Sábado, 18 nov 2023 - 10h51
Por Maria Clara Machado
As grandes tempestades acompanhadas por vendaval e granizo causaram novamente muitos estragos no Alto Vale do Itajaí e no Meio Oeste de Santa Catarina esta semana. As enchentes voltaram a colocar cidades debaixo d’água e o município de Rio do Sul vive sua segunda pior enchente da história. Duas pessoas morreram e mais de mil estão desabrigados ou desalojados.
Águas subiram em Joaçaba, no meio oeste de Santa Catarina, com as chuvas intensas da semana. Crédito: Jonatã Rocha/Secom/Fotos Públicas De acordo com o último balanço da Defesa Civil de Santa Catarina, 23 municípios decretaram situação de emergência devido aos fortes temporais no decorrer da semana.
Reprodução imagem câmera instalada no Elevado Deputado José Thomé, em Rio do Sul, na manhã do dia 18. Crédito: Defesa Civil O nível do rio Itajaí-Açu atingiu o pico de 13,02 metros na noite da sexta-feira, dia 17, segundo a Defesa Civil do município. A enchente é a quinta deste ano e a segunda maior da história em Rio do Sul. A marca só fica atrás dos 13,58 metros alcançados em julho de 1983, ano de Super El Niño, segundo divulgação da METSUL. São pelo menos 300 ruas inundadas e cerca de 4 mil moradias atingidas, com o nível das águas alcançando o teto de alguns imóveis. A Prefeitura Municipal disponibilizou 21 abrigos para as 310 famílias que estão desabrigadas ou desalojadas até o momento. As tempestades continuam neste sábado e há alerta para mais enchentes no Alto Vale do Itajaí, segundo a Defesa Civil. Confira algumas imagens da situação no Alto Vale do Itajaí: Enchente em Rio do Sul. Crédito: divulgação via twitter @cirosalla Vida Ramos, dia 16 de novembro. Crédito: divulgação via twitter @cirosalla Estrada para Agrolândia neste sábado, dia 18. Crédito: divulgação via twitter @cirosalla Ituporanga, localidade de Rio Batalha, dia 16. Crédito: divulgação via twitter @cirosalla Duas mulheres morreram em Taió, município vizinho, quando o carro em que estavam afundou em uma área inundada. Outros dois passageiros conseguiram ser resgatados.
Cheia em Herval D'oeste provocada pelas tempestades dessa semana. Crédito: Roberto Zacarias/Secom/Fotos Públicas Dois tornados provocaram destruição na madrugada de quinta-feira no oeste. O primeiro fenômeno foi confirmado entre Seara e Itá, baseado em imagens do radar meteorológico de Chapecó e nos estragos. O outro fenômeno possivelmente ocorreu em Guaraciaba. A força dos ventos de 100 km/h arrancou árvores e destelhou mais de 30 casas. Árvores retorcidas por passagem de tornado em Itá, no oeste catarinense. Crédito: reprodução redes sociais Em todo o estado, 20 estradas têm trechos bloqueados ou parcialmente interditados neste sábado por causa das inundações e erosões nas pistas. O governo de Santa Catarina calcula que os prejuízos com as chuvas de outubro e novembro já chegam a R$ 5 bilhões. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024