Siga-nos
Quinta-feira, 17 ago 2023 - 15h52
Por Maria Clara Machado

Hilary vai virar grande furacão e deve afetar a Baixa Califórnia e o Vale da Morte

Hilary virou furacão ao largo da costa oeste do México e continua se fortalecendo rapidamente nesta quinta-feira, dia 17. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) prevê que Hilary evolua para um grande furacão categoria 4 e siga em direção ao sul da Baixa Califórnia. A previsão também indica risco de chuva para o Vale da Morte.

Imagem de satélite mostra o furacão Hilary categoria 2, ao lado da costa do México, sobre o Pacífico, dia 17. Crédito: GOES-East/NOAA
Imagem de satélite mostra o furacão Hilary categoria 2, ao lado da costa do México, sobre o Pacífico, dia 17. Crédito: GOES-East/NOAA

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!

Segundo informações do NHC, o furacão produz ventos sustentados de 165 km/h com rajadas mais altas esta tarde e está localizado a cerca de 800 quilômetros ao sul-sudeste de Cabo de San Lucas, no México. Para Hilary se tornar um grande furacão, as rajadas de vento precisam alcançar pelo menos os 178 km/h.

O governo do México já emitiu alerta e aviso de tempestade tropical para toda a porção sul da Baixa Califórnia, de Cabo San Lazaro (lado oeste) até Los Barriles (lado leste) para as próximas 36 horas a 48 horas.

No trajeto estimado pelo NHC, o centro do furacão Hilary deve se aproximar do território mexicano da Baixa Califórnia durante o fim de semana.

Tempo começa mudar em Puerto Vallarta, em Jalisco, costa oeste do México, com a proximidade de Hilary. Crédito: imagem dia 17, webcamsdemexico.
Tempo começa mudar em Puerto Vallarta, em Jalisco, costa oeste do México, com a proximidade de Hilary. Crédito: imagem dia 17, webcamsdemexico.

Chuvas intensas e possíveis inundações
Hilary poderá levar chuvas entre 150 mm a 250 mm em áreas isoladas da Península da Baixa Califórnia até o domingo, dia 20, e por isso, há alerta para inundações repentinas de forma significativa.

Trajeto estimado para o furacão Hilary nos próximos dias. Crédito: NHC
Trajeto estimado para o furacão Hilary nos próximos dias. Crédito: NHC

Também há preocupação com a força dos ventos que poderá derrubar árvores, linhas de energia elétrica e causar danos às propriedades.

Saindo do território mexicano, os resquícios de Hilary também poderão afetar o sudoeste dos Estados Unidos principalmente no começo da semana que vem.

O sul da Califórnia e o sul de Nevada poderão ter volume de chuva entre 50 a 100 mm, podendo chegar a 200 mm em áreas isoladas.

Swell
O grande furacão Hilary deve cobrir uma ampla parte da costa sudoeste do México e a Península da Baixa Califórnia, gerando grandes ondulações nos próximos dias e há alertas em vigor.

Pode chover até no Vale da Morte
Há expectativa que as chuvas do furacão Hilary alcancem as áreas mais secas da Califórnia. O Vale da Morte, onde as temperaturas bateram novos recordes este verão, praticamente não tem chuva, mas as instabilidades de Hilary poderão desencadear novas precipitações na região, avaliam os climatologistas da Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

No ano passado, um evento de chuva forte de 24 horas deixou cerca de mil pessoas presas no Parque Nacional do Vale da Morte, onde as chuvas de um dia desencadearam inundações repentinas que levaram casas e carros pela frente.

Apesar do temor de um novo evento como este, a chuva pode ser benéfica, ajudando a combater a seca do sudoeste da Califórnia. Juntamente com a chuva, se espera que a mudança no tempo traga um pouco de alívio ao calor escaldante.

Você também pode se interessar pelo Podcast Como os incêndios ficaram tão fora de controle no Havaí

Pacífico já teve 6 furacões até agora
A temporada de furacões do Pacífico leste e central de 2023 já formou 8 sistemas, frente à 4 fenômenos na Bacia do Atlântico Norte. Do total de fenômenos no Pacífico, seis já viraram furacões até agora: Adrian, Beatriz, Calvin, Dora, Fernanda e Hilary.

Acesse também:

Alerta: Tufão Lan avança lentamente sobre grande área do Japão



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024