Siga-nos
Segunda-feira, 19 ago 2019 - 15h22
Por Maria Clara Machado

Defesa Civil de SC alerta para alagamentos costeiros por causa da maré alta

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para ventos fortes, mar agitado, possibilidade de ressaca e alagamentos costeiros associados à maré alta. O tempo virou neste fim de semana com a passagem de uma frente fria.

Defesa Civil alerta para ondas de até 3 metros no litoral de Santa Catarina. Foto ilustrativa, divulgada pelo portal AHora.
Defesa Civil alerta para ondas de até 3 metros no litoral de Santa Catarina. Foto ilustrativa, divulgada pelo portal AHora.

As rajadas de vento ainda podem soprar moderadas a fortes variando de 50 a 70 km/h no litoral sul e no litoral norte catarinense, e entre 40 a 60 km/h na Grande Florianópolis ao longo de toda essa segunda-feira, dia 19, informa a Defesa Civil. Por isso, a recomendação do órgão é manter a distância de placas, árvores, postes de energia e objetos que possam ser arremessados.

Até a madrugada da terça-feira, dia 20, as chuvas podem ocorrer pelo Meio Oeste, o Vale do Itajaí e Planalto, áreas do litoral norte e na Grande Florianópolis, com estimativa de 30 a 50 mm pontualmente.

Outra observação importante é o mar, que permanece agitado a muito agitado entre hoje e amanhã, com picos de ondas entre 2,5m e 3m em todo o litoral. Há possibilidade de ressaca e eventualmente inundações costeiras.

A combinação do avanço da frente fria e da persistência dos ventos de sul com a fase da lua cheia pode acarretar alagamentos costeiros associados à maré alta, alerta da Defesa Civil.

Crise de abastecimento de água na Grande Florianópolis
A chuva veio leve a moderada até agora e ajuda um pouco no combate a crise de abastecimento de água, que a Grande Florianópolis vem enfrentando desde o mês passado.

A estiagem observada no estado durante o mês de julho, afeta 11 rios catarinenses, de acordo com a EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).

Veja a lista de rios que já atingiram a cota de emergência ou alerta por causa da seca: Jacutinga, Rio Tubarão, Rio Camboriú, Rio Cubatão do Sul, Rio Araranguá, Rio do Peixe, Rio Itajaí-Açú, Rio Canoinhas, Rio Canoas, Rio Negro e Rio Tijucas.

O Rio Pilões que é o principal manancial de abastecimento da região da Grande Florianópolis teve uma leve recuperação nesta segunda-feira, dia 19, mas o alerta de estiagem permanece. A CASAN pede para os moradores economizarem, pois ainda pode faltar água principalmente nos pontos mais altos da região, incluindo a capital.

A EPAGRI/CIRAM afirma que essa será uma semana mais úmida com chance de chuva em várias áreas de Santa Catarina. Outra massa polar será responsável pelo frio nos próximos dias.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024