Terça-feira, 29 nov 2022 - 10h10
Por Maria Clara Machado
A erupção vulcânica em curso do Mauna Loa, no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí, teve três fissuras ativas nas últimas 24 horas, mas agora somente a menor delas está lançando lava a alguns metros de altura. O Observatório do Vulcão Havaiano (HVO) continua monitorando com atenção o vulcão e mantém o status de alerta vermelho.
Amanhecer com ambos os vulcões, Mauna Loa e Kilauea, em atividade no Havaí. Crédito: Divulgação Parque Nacional do Vulcões do Havaí.
O HVO descreveu que os fluxos de lava começaram a se mover de duas fissuras superiores, mas depois pararam e no momento, apenas a terceira fissura menor, mais abaixo das primeiras, está alimentando os fluxos de lava, que se movem em direção ao leste, paralelo à zona de Rift Nordeste. Mapa mostra localização da zona de Rift Nordeste, onde fissuras do Mauna Loa começaram a enviar fluxos de lava. Crédito: USGS Os fluxos estão a 3 quilômetros de altitude e afastados a 16 quilômetros da rodovia Saddle Road e por enquanto, não apresentam riscos às áreas habitadas. "Não esperamos que as fissuras superiores sejam reativadas. No entanto, fissuras adicionais podem se abrir ao longo da Zona do Rift Nordeste abaixo do local atual, e os fluxos de lava podem continuar descendo a encosta”, ressalta o Observatório Havaiano. O HVO também informou que não há mais lava ativa dentro da caldeira Moku aweoweo, no cume da montanha, assim como na zona de Rift Sudoeste. Uma nuvem de gás está visível vinda das fissuras em erupção e dos fluxos de lava e pluma está sendo direcionada pelos ventos principalmente para o noroeste da região.
Na mesma ilha do Havaí está o conhecido vulcão Kilauea, que atualmente se encontra em alerta laranja. A erupção observada no cume do vulcão, dentro da cratera Halemaumau, está ativa, mas com toda atividade confinada, sem qualquer mudança na zona de fenda, de acordo com as informações do HVO. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024