Siga-nos
Segunda-feira, 28 ago 2023 - 12h45
Por Maria Clara Machado

Idalia se fortalece muito perto de Cuba e vai chegar perigoso à costa da Flórida

A recente tempestade tropical Idalia está se fortalecendo rapidamente sobre as águas quentes do Mar do Caribe e deve evoluir para um perigoso furacão à medida que avançar em direção à Flórida, alerta o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). Todo o oeste de Cuba e a costa oeste da Flórida estão sob alerta de furacão.

A área da Baía de Tampa está em alerta de furacão com a aproximação de Idalia. Crédito: Foto dia 27 de agosto. Divulgação via twitter @jpetramala
A área da Baía de Tampa está em alerta de furacão com a aproximação de Idalia. Crédito: Foto dia 27 de agosto. Divulgação via twitter @jpetramala

Alerta de furacão está em vigor para Cuba e Flórida
Idalia está a apenas 125 quilômetros ao sul-sudoeste da ponta oeste de Cuba e impacta o país hoje. Os ventos máximos sustentados são de 100 km/h com previsão de intensificação e o fenômeno deve evoluir para um furacão na tarde de hoje.

A província cubana de Pinar Del Rio, no oeste da ilha, está em alerta de furacão e também há alerta de tempestade tropical em vigor para a Península de Yucatán, incluindo Cozumel, de acordo com as informações do NHC.

Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Idalia posicionada entre o oeste de Cuba e a Península da Yuctán na manhã do dia 28. Crédito: Goes-East/NOAA
Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Idalia posicionada entre o oeste de Cuba e a Península da Yuctán na manhã do dia 28. Crédito: Goes-East/NOAA

Flórida inicia preparativos para a chegada de Idalia
No trajeto estimado pelo NHC, o centro de Idalia, já como furacão, deve passar muito perto ou sobre o oeste de Cuba esta noite, avançando sobre o sudeste do Golfo do México durante a manhã da terça-feira e chegando à costa do Golfo da Flórida na quarta-feira, dia 30.

Trajeto estimado para Idalia nos próximos dias. Crédito: NHC
Trajeto estimado para Idalia nos próximos dias. Crédito: NHC

O fenômeno está previsto para tocar o solo da Flórida pela costa oeste e várias regiões já se encontram em alerta de furacão e tempestade, incluindo a Baía de Tampa, iniciando a partir de hoje os preparativos para a chegada da grande tormenta.

A Divisão de Gerenciamento de Emergências da Flórida solicitou à população das áreas de risco a definirem os planos de evacuação caso a ordem seja emitida. As evacuações voluntárias já tiveram início ontem.

O condado de Hillsborough, onde está localizada a cidade de Tampa, declarou estado de emergência local antes mesmo dos impactos iminentes de Idalia.

O estado de emergência também foi declarado para o condado de Citrus, onde as escolas vão fechar na terça e na quarta-feira.

Você também pode se interessar por nossos Podcasts!

Perigos costeiros
A combinação da passagem da tempestade perigosa e da maré vai fatalmente inundar áreas secas com a água se movendo a partir da costa para o interior, alerta o NHC.

Idalia deve aumentar os níveis da água em até 1,8 metros acima da maré normal ao longo da costa sul de Pinar Del Rio, em Cuba, gerando grandes ondas.

A maré poderá subir de 1,2 metros até picos de 3,3 metros acima do nível normal em alguns trechos de áreas costeiras da Flórida.

Também são esperadas inundações urbanas por causa das fortes chuvas, que o novo furacão deverá provocar. Toda costa oeste da Flórida até o sul da Geórgia, e posteriormente, áreas das Carolinas, poderão esperar por chuva forte.

Inicialmente o oeste de Cuba pode ter por volumes de chuva entre 100 a 180 mm, podendo acumular até 250 mm em áreas isoladas e as porções leste de Yucatán cerca de 50 mm entre hoje e amanhã.

Já a Flórida deve ser impactada pelo furacão na categoria 2 ou e 3 dependo da sua evolução nos próximos dias e a estimativa é de chuva entre 100 a 200 mm, podendo alcançar 300 mm, principalmente em áreas costeiras mais ao norte da Península.

Acesse também:

Tempestade Franklin impacta fortemente a República Dominicana e deixa vítimas

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024