Siga-nos
Terça-feira, 16 abr 2024 - 11h59
Por Maria Clara Machado

Enxame sísmico nos Campos Flégreos deixa moradores apreensivos em Nápoles

A atividade sísmica aumentou significativamente nos Campos Flégreos, deixando moradores dos arredores e na província italiana de Nápoles, apreensivos novamente. Toda vez que a terra treme vem o temor que algo maior esteja se aproximando.

Imagem de satélite ilustrativa dos Campos Flégreos, na região de Nápoles, na Itália. A área passou por enxame sísmico há dois dias. Crédito: AlMare, NASA, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=959763
Imagem de satélite ilustrativa dos Campos Flégreos, na região de Nápoles, na Itália. A área passou por enxame sísmico há dois dias. Crédito: AlMare, NASA, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=959763

Você também pode se interessar por Monte Etna está dando mais esse espetáculo soltando inúmeros anéis de fumaça no céu

Isso porque, os Campos Flégreos, o supervulcão localizado na região da Campânia, em Nápoles, está na área do Monte Vesúvio, palco da erupção histórica, que dizimou a cidade italiana de Pompeia, na Antiguidade.

Os Campos Flégreos são compostos por uma série de crateras e caldeiras, onde há presença de fumarolas e fontes termais, indicando atividade magmática abaixo da superfície.

A região é constantemente objeto de estudo e continua sendo monitorada justamente por ser uma área densamente povoada e pelos possíveis impactos em Nápoles e nas áreas italianas habitadas ao redor do vulcão.

Sismos aumentaram no domingo
O recente enxame sísmico nos Campos Flégreos foi detectado no domingo, dia 14, com mais de 70 abalos de baixa magnitude registrados em um curto espaço de tempo durante o período da manhã.

O sismo mais intenso atingiu a magnitude 3.7, seguido por outro de magnitude 3.1, às 9h44 e 9h46, respectivamente, segundo os dados do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV).

Os tremores foram localizados na cratera de Solfatara, uma das mais conhecidas do supervulcão e que há dez dias também registrou um aumento de atividade sísmica.

A sequência de abalos foi sentida nos municípios na zona do vulcão, em Nápoles, Chiaia e na orla marítima, principalmente nos andares superiores dos edifícios, trazendo mais uma vez temor aos moradores. Os relatos foram que muitos saíram para as ruas e até o prefeito de Pozzuoli, Luigi Manzoni, precisou percorreu a cidade para tranquilizar os cidadãos.

Nápoles vivenciou um terremoto mais forte de 4.2 magnitudes, em 27 de setembro de 2023, o mais forte em 40 anos nos Campos Flégreos, também após um enxame sísmico de pelo menos 60 tremores.

Susto e preparação
Diante da constante repetição do fenômeno, indicando que o solo continua em deformação, está agendado para o final de maio, dois dias de testes de evacuação na comuna de Pozzuoli.

Já na próxima semana, uma escola municipal de Nápoles, também deve passar por em exercício inédito de evacuação.

“O risco de uma evolução existe, teoricamente, para o futuro”, alertou o diretor do Observatório do Vesúvio, Mauro Di Vito. “Mas, neste momento, não há sinais de uma possível crise eruptiva."

Apesar do susto, o Departamento de Proteção Civil não reportou qualquer dano após o aumento da atividade sísmica neste começo de semana, verificando inclusive várias estruturas públicas.

Alguns novos sismos foram detectados nos Campos Flégreos nesta terça-feira, dia 16, pelo INGV, mas com menor frequência e magnitude máxima de 2.5.

Você também pode se interessar em saber mais no Podcast A explosiva erupção do vulcão Ruang pode ser comparada à de Tonga?

Acesse também:

Enxame sísmico desperta preocupação de especialistas na região italiana de Nápoles



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024