Siga-nos
Terça-feira, 23 jan 2024 - 15h09
Por Maria Clara Machado

EUA vão sair do frio congelante, mas ainda há perigo por causa do excesso de gelo

A intensa onda de frio extremo vinda do Ártico, que trouxe nevascas e temperaturas congelantes para os Estados Unidos na última semana, está indo embora. Várias tempestades de inverno sequenciais deixaram um saldo de 94 mortos em 13 estados do país este mês. Uma grande preocupação agora é com o excesso de gelo, que tende a derreter com o aumento das temperaturas.

Rowena, em Oregon, EUA, dia 22 de janeiro. Severo inverno americano deixa estradas intransitáveis. Crédito: Foto Oregan departamento de transportes/Fotos Públicas
Rowena, em Oregon, EUA, dia 22 de janeiro. Severo inverno americano deixa estradas intransitáveis. Crédito: Foto Oregan departamento de transportes/Fotos Públicas

Ar quente volta a invadir áreas dos EUA
As temperaturas estão aumentando de novo e vão subir significativamente em todo o leste dos Estados Unidos até o final da semana, anunciou o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).

Em muitas cidades onde o fim de semana foi extremamente gelado, os termômetros devem disparar até 30 graus nos próximos dias e vão permanecer acima da média até o final do mês.

Além do leste do país, o aquecimento também será sentido em grande parte do centro dos Estados Unidos. Agora, as correntes de ar quente vão afastar o frio extremo, mas podem provocar chuvas perigosas e inundações em muitas áreas, avisa o NWS.

Excesso de gelo ainda deixa tráfego perigoso
Os Estados Unidos mergulharam em tempestades severas e frio rigoroso neste mês, que resultaram em muita neve e acidentes de trânsito, queda de árvores e tornados, com grande número de vítimas fatais.

Rowena, Oregon, EUA, dia 22 de janeiro. As condições de gelo persistem a oeste de Dalles. Crédito: Foto Oregan departamento de transportes/Fotos Públicas
Rowena, Oregon, EUA, dia 22 de janeiro. As condições de gelo persistem a oeste de Dalles. Crédito: Foto Oregan departamento de transportes/Fotos Públicas

O Tennessee foi o estado que mais relatou mortes em consequência do mau tempo, chegando a 34 pessoas do total de pelo menos 90.

Neste início de semana, estradas em particular ao sul dos Grandes Lagos, estão extremamente perigosas, pois continuam com grande acúmulo de gelo e episódios de chuvas congelantes devido à entrada de umidade vinda do Golfo do México.

Mais de 50 milhões de pessoas foram colocadas em alerta climático de inverno com perigo nas estradas do Arkansas aos Grandes Lagos.

Ainda ontem, várias escolas cancelaram as aulas por causa das condições perigosas de tráfego, incluindo distritos no Tennessee, Missouri, Arkansas e Oklahoma.

Os cancelamentos nos voos também continuam depois das nevascas terem paralisados diversos aeroportos durante o fim de semana. Na tarde de segunda-feira, pelo menos 850 voos tinham sido cancelados e mais de 3300 estavam com atrasos desde cedo.

Acesse também:

Ar congelante do Ártico levou temperaturas extremamente baixas para o Canadá e EUA

Você também pode se interessar por nossos Podcasts!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024