Terça-feira, 4 abr 2023 - 10h02
Por Maria Clara Machado
As buscas continuam por dois banhistas que desapareceram em Bertioga e no Guarujá, no litoral de São Paulo, durante a forte ressaca do último domingo, dia 2. A Marinha do Brasil tinha emitido avisos de mar grosso e ressaca em razão do deslocamento de um ciclone extratropical por alto mar no fim de semana.
Fortes ondas invadiram a faixa de areia em Bertioga e destruíram um posto de guarda-vidas no domingo. Crédito: Divulgação GBMAR Segundo informações do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMAR), um dos desaparecidos sumiu no mar no bairro de Pitangueiras, no Guarujá, quando estava na água com a família e foi surpreendido pelas fortes ondas e a ressaca no domingo à tarde. A outra vítima, também um homem, desapareceu nas águas na praia de Bertioga e a cena foi flagrada por um casal de banhistas. Em vários trechos do litoral paulista, as ondas ultrapassaram a faixa de areia e atingiram a orla. Um posto de guarda-vidas foi arrastado pela força do mar na praia de Guaratuba, em Bertioga. A Defesa Civil registrou ondas acima de 2,5 metros em Santos no último domingo.
Um ciclone bomba se formou em alto mar afastado da costa do Brasil no fim de semana. Crédito: Imagem de satélite dia primeiro de abril/NOAA Sistemas deste porte são intensos e produzem ventos arrasadores, entretanto, a meteorologia ressaltou antecipadamente que este ciclone ficaria afastado da costa brasileira e em nenhum momento estaria próximo do solo. Notícias equivocadas acabaram sendo compartilhadas nos últimos dias sobre a chegada do ciclone bomba ao litoral do Rio de Janeiro. O ciclone bomba, associado a uma frente fria, se deslocou todo tempo afastado das áreas costeiras e em mar aberto, até a altura da Região Sudeste no final do domingo, provocando ventos fortes em alto mar e grande agitação marítima. O swell gerado pelos ventos do ciclone bomba foi intenso e alcançou a faixa de areia em praias do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro. As ondas subiram e a ressaca pode ser observada no litoral norte gaúcho, no litoral sul paulista e litoral do Rio de Janeiro.
Algumas imagens viralizaram nas redes sociais mostrando grandes ondas atravessando a Pedra do Pampo, em Itacoatiara, quando banhistas desavisados estavam tomando banho e se divertindo no local. Altas ondas atravessaram a Pedra do Pampo, na praia de Itacoatiara surpreendendo os banhistas na ressaca de domingo. Crédito: Reprodução Redes Sociais A ressaca também atingiu com força Imbé e Capão da Canoa, no litoral norte gaúcho. A água invadiu parte do calçadão na praia de Imbé durante a madrugada do domingo. Ondas ivandem a orla em Imbém, no litoral norte gaúcho, na madrugada do domingo. Crédito: Renato Dias/Correio do Imbé/Reprodução twitter |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024