Siga-nos
Sexta-feira, 18 ago 2023 - 09h40
Por Maria Clara Machado

Ilha de Tenerife combate pior incêndio em décadas e milhares são evacuados

Um grave incêndio florestal que avança sobre o norte da ilha espanhola de Tenerife, nas Canárias, já obrigou pelo menos 3 mil pessoas evacuarem a região. Em meio a mais uma onda de calor, centenas de bombeiros combatem o fogo, que continua fora de controle e pode exigir novas evacuações, segundo declararam as autoridades.

Incêndio florestal sai de controle no norte de Tenerife, nas Canárias e já afeta 8 mil pessoas. Crédito: Divulgação via twitter @AT Brif
Incêndio florestal sai de controle no norte de Tenerife, nas Canárias e já afeta 8 mil pessoas. Crédito: Divulgação via twitter @AT_Brif

Tenerife enfrenta pior incêndio em décadas
O incêndio florestal se agravou na terça-feira à noite e foi classificado pelas autoridades como o pior evento nas Ilhas Canárias em 40 anos.

Cerca de 2600 hectares, aproximadamente 2600 campos de futebol, já foram devastados pelo fogo. São mais de 370 bombeiros e membros do exército espanhol e 17 aeronaves nos trabalhos de combate aos focos que atingem um perímetro de quase 30 quilômetros de extensão.

Além dos milhares de evacuados dos vilarejos da área turística, outros milhares de pessoas estão confinadas na localidade de La Esperanza, totalizando 8 mil pessoas afetadas pelo incêndio.

Bombeiros combatem o pior incêndio florestal de Tenefire em quatro décadas. Crédito: Divulgação via twitter @AT Brif
Bombeiros combatem o pior incêndio florestal de Tenefire em quatro décadas. Crédito: Divulgação via twitter @AT_Brif

Um grave incêndio avança por Tenerife, nas Canárias, esta semana. Crédito: Divulgação via twitter @AT Brif
Um grave incêndio avança por Tenerife, nas Canárias, esta semana. Crédito: Divulgação via twitter @AT_Brif

Ondas de calor agravam os incêndios
Uma onda de calor invadiu Tenerife no fim de semana e manteve as temperaturas acima do normal também no começo desta semana, o que agravou o quadro dos incêndios.

Hoje a Agência Estatal de Meteorologia da Espanha (AEMET) mantém o alerta amarelo para temperaturas máximas próximas a 35°C em Tenerife.

Uma enorme coluna de fumaça foi registrada em Tenerife em 16 de agosto. Crédito: Divulgação via twitter @gcatme88
Uma enorme coluna de fumaça foi registrada em Tenerife em 16 de agosto. Crédito: Divulgação via twitter @gcatme88

Onda de calor faz temperatura ultrapassar os 50°C no Marrocos

A alta desenfreada nas temperaturas neste verão no Hemisfério Norte tem sido um fator preocupante nos incêndios florestais, que ganharam destaque nas últimas semanas e meses especialmente em partes do sul da Europa, norte da África, Canadá e Havaí.

A Europa novamente deve enfrentar um pico de calor na próxima semana, segundo as previsões meteorológicas. As temperaturas devem começar a subir na Península Ibérica neste fim de semana para depois aumentar pela Europa central.

O centro da França, por exemplo, já está em alerta para a nova onda de calor, com temperaturas superiores a 35°C a partir desta sexta-feira, dia 18. A meteorologia prevê 40°C para o sul do país em meados da semana que vem.

Você também pode se interessar pelo Podcast Como os incêndios ficaram tão fora de controle no Havaí



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024