Segunda-feira, 12 dez 2022 - 08h37
Por Maria Clara Machado
Um forte terremoto de magnitude 6.0 atingiu o México no domingo pela manhã (hora local), sacudindo localidades do sul e centro do país, incluindo a Cidade do México. O Serviço Sismológico Nacional chegou a relatar mais três réplicas após o sismo principal.
Mapa indica epicentro do tremor de magnitude 6.0 ocorrido no estado de Guerrero dia 11 de dezembro. Crédito: PainelGlobal/Google Maps O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) validou o tremor de magnitude 6.0 com o epicentro localizado a 3 quilômetros a oeste-noroeste de El Ticui, próximo à costa do estado de Guerrero e a uma profundidade estimada em 18 quilômetros às 14h31 UTC.
Os alarmes anti sísmicos chegaram a disparar na Cidade do México, que sentiu o tremor de forma leve, mas ainda assim levou grande parte da população para as ruas. As réplicas também desencadearam alertas nos estados de Morelos e Hidalgo, região central do país. Quando os alertas são acionados existem protocolos de segurança e por isto, os sistemas de transporte da capital ficaram paralisados por alguns minutos. Também são realizados sobrevoos de helicópteros para verificar os possíveis danos, assim como a checagem por parte das companhias de eletricidade.
Nesta região está a placa tectônica de Cocos sob a placa tectônica norte-americana, realizando o movimento conhecido como subducção, isto é, quando há uma convergência das placas, onde uma delas “mergulha” debaixo da outra provocando os tremores de terra. Em setembro de 2021, um poderoso terremoto atingiu magnitude 7.1 sacudindo o estado de Guerrero deixando uma vítima fatal e 1,6 milhão de habitantes sem energia elétrica. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024