próximos dias. Crédito: NHC

Chuva forte e inundações
As estimativas são de chuvas fortes com acúmulos de 75 mm a 150 mm, podendo chegar a 250 milímetros localmente em áreas costeiras dos estados de Oaxaca, Guerrero, Michoacán, Colima e Jalisco até a próxima segunda-feira. A situação meteorológica poderá provocar inundações e deslizamentos de terra, avisa do NHC.

Os ventos fortes de Lester vão impulsionar swells que começam a afetar a costa sul do México já nesta sexta-feira e continuar no decorrer do fim de semana. A situação é de atenção no mar com risco de vida.

Acesse também:

Tufão Nanmadol deve chegar à categoria 4 antes de impactar o Japão

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024