Siga-nos
Segunda-feira, 22 ago 2022 - 09h41
Por Maria Clara Machado

Eventos climáticos extremos estão cada vez mais frequentes na Itália

A Itália está cada vez mais sujeita a eventos climáticos extremos. É o que apontou um relatório recente da ONG ambientalista italiana Legambiente, divulgado recentemente, ao mesmo tempo em que tempestades arrasadoras provocaram inúmeros danos e deixaram vítimas no país e em outras partes da Europa nos últimos dias.

Veneza atingida por tempestade no dia 18 de agosto. Eventos extremos estão mais frequentes este ano na Itália. Crédito: Reprodução Redes Sociais
Veneza atingida por tempestade no dia 18 de agosto. Eventos extremos estão mais frequentes este ano na Itália. Crédito: Reprodução Redes Sociais

Seca revela pegadas de dinossauros em Parque no Texas

A Itália está preparada?
Três ondas de calor com temperaturas jamais registradas e que mataram cerca de 1500 pessoas neste verão na Europa, incêndios florestais, secas severas e tempestades arrasadoras, fazem parte da mesma moeda dos eventos climáticos extremos que vêm aumentando no continente.

A Itália por fazer parte de uma Península e ser banhada pelo Mediterrâneo é apontada como uma área bastante vulnerável às mudanças climáticas.

Um relatório feito pela ONG italiana Legambiente mostra que a Itália acumulou 132 eventos climáticas extremos em sete meses, de janeiro a julho de 2022, já superando a quantidade média de episódios anuais da última década.

O levantamento indica 1318 eventos extremos no período de 2010 a julho de 2022. O aumento das inundações está na lista das consequências do tempo severo com mais de 500 registros, que atingiram pelo menos 22 patrimônios históricos italianos nos últimos anos. O relatório ainda aponta danos em razão de dezenas deslizamentos de terra e centenas de trombas d’água.

As tempestades recentes não diminuíram o quadro de uma das piores secas prolongadas que o país também vem enfrentando, com rios e lagos secos ou alcançando níveis mínimos recordes.

Tempo severo
As tempestades de verão arrasadoras do final da semana deixaram 13 vítimas fatais em países europeus.

Ventos que atingiram até 150 km/h na região da Toscana, no norte da Itália, com chuvas torrenciais que entraram pela área costeira da Ligúria, derrubaram árvores, arrancaram telhados de casas e provocaram inúmeros danos em diversas províncias fazendo duas vítimas fatais.

Segundo a meteorologia da Itália, diversas localidades do noroeste e do norte do país tiveram rajadas de vento que ultrapassaram os 100 km/h na última quinta-feira, dia 18. Um balanço preliminar avalia dos danos em até dois milhões de euros.

A Itália continua em alerta esta semana devido o risco de mais tempestades e granizo no sul do país, informa a meteorologia nesta segunda-feira, dia 22.

Confira imagens da força dos ventos arrasadores que atingiram a região da Toscana no último dia 18 de agosto divulgadas no youtube:

Veneza foi outra área fortemente atingida pela ventania, que provocou queda de fragmentos do campanário da Praça San Marco, ponto turístico principal da região. Confira imagens da impressionante tempestade em Veneza divulgadas no youtube:

As tempestades e os ventos que superaram 200 km/h na quinta-feira, também fizeram cinco vítimas fatais na ilha de Córsega, no sul da França, e o evento foi declarado como “desastre natural” pelo governo.

A Áustria foi o terceiro país atingido pelas tempestades da semana passada e com registro de feridos e mais vítimas.

Você também pode gostar do novo Podcast Qual calor poderemos suportar?



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024