Siga-nos
Sexta-feira, 8 set 2023 - 10h21
Por Maria Clara Machado

Grécia tem 900 mm de chuva em evento climático extremo com a tempestade Daniel

Depois de sofrer com os graves incêndios florestais nesta temporada, o verão de 2023 caminha para o término com chuvas torrenciais jamais vistas e inundações catastróficas em várias partes da Grécia. A responsável é a tempestade Daniel que despejou chuvas excepcionais sobre o país desde segunda-feira.

Zagora, no Monte Pelion, completamente debaixo d'água, após passagem da tempestade Daniel. Crédito: Divulgação via twitter @AphelionWeather
Zagora, no Monte Pelion, completamente debaixo d'água, após passagem da tempestade Daniel. Crédito: Divulgação via twitter @AphelionWeather

A tempestade Daniel teve origem sobre o Mar Jônico, que banha a costa oeste da Grécia e atravessou o país, desencadeando enormes quantidades de chuva, que deixaram áreas inteiras debaixo d’água e provocaram deslizamentos de terra em várias cidades.

As chuvas volumosas alcançaram partes da Bulgária e da Turquia, também provocando transbordamentos de rios, com um saldo total de 18 vítimas fatais nos três países até o momento.

Chuvas sem precedentes
Choveu em 24 horas o maior volume de chuva já registrado na história da Grécia, segundo o Observatório Nacional de Atenas/METEO.

Chuvas torrenciais sem precedentes atingiram a Grécia durante a passagem da tempestade Daniel. Crédito: Zagora, divulgação via twitter @AG Journalist/@WxNB
Chuvas torrenciais sem precedentes atingiram a Grécia durante a passagem da tempestade Daniel. Crédito: Zagora, divulgação via twitter @AG_Journalist/@WxNB_

A quantidade de precipitação foi tão surpreendente que superou a média anual em Atenas, por exemplo, que é de 400 mm.

Zagora, uma das aldeias mais conhecidas do Monte Pelion registrou 754 milímetros de chuva até a noite da terça-feira e no acumulado de três dias chegou a 910 milímetros, de acordo com os dados do METEO.

O METEO publicou em nota, que a quantidade de chuva surpreendente provocada pela tempestade Daniel entre os dias 4 e 7 de setembro, foi muito maior que o recorde anterior entre 17 e 20 de setembro em 2020 durante a passagem do ciclone Ianos.

Maiores volumes de chuva comparativos entre o ciclone Ianos em 2020 e a tempestade Daniel em 2023. Crédito: Meteo.gr
Maiores volumes de chuva comparativos entre o ciclone Ianos em 2020 e a tempestade Daniel em 2023. Crédito: Meteo.gr

Entre as áreas mais castigadas nos últimos dias estão a ilha de Corfu e de Evia, a parte central da Grécia, o destino turístico do Monte Pelion e a capital Atenas. A força da água derrubou postes de eletricidade, arrastou carros, destruiu pontes e forçou a retirada de quase mil pessoas das moradias.

Extremos Climáticos
As chuvas intensas assolam o país, ao mesmo tempo em que algumas áreas ainda se recuperam da série de incêndios florestais da temporada, que fizeram 20 vítimas fatais e provocaram a maior evacuação da história da Grécia.

A planície da Tessália, na Grécia central, teve 70 mil hectares submersos durante as chuvas torrenciais da tempestade Daniel. Crédito: Divulgação via twitter @WxNB
A planície da Tessália, na Grécia central, teve 70 mil hectares submersos durante as chuvas torrenciais da tempestade Daniel. Crédito: Divulgação via twitter @WxNB_

O novo evento climático extremo acontece juntamente ao anúncio da Organização Meteorológica Mundial (OMM) de que agosto terminou 1,5°C mais quente do que a média pré-industrial de 1850-1900.

Com esse valor confirmado, o verão de 2023, no Hemisfério Norte, deve terminar como o mais quente já vivido pelo planeta Terra.

Acesse também:

Haikui é o segundo tufão a atingir à China em quatro dias com chuva fenomenal

Tragédia climática no Rio Grande do Sul é considerada a pior da história no estado

Você também pode se interessar pelo Podcast Os ciclones estão ficando mais comuns no Rio Grande do Sul?



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024