Siga-nos
Terça-feira, 26 set 2023 - 10h14
Por Maria Clara Machado

Espiral de nuvem de fogo no Canadá impressiona cientistas da NASA

Uma formação curiosa e impressionante chamou a atenção dos cientistas ao ser capturada por instrumentos e sensores em satélites da NASA. O evento aconteceu recentemente durante focos de incêndios florestais nas províncias de Colúmbia Britânica e Alberta, no Canadá.

Nuvens de fogo formam espiral impressionante sobre território canadense em meados de setembro. Crédito: Earth Observatory NASA
Nuvens de fogo formam espiral impressionante sobre território canadense em meados de setembro. Crédito: Earth Observatory NASA

Os grandes incêndios tomaram conta de florestas boreais no norte da Colúmbia Britânica e Alberta e ao sul dos Territórios do Noroeste, espalhando enorme quantidade de fumaça na temporada do verão de 2023.

Por muitas vezes, os fluxos de fumaça forçaram evacuações de cidades próximas e atravessaram a fronteira, alcançando partes dos Estados Unidos.

Focos desses incêndios ainda persistiam em meados de setembro, quando uma frente fria levou ventos fortes para o Canadá e resultou numa imagem de satélite impressionante.

As nuvens em espiral cobrindo quilômetros do território canadense, vistas de cima podem até se confundir com uma tempestade tropical ou um furacão, mas a formação é resultado de muita fumaça e calor.

Saiba como a espiral se formou
A tempestade quente se estendeu por centenas de quilômetros e foi capturada no dia 16 de setembro de 2023 por instrumentos do satélite NOAA-20 a uma altitude de 824 quilômetros.

Uma frente fria provocou rajadas de ventos de até 65 km/h, que intensificaram os incêndios e ajudaram a alimentar as enormes nuvens de fogo, as conhecidas pirocumulonimbus, que em situações como esta, se formam pelo intenso calor e o processo de convecção.

Os incêndios ardiam ao leste de Fort Nelson (Colúmbia Britânica) e ao sul de Rainbow Lake (Alberta) na ocasião e enviaram vários pulsos de fumaça para altas altitudes e para dentro das nuvens de tempestade, explicou o meteorologista Scott Bachmeier, do Instituto de Estudos de Satélites da NOAA.

A Nasa capturou essa impressionante formação de nuvens de fogo proveniente de focos de incêndio no Canadá em 16 de setembro. Crédito: Earth Observatory NASA
A Nasa capturou essa impressionante formação de nuvens de fogo proveniente de focos de incêndio no Canadá em 16 de setembro. Crédito: Earth Observatory NASA

Impressionante e preocupante
As nuvens pirocumulonimbus, ou chamadas de nuvens de fogo, se formam em todas as temporadas, mas este evento foi considerado impressionante pela grandeza, afirmam os cientistas da NASA.

A propagação de partículas transportadas na fumaça de um incêndio florestal é medida pelo sensor OMPS no satélite Suomi NPP, da NOAA/NASA.

Observando a fumaça elevada e arrastada pela circulação de ventos fortes, o evento resultou nas medições de aerossóis mais altas deste ano.

Anteriormente, em meados de agosto e começo de setembro, outros dois eventos de incêndios no Canadá também lançaram índices de aerossóis quase tão elevados como o de 16 de setembro.

Outro sensor avaliou a altura da nuvem de fumaça crescente que chegou a 11 quilômetros de altitude. Este rastreio é extremamente importante para saber como a densa fumaça afeta a radiação e o clima quando atingem camadas muito superiores às nuvens, explicam os cientistas.

Acesse também:

Onda de calor na Austrália traz temor com o aumento dos incêndios florestais

Siga @painelglobaloficial no Instagram. Lá você vai encontrar novos conteúdos e curiosidades sobre fenômenos naturais!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024