Siga-nos
Segunda-feira, 14 nov 2022 - 09h41
Por Maria Clara Machado

Derretimento no interior de manto de gelo na Groenlândia está em nível alarmante

Um estudo realizado na parte nordeste da Groenlândia revelou que o derretimento do maior manto de gelo vem ocorrendo no interior mais rapidamente do que se imaginava, atingindo patamar alarmante nas projeções do aumento do nível dos oceanos até o final do século. As investigações foram publicadas em artigo recente na revista referência de estudos científicos Nature.

Imagem ilustrativa Groenlândia. Estudo mostra que o derretimento no interior da corrente de gelo do nordeste da Groenlândia está assustadoramente acelerado. Crédito: Divulgação NASA
Imagem ilustrativa Groenlândia. Estudo mostra que o derretimento no interior da corrente de gelo do nordeste da Groenlândia está assustadoramente acelerado. Crédito: Divulgação NASA

Os pesquisadores da Dinamarca e dos Estados Unidos verificaram a aceleração significativo do degelo com a ajuda de modelos números e dados gerados por satélite desde 2012.

A conclusão assustadora do estudo é que cerca de seis vezes mais gelo esteja se convertendo em água, contribuindo para o aumento do nível dos oceanos dos próximos anos como resultado das mudanças climáticas.

Você também pode gostar de ouvir nossos Podcasts!

O que os pesquisadores investigaram
Os números são tão impressionantes que o derretimento na corrente de gelo do nordeste da Groenlândia, a chamada NEGIS, igualou sozinha em uma década, o degelo e a contribuição para o aumento do nível dos oceanos de toda a Groenlândia nos últimos 50 anos.

O estudo revelou que o glaciar reduziu pelo menos 200 quilômetros em direção ao interior, a partir da área costeira da Groenlândia.

Uma causa provável para essa aceleração foi o rompimento de uma geleira na área costeira, permitindo que águas mais quentes atingissem a área onde a NEGIS encontra o mar. Os especialistas reforçam que esse tipo de problema pode estar ocorrendo em mais partes da Groenlândia.

A parte nordeste Groenlândia tem a característica peculiar em que o manto de gelo não consegue se recuperar fácil devido à baixa precipitação na região.

Em setembro deste ano, outro estudo baseado em duas décadas de medições conseguiram determinar pela primeira vez a perda de gelo do manto da Groenlândia para os próximos anos estimando o aumento do nível global do mar em no mínimo 27 centímetros.

O aumento do nível dos oceanos é visto como uma das consequências preocupantes das mudanças climáticas que vai afetar nas próximas décadas inúmeras cidades costeiras e populações do mundo todo.

Acesse também:

Conheça a primeira vila na Índia alimentada inteiramente a energia solar

Fumaça de poluição faz qualidade do ar atingir níveis perigosos na Índia



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024