Siga-nos
Terça-feira, 3 set 2019 - 16h08
Por Maria Clara Machado

Imagens são dramáticas nas Bahamas durante a passagem do furacão Dorian

As Bahamas continuam vivendo momentos dramáticos com a passagem do poderoso furacão Dorian, que tocou a região com ventos violentos de quase 300 km/h no último domingo. Dorian vem enfraquecendo gradualmente, mas ainda afeta o noroeste das Bahamas.

Região das Bahamas devastada na manhã desta terça-feira, após passagem do furacão Dorian. Imagem divulgada no canal ABC News no Youtube.
Região das Bahamas devastada na manhã desta terça-feira, após passagem do furacão Dorian. Imagem divulgada no canal ABC News no Youtube.

O olho de Dorian começa a se afastar muito lentamente da região, porém os ventos perigosos ainda serão sentidos no decorrer da noite desta terça-feira.

A ilha Abaco e a Grand Bahama foram as mais atingidas pela ventania e as chuvas torrenciais e sofrem no momento com a subida da maré, que provoca inundações com a água chegando quase ao teto das casas. Pelo menos 45% das moradias foram afetadas e cinco pessoas morreram. 62 mil pessoas estão sem acesso água potável.

O nível da água ainda deve diminuir muito lentamente sobre as ilhas. Veja imagens da destruição provocada por Dorian nas Bahamas:

Dorian, considerado o segundo furacão mais forte do Atlântico, é agora um furacão de categoria 3, com ventos máximos sustentados de 175 km/h. A tormenta se movimenta com velocidade de 7 km/h e segue rumo à costa leste da Flórida.

De acordo com o boletim divulgado nesta tarde pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), o núcleo de Dorian está a 170 km de Fort Pierce, na Flórida. A região já começa a sentir os efeitos do furacão e desde ontem centenas de voos foram cancelados em aeroportos de Fort Lauderdale, Orlando, Melbourne, Palm Beach, Miami e Sanford.

Imagem aérea da Ilha Abaco, nas Bahamas, que sofreu grande destruição com a passagem do furacão Dorian. Foto divulgada no twitter @julmisjames
Imagem aérea da Ilha Abaco, nas Bahamas, que sofreu grande destruição com a passagem do furacão Dorian. Foto divulgada no twitter @julmisjames

Qual o caminho de Dorian agora?
Dorian se move lentamente em direção ao norte da Grand Bahama até a noite de hoje. O furacão deve continuar seu deslocamento no sentido norte-nordeste, passando então perigosamente próximo a costa leste da Flórida, chegando muito perto das áreas costeiras da Geórgia e da Carolina do Sul durante esta quarta-feira, e depois à Carolina da Norte, na tarde ou noite da quinta-feira.

Muita chuva e tornados
Os volumes de chuva previstos estão na ordem de 250 mm para áreas costeiras das Carolinas, 150 mm para a Flórida e a Geórgia e 100 mm para o sudeste da Virgínia, segundo as projeções do NHC. Grandes ondas ainda afetam o noroeste das Bahamas e já começam a afetar a costa leste da Flórida e a costa da Geórgia, com alto risco de inundações repentinas. Tornados também são possíveis para o leste da Flórida até a noite desta terça-feira. O risco de tornados aumenta para áreas costeiras da Geórgia e das Carolinas entre esta quarta e quinta-feira.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024