Siga-nos
Terça-feira, 12 mar 2024 - 08h57
Por Maria Clara Machado

INMET emite aviso de perigo para nova onda de calor no BR neste fim de verão

Os últimos dias do verão de 2023/2024 vão ser marcados por uma forte onda de calor, que já começou a invadir o Brasil. Os estados da Região Sul, parte das Regiões Centro-Oeste e Sudeste terão mais uma vez temperaturas muito acima da média por um período prolongado.

Av. Beira Mar em Florianópolis (SC). Todo o estado de Santa Catarina terá aumento nas temperaturas nos próximos dias. Crédito: @MonitoramentoSC via X
Av. Beira Mar em Florianópolis (SC). Todo o estado de Santa Catarina terá aumento nas temperaturas nos próximos dias. Crédito: @MonitoramentoSC via X

Você também pode se interessar pelo Podcast Será que ciclones raros do Atlântico estão ficando mais comuns no BR?

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta laranja de perigo para a nova onda de calor, que deve permanecer ativa e ir se intensificando sobre o centro-sul do Brasil entre os dias 11 e 15 de março.

Segundo o INMET, as temperaturas poderão ficar até 5°C acima da média por três até cinco dias, abrangendo os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Principalmente o interior dos estados terão as temperaturas mais elevadas e há risco à saúde.

Meteorologistas da MetSul explicam que uma “bolha” de calor deve ficar posicionada entre o norte da Argentina e o Paraguai, elevando muito as temperaturas nos dos países e no Brasil. O bloqueio atmosférico age como uma espécie de cúpula na atmosfera e deve impedir o avanço de frentes frias, deixando os dias muito quentes e mais secos.

Mapa destaca em laranja as áreas com as maiores temperaturas na nova onda de calor, que atinge o Brasil esta semana. Crédito: INMET
Mapa destaca em laranja as áreas com as maiores temperaturas na nova onda de calor, que atinge o Brasil esta semana. Crédito: INMET

Confira o alerta por Região!
O calor começa a ganhar força no oeste e na região da Campanha, no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, dia 12 e há chance de picos de 40°C até o final da semana, prevê o instituto. Todo o estado pode esperar por uma semana muito quente.

A Metsul estima ainda que essa onda de calor possa persistir em Santa Catarina por mais de uma semana e também prevê máximas de 40°C, assim como o oeste do Paraná que poderá ter temperaturas semelhantes.

A massa de ar quente, que abrange o Paraguai, vai influenciar diretamente o estado de Mato Grosso do Sul, que deve ter as maiores temperaturas de toda a Região Centro-Oeste. Segundo a Metsul, as máximas ficarão perto de 37°C em várias cidades e até passar dos 40°C no Pantanal.

O estado de São Paulo também está dentro do aviso de onda de calor pelos institutos de meteorologia. A previsão é de que o calor ganhe força na segunda metade da semana associado ao tempo seco. Muitas cidades do interior poderão ter máximas acima de 35°C e com chance de bater a marca de 40°C. Há previsão de 35°C para a capital paulista na sexta-feira.

Ondas de calor no BR
Dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) evidenciaram que as ondas de calor têm sido mais frequentes e intensas no Brasil nas últimas seis décadas (1961-2020), refletindo o avanço das mudanças climáticas.

O Brasil conviveu com pelo menos nove ondas de calor em 2023, segundo levantamento do INMET. Os especialistas em clima já apontavam que o verão seria marcado por novas ondas de calor impulsionadas também pelo fenômeno El Niño.

Acesse também:

Alerta vermelho: onda de calor na Argentina faz sensação térmica passar dos 48°C

Aumento de água doce do Atlântico Norte poderá intensificar ondas de calor na Europa

Fevereiro de 2024 é o mais quente da história e o nono mês consecutivo de recordes

NOAA emite aviso de La Niña para o segundo semestre de 2024



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024