Siga-nos
Sábado, 22 abr 2023 - 18h35
Por Maria Clara Machado

Dia da Terra: OMM destaca que últimos 8 anos foram os mais quentes da história

Neste Dia Internacional da Mãe Terra, novos estudos da Organização Meteorológica Mundial (OMM) revelam o aumento alarmante dos efeitos das mudanças climáticas no globo. Os novos dados complementam o relatório do IPCC, divulgado em março.

Imagem ilustrativa. Terra vista do espaço por astronautas da ISS em 2014. Crédito: NASA
Imagem ilustrativa. Terra vista do espaço por astronautas da ISS em 2014. Crédito: NASA

Você também pode se interessar pelo Podcast O que há de novo no monitoramento por satélites na Amazônia

O clima está efetivamente mudando e as transformações são reveladas nos recordes sucessivos de calor, no aumento do nível do mar e no aquecimento dos oceanos, afirma a OMM.

A agência especializada das Nações Unidas (ONU) fez o novo alerta na sexta-feira, véspera do Dia da Terra, divulgando que os últimos 8 anos foram os mais quentes já registrados desde que começaram as medições modernas em 1850.

O período de 2015 a 2022 incluiu três eventos consecutivos de La Niña e ainda assim é a sequência de anos mais quentes já registrada na história.

Na última publicação da ONU, foi enfatizado que o agravamento das mudanças climáticas resultou em mais eventos de seca e inundações, assim como ondas de calor, situações ameaçadoras para a subsistência humana, causando insegurança alimentar a diversos países e obrigando a migração em massa.

As perdas totais causadas por eventos climáticos extremos até outubro de 2022 foram avaliadas em US$ 30 bilhões, além de cerca de 8 milhões de pessoas que precisaram ser deslocadas internamente nos países afetados por enchentes.

O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, mais uma vez lembrou que as populações do mundo todo continuam sendo gravemente afetadas por eventos climáticos extremos.

O chefe das Nações Unidas, Antônio Guterres, também fez novo apelo pelo corte urgente e mais drástico de emissões de gases de efeito estufa, na tentativa de limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C, comparado ao período pré-industrial.

O relatório recente da OMM também destacou a importância de sistemas de alerta precoce a fim de minimizar os impactos do clima extremo. Assim, a tecnologia é apontada como a grande aliada para uma transição para a energia renovável.

OMM alerta para novos recordes
Os pontos enfatizados pela OMM neste Dia da Terra complementam o último relatório do IPCC, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, divulgado em março de 2023.

Novo relatório do IPCC diz que ainda é possível frear o colapso climático global

A Organização Meteorológica Mundial afirma que os principais gases de efeito estufa, dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, atingiram concentrações recordes em 2021 e possivelmente em 2022.

Outro alarde é o derretimento das geleiras e o aumento do nível dos oceanos, que atingiram recorde no ano passado.

Área de gelo do mar Ártico diminui 1 milhão de quilômetros quadrados neste inverno

O aumento do nível do mar ocorre não apenas pelo derretimento de geleiras e calotas polares na Groenlândia e na Antártida, mas também pelo crescimento do volume dos oceanos em razão do calor, diz o relatório da OMM.

Como consequência às mudanças climáticas, a publicação da OMM também fala das alterações nos ecossistemas. As transformações no clima estão afetando e ameaçando inúmeras espécies ao redor do mundo.

Novidade: Agora você tem mais um jeito de nos seguir! Procure no Instagram por @painelglobaloficial



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024