Segunda-feira, 16 jan 2023 - 11h21
Por Maria Clara Machado
A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou a passagem de um tornado, que atingiu o município de Sangão, no sul do estado, na tarde da sexta-feira, dia 13. Os estragos incluem destelhamentos, queda de árvores e até o tombamento de um caminhão de grande porte. O órgão mantém avisos de atenção para esta segunda-feira em áreas dos Planaltos, Vale do Itajaí e litoral catarinense.
Imagem flagrada de uma nuvem funil se formando em Sangão. Se a nuvem funil tocar o solo, o fenômeno passa a ser um tornado. Crédito: Defesa Civil de SC A Defesa Civil do estado de Santa Catarina está com avisos de atenção em vigor para chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo na Grande Florianópolis, Litoral sul e norte, Meio Oeste, Planalto sul e norte e toda região do Vale do Itajaí, válidos principalmente para o período da manhã. Defesa Civil de SC mantém avisos em vigor nesta segunda-feira, dia 16.
A velocidade dos ventos registrada pelo radar de Lontras, no Vale do Itajaí, chegou a 100 km/h, mas é possível que tenha ultrapassado este valor no sul do estado, afirmou a Defesa Civil. O tornado foi associado à observação do crescimento de uma supercélula. Segundo levantamento do órgão, cerca de 20 casas foram danificadas, além de um ginásio de esportes, com a passagem do tornado por Sangão. Um caminhão chegou a tombar com a força dos ventos e também ocorreram danos no município vizinho de Jaguaruna. Passagem de tornado em Sangão tombou um caminhão de grande porte. Crédito: Divulgação Defesa Civil de SC. Ventos fortes destelharam casas em Sangão na sexta-feira, dia 13. Crédito: Divulgação Defesa Civil de SC O volume de chuva em ambas as cidades atingiu 120 milímetros, superando a média de chuva para janeiro que é próximo a 130 mm, pelo EPAGRI/CIRAM. Apesar do tempo severo não foram registrados feridos nos municípios atingidos pelos ventos fortes. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024