Sexta-feira, 7 jul 2023 - 09h05
Por Maria Clara Machado
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul está em alerta e orienta a população para a formação de um ciclone extratropical esperado para esta sexta-feira e o sábado. O estado gaúcho foi recentemente impactado por outro ciclone, que trouxe muita destruição e deixou vítimas há menos de um mês.
Defesa Civil trabalha de forma preventiva, emitindo avisos diante da formação do novo ciclone extratropical este fim de semana. Crédito: Defesa Civil RS
A equipe da Defesa Civil do Estado, juntamente com profissionais do INMET e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), estiveram em reunião ontem para definir as ações de prevenção e de socorro diante da piora nas condições do tempo e da previsão de um novo ciclone extratropical. Mapa mostra áreas do RS em perigo de chuva forte e ventos intensos dia 7 de julho. Crédito: INMET/GoogleMaps De acordo com a meteorologia, o ciclone deve se formar ao largo da costa gaúcha entre hoje e amanhã, elevando, portanto, o volume de chuva, com risco de cheias dos rios, enxurradas, queda de barreiras e deslizamentos. Os avisos estão sendo divulgados pelos canais oficias da Defesa Civil, que tenta enfatizar a conscientização dos cidadãos para levar em conta os alertas. "Se você mora em locais de risco, busque um local seguro. Vá para residências de amigos, familiares ou procure por abrigos oferecidos pela prefeitura de seu município", recomenda o órgão.
Este novo ciclone vai se formar a partir de um centro de baixa pressão, que deve atravessar o estado gaúcho, de oeste para leste, atuando na sequência mais distante da costa, diferentemente do anterior.
Ainda assim, a atuação da baixa pressão sobre o estado gaúcho vai gerar chuva forte e ventos fortes, com acumulados em alguns locais entre 100 mm e 150 mm entre hoje e amanhã, alertam os previsores da METSUL. Após a passagem do novo ciclone, a trégua da chuva será pequena e a meteorologia prevê condições de mais chuva volumosa até meados da semana que vem. Bombeiros trabalham nas áreas inundadas para resgatar moradores gaúchos, após o evento extremo climático de 16 de junho. Crédito: Arquivo Corpo de Bombeiros RS |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024