Quinta-feira, 19 jan 2023 - 12h22
Por Maria Clara Machado
A Defesa Civil confirmou que uma microexplosão foi o fenômeno que atingiu o município de Xanxerê, no oeste de Santa Catarina, deixando um rastro de destruição na terça-feira. Semana passada um tornado atingiu o sul do estado catarinense.
Um galpão é completamente destruído em Xanxerê durante microexplosão. Crédito: Divulgação Defesa Civil de SC A tempestade volumosa que desabou sobre a região provocou um cenário semelhante a uma destruição causada pela passagem de um tornado, mas os especialistas explicam que são fenômenos meteorológicos diferentes. Xanxerê teve transbordamento de rio, ruas alagadas, destelhamentos e telhados completamente arrancados. Análises do radar meteorológico de Chapecó do momento da tempestade, imagens de satélite e as observações dos danos ajudaram a Defesa Civil a concluir que o evento severo se tratou de uma microexplosão. Destruição causada por microexplosão em Xanxerê no dia 17 de janeiro. Crédito: Divulgação Defesa Civil de SC Ventos intensos associados ao fenômeno microexplosão provocaram destruição em Xanxerê no dia 17 de janeiro. Crédito: Divulgação Defesa Civil de SC
Diferentemente, na formação de um tornado a partir de um cumulonimbus, a forte corrente de vento na vertical se caracteriza por um movimento espiral e quando toca o solo é capaz de percorrer centenas de quilômetros causando um caminho de destruição pontual, por onde passa. De acordo com a Defesa Civil, a microexplosão em Xanxerê aconteceu por volta das 14 horas da terça-feira, dia 17 e provocou uma chuva de 60 milímetros. Apesar dos danos não houve feridos na cidade. Um tornado já havia atingido o município de Sangão na última sexta-feira, dia 13, quando uma área de tempestade se formou entre o Vale do Itajaí e o sul do estado. O fenômeno foi confirmado pela Defesa Civil de Santa Catarina e também gerou estragos, mas sem vítimas ou feridos.
Crédito: Defesa Civil de SC |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024