Siga-nos
Sexta-feira, 11 nov 2022 - 08h44
Por Maria Clara Machado

Conheça a primeira vila na Índia alimentada inteiramente a energia solar

Em contraste aos altos níveis de poluição e a qualidade do ar degradada em muitas partes da Índia, a vila Modhera, em Gujarat, no oeste do país, surge como um exemplo de sustentabilidade conseguindo ser 100% abastecida por energia solar.

1300 painéis solares foram instalados na vila Modhera, no estado de Gujarat, e abastecem todos os moradores. Crédito: Divulgação ONU
1300 painéis solares foram instalados na vila Modhera, no estado de Gujarat, e abastecem todos os moradores. Crédito: Divulgação ONU

Pesquise um assunto no Painel Global na página de notícias!

A revolução na vila Modhera
O governo federal escolheu o pequeno vilarejo de cerca de 6500 habitantes para implantar o projeto de 10 milhões de euros que permitiu uma revolução na região. Metade do investimento foi financiada pelo governo da Índia e a outra metade pelo governo de Gujarat.

A vila conhecida pelo seu antigo Templo do Sol, construído há mil anos, recebeu 1300 painéis solares em edifícios residenciais e públicos conectados a uma usina com capacidade de abastecer todos os moradores de Modhera.

Os trabalhadores simples, com rendimentos muito baixos, são na maioria agricultores, ceramistas, alfaiates e sapateiros, que utilizam instrumentos manuais para a produção e agora estão sendo beneficiados por equipamentos elétricos tendo a oportunidade de triplicar as peças diárias.

A vida cotidiana da vila Modhera também está em transformação com a diminuição do preço da energia elétrica. Muitos usam até hoje forno a lenha e pretendem agora ter um fogão elétrico.

Todo o projeto completou um mês de funcionamento no dia 9 de novembro e a economia deverá ser de 60% a 100% nas contas de eletricidade.

Uma usina de energia solar foi montada interligada aos mais de 1300 painéis solares distribuídos nos telhados gerando 1 kw de energia. Além disso, estão integrados a um sistema de armazenamento de energia por bateria.

Assim, a energia excedente é comprada pelo governo e serve também como uma fonte de renda adicional para os moradores.

A Índia, sendo o terceiro país mais poluidor do mundo, tenta encontrar medidas para o uso cada vez maior de fontes renováveis. Nova Délhi, por exemplo, busca a meta de atender a metade da demanda energética com fontes não poluidoras até 2030, contando principalmente com a energia solar e a eólica.

Símbolo da vila Modhera, o milenar Templo do Sol, agora realiza um show de luzes 3D inteiramente com energia solar. Crédito: Divulgação ONU
Símbolo da vila Modhera, o milenar Templo do Sol, agora realiza um show de luzes 3D inteiramente com energia solar. Crédito: Divulgação ONU

Números otimistas
A Índia tem a localização geográfica a seu favor, por estar situada no cinturão solar, ao redor do equador. O país tem um grande potencial de geração e atualmente está em quinto lugar no ranking global na implantação total de energia solar.

A meta é atingir 450 gigawatts de capacidade instalada de energia renovável, sendo mais de 60% de energia solar nos próximos oito anos.

Os números e investimentos são otimistas. De abril a dezembro de 2021, a Índia adicionou 7,4 GW de capacidade de energia solar, um aumento de 335% em relação ao ano anterior. No primeiro semestre de 2022, as instalações de capacidade solar aumentaram mais 59%.

Dados do líder indiano de pesquisa Mercom, mostram que Rajasthan e Gujarat surgiram como os principais estados em uso de energia solar em grande escala, respondendo por 53% e 14% das instalações, respectivamente, seguidos por Maharashtra com 9%, nos primeiros seis meses de 2022.

Antonio Guterres, secretário-geral da ONU, esteve na Índia no mês passado, semanas antes da COP-27 para conhecer o projeto de perto.

Guterres declarou que o projeto de energia solar de Modhera está dando prosperidade aos moradores locais e contribuindo para um planeta mais saudável.

O aumento do uso de energias renováveis pelos países mais poluidores e de maneira global está entre os assuntos principais da Conferência do Clima (COP-27), que está acontecendo no o Egito até o dia 18 de novembro.

Acesse também:

Fumaça de poluição faz qualidade do ar atingir níveis perigosos na Índia

Você também pode gostar de ouvir nossos Podcasts!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024