Quinta-feira, 17 ago 2023 - 15h52
Por Maria Clara Machado
Hilary virou furacão ao largo da costa oeste do México e continua se fortalecendo rapidamente nesta quinta-feira, dia 17. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) prevê que Hilary evolua para um grande furacão categoria 4 e siga em direção ao sul da Baixa Califórnia. A previsão também indica risco de chuva para o Vale da Morte.
Imagem de satélite mostra o furacão Hilary categoria 2, ao lado da costa do México, sobre o Pacífico, dia 17. Crédito: GOES-East/NOAA Segundo informações do NHC, o furacão produz ventos sustentados de 165 km/h com rajadas mais altas esta tarde e está localizado a cerca de 800 quilômetros ao sul-sudeste de Cabo de San Lucas, no México. Para Hilary se tornar um grande furacão, as rajadas de vento precisam alcançar pelo menos os 178 km/h. O governo do México já emitiu alerta e aviso de tempestade tropical para toda a porção sul da Baixa Califórnia, de Cabo San Lazaro (lado oeste) até Los Barriles (lado leste) para as próximas 36 horas a 48 horas. No trajeto estimado pelo NHC, o centro do furacão Hilary deve se aproximar do território mexicano da Baixa Califórnia durante o fim de semana. Tempo começa mudar em Puerto Vallarta, em Jalisco, costa oeste do México, com a proximidade de Hilary. Crédito: imagem dia 17, webcamsdemexico.
Trajeto estimado para o furacão Hilary nos próximos dias. Crédito: NHC Também há preocupação com a força dos ventos que poderá derrubar árvores, linhas de energia elétrica e causar danos às propriedades. Saindo do território mexicano, os resquícios de Hilary também poderão afetar o sudoeste dos Estados Unidos principalmente no começo da semana que vem. O sul da Califórnia e o sul de Nevada poderão ter volume de chuva entre 50 a 100 mm, podendo chegar a 200 mm em áreas isoladas.
No ano passado, um evento de chuva forte de 24 horas deixou cerca de mil pessoas presas no Parque Nacional do Vale da Morte, onde as chuvas de um dia desencadearam inundações repentinas que levaram casas e carros pela frente. Apesar do temor de um novo evento como este, a chuva pode ser benéfica, ajudando a combater a seca do sudoeste da Califórnia. Juntamente com a chuva, se espera que a mudança no tempo traga um pouco de alívio ao calor escaldante.
|
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024