Quinta-feira, 2 mar 2023 - 09h31
Por Maria Clara Machado
O arquipélago de Vanuatu, e outras dezenas de ilhas da Oceania, localizadas ao norte da Nova Zelândia, estão sentindo os ventos fortes do recente e poderoso ciclone tropical Judy, enquanto uma nova tempestade tropical, Kevin, se aproxima da mesma região. A capital Port Vila foi impactada e há localidades sob alerta vermelho.
Ventos arrasadores atingiram Port Vila, capital de Vanuatu, durante a aproximação do ciclone Judy. Crédito: Imagem divulga pelo twitter @dailypostdan Ontem à tarde o status de Judy foi atualizado para uma tempestade de categoria quatro, com rajadas de vento acima de 200 km/h ao se aproximar de Vanuatu. A chegada de Judy provocou ventos arrasadores que derrubaram linhas de energia elétrica, a comunicação e prejudicaram o abastecimento de água na capital Port Vila e nas ilhas no norte de Vanuatu. A companhia Air Vanuatu cancelou todos os voos domésticos e internacionais já na terça-feira. Os bancos e escolas também ficaram fechados e a população foi orientada a permanecer em casa. Além disso, o Escritório Nacional de Gerenciamento de Desastres indicou os centros de evacuação em Port Vila. Os navios comerciais precisaram ficar ancorados com maior segurança devido à grande agitação das águas costeiras na região do arquipélago com a chegada de Judy durante a quarta-feira, dia primeiro de março. Port Vila é atingida por ventos destrutivos. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @bbcweather Autoridades informaram que trabalham sem parar para restaurar os serviços nas ilhas afetadas nesta quinta-feira. Há muitos galhos espalhados, mas sem registro de feridos. Hoje, Judy continua ameaçando as ilhas mais ao sul do arquipélago, em alerta vermelho. A província de Tafea e o sul da região são impactados por ventos destrutivos de 165 km/h, segundo a meteorologia local. A tempestade Kevin, que ganha força ao sul das Ilhas Salomão, também se move para o sudeste e deve levar mais ventos fortes para Vanuatu na noite de hoje e posteriormente para a Nova Caledônia mantendo toda a região em alerta. As ondas poderão atingir 4 metros, informa a previsão. Port Vila tem na memória os severos danos causados pelo ciclone tropical Pam em 2015, que atingiu a categoria 5 na escala de ventos.
Trajeto estimado para o ciclone tropical Judy nos próximos dias. Crédito: JTWC Trajeto estimado para a tempestade tropical Kevin nos próximos dias. Crédito: JTWC Desta vez, as tormentas não tocarão o solo da Nova Zelândia castigada por graves enchentes, que deixaram mais de uma dezena de mortos durante a passagem do ciclone tropical Gabrielle em meados de fevereiro e que fez o país declarar emergência nacional. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024